Foram os astros?

Serão eles?
Serão eles?

Meus caros, estou de volta à Alemanha, onde nosso” Westerwelle foi considerado o grande vencedor das eleições de domingo, tornando-se assim o político gay de maior sucesso na Europa . Dois colaboradores trouxeram-me valiosos elementos sobre este assunto. Diretamente da Alemanha, meu caríssimo comentarista Rafael, que mora lá e (profunda inveja branca) é casado com um alemão, deixou um belo comentário sobre o quadro político destas eleições. Eu convido vocês todos a lerem comentários dele ao post de ontem.  Antes de qualquer coisa, em meu nome pessoal e de todos os meus leitores, registro meus sinceros agradecimentos a Rafael por esta colaboração.

Mas, meus caros leitores, eis um dilema cuja solução só pode estar nos astros. A leitura zodiacal dos astros sobre a Europa, no ano de 2001, foi absolutamente gay – pena que eu não estivesse lá para conseguir um namorado. Naquele ano começaram a se quebrar paradigmas históricos, ocorreu uma mudança significativa na forma de pensar de um dos povos mais cultos e civilizados do planeta.  Westerwelle, domingo, foi mais um capítulo, mas o fenômeno é mais antigo, e não é apenas alemão.

Prefeito de berlin - o de cinza, à direita
Prefeito de Berlin – o de cinza, à direita
Eu sabia que o prefeito de Berlim, capital da Alemanha, e certamente um dos mais influentes pólos econômicos e culturais da Europa, também é gay assumido. Seu nome é Klaus Wowereit, saiu do armário em 2001, afirmando “Eu sou gay e isso é bom!”, e mesmo assim foi eleito naquele ano. Depois foi reeleito em 2006 e ocupa o cargo até hoje. Bem sucedido na política, namora um neurocirurgião 12 anos mais novo. Hamburgo, que depois de Berlim talvez seja a mais rica cidade alemã, também tem seu prefeito gay, Ole van Beust, eleito em…2001! Nas palavras do próprio Rafael, “é um gay conservador”. Como é isso eu não sei, mas é gay sim, foi tirado do armário pelo próprio pai!

 

Com tantos gays pela Alemanha, acho bom lembrar que também Paris, a Cidade Luz, tem seu prefeito gay, Bertrand Delanoë. Ele saiu do armário em 1999, e foi eleito em 2001 !!! Os prefeitos de três das mais ricas e influentes cidades europeias são gays assumidos, foram eleitos democraticamente no ano de 2001, e exercem seus cargos até hoje! Que a Europa estava mais moderna eu sabia, mas o que aconteceu em 2001? Michel de Nostradamus escreveu algo sobre isso? Terá sido Saturno, em uma de suas passagens? Leitores mais instruídos, ajudem-me. Como não estive na Europa em 2001, morrerei solteiro, como a última lanterna no rochedo dos encalhados!

Paris - Bertrand Delanoe
Paris – Bertrand Delanoe

Outro colaborador trouxe-me a dica de um livro, escrito por um respeitado historiador alemão, que desenvolve a teoria de que Adolf Hitler seria um gay enrustido, e que a patologia de seu caráter teria esta origem e explicação. Sobre a complexa personalidade de Adolf Hitler  muito já foi escrito, e não foram poucos aqueles que tentaram atribuir-lhe até mesmo a origem judaica, por ele tão abominada.  Sei do uso pérfido e destruidor que muitos adorariam fazer desta teoria, ligando homossexualidade a Hitler, ao holocausto e a patologias de caráter. Trata-se de uma teoria, e recente, portanto com cautela deve ser avaliada. O será.

St. Pauli de Hamburgo
St. Pauli de Hamburgo

Para encerrar sem ficar só na política, e no mistério dos astros em 2001, vamos um pouco ao futebol. Meu editor no site da Brasileiros, Fernando Mello, são-paulino, trouxe-me esta informação que, sendo pertinente ao tema e cara a ele, não deixarei passar. O St. Pauli, time de futebol da segunda divisão alemã, sediado em Hamburgo – cidade cujo prefeito é gay, lançou sua camisa oficial para a temporada 2009/2010, e, além do nome, a camisa do St.Pauli é quase igual à do brasileiríssimo São Paulo, salvo pelo marrom em lugar do preto. Mais um detalhe: o presidente do St. Pauli também é gay, assumidíssimo. Política é política, futebol é futebol, mas não custa deixar meu editor feliz.

E vocês? Acham que os europeus são  mais avançados que nós, pois elegem homossexuais? Preferem nossos políticos aos deles? Torceriam para o St. Pauli?


Comentários

14 respostas para “Foram os astros?”

  1. Olha que eu aceito o convite! 🙂
    Abracos!

    1. Rafael,
      você é bárbaro!
      Abração do Lourenço

  2. Rafa,

    Obrigado pelos elogios, fico lisonjeado mais uma vez!
    Certamente, aqui tem sido um ótimo lugar. Sinto falta, já virou um vício!

    Querido Lourenço,

    Fique assim não! Quando vier a BH, pode deixar que prepararei um café daqueles com direito a pão de queijo e tudo! Humm… bom demais!!

    Abs querido!

    Gus

    1. GUS, meu amigo mineiro. Senti o cheiro do café, e deu-me água na boca o pão de queijo. Só que não tenho aqui nem um nem outro. Tenho aos meus amigos, por aí, e fico feliz em escrever a todos, em levar um pouco de mim a todos, e receber tanto em troca. Quero muito voltar a BH, e, quem sabe, não vens a SP? Incrível como este blog me acrescenta tanto, me fez tanto em tão pouco tempo. Sinto-me, sei lá, um mediador de conversas e amizades. Vocês são, todos, abençoados.
      Receba meu mais carinhoso abraço,
      Lourenço

  3. 🙂

    Lourenco, voce é que é o arcanjo mor e que está atraindo anjos como Gus, Ba, Iasmin, …para o seu blog com seus textos e visao de mundo maravilhosas! 😉 Todos nós é que ganhamos com as ricas discussoes.

    É sempre ótimo saber que posso ser participativo de alguma maneira com nosso país, pois sou brasieiro com muito orgulho e saudade e acredito em no Brasil com unhas e garras mesmo, nao estando aí. E poder lutar e discutir sobre temas interessantes (e também sobre os fúteis que ninguém é de ferro! 🙂 e voce sabe bem dar esse balanco com elegancia) por aqui no seu espaco virtual é um desabafo para a alma.

    Só salientando um ponto muito importante do meu ponto de vista: possa até ser que o povo alemao viva numa democracia “mais madura” e tal, mas no fundo no fundo, nao é o seu país. Procuro contudo me integrar para nao sofrer demasiadamente com a saudade. Além do mais nosso país, com todas suas mazelas é ao mesmo tempo um celeiro de muita cultura. Mas muita mesmo e voces que tao aí no eixo Rio-SP-BH é que esbajam muito disso. E se olharmos direitinho tudo isso com uma história de apenas pouco mais de 500 anos.

    To de olho no que voce escreve! 🙂

    Abracos e até breve!

    Ps) agora quem me matou de “inveja branca” foi o Gus com o sua goiabada com queijo.

    1. GUS SEU TRATANTE, nunca me oferecestes goiabada com queijo…… Lágrimas na pia!
      Se ex,
      Lourenço

  4. Oi Lourenço!

    Boa tarde!

    Andei sumido estes dias devido a faculdade e trabalho juntos… Mas está ótimo!

    Pegando carona no assunto hoje, fiquei contente em ler esta notícia site de A Capa, onde Lula indica para uma cadeira no STF o advogado geral da União, José Antonio Dias Toffoli, que disse em sabatina a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) que não existe razões para o Estado “discriminar” os homossexuais.

    Ele defende a união civil entre pessoas do mesmo sexo e afirma que a “homoafetividade é um fato da cultura humana e não pode ser ignorado pelo Estado”. Observação: ele é católico praticante.

    Será uma luz no fim do túnel? Se é, não posso afirmar, mas se ele realmente for aprovado para a cadeira no CCJ, teremos um grande aliado em prol de várias causas que tramitam nas esferas do governo.

    Torcemos!

    Abraços,

    Gus
    BHz – goiabada com queijo (comi hoje, tudo de bom… maldade…rs)

  5. Meu caro, acho que os gays vão sendo eleitos por uma questão de chance. Meu pai, de 82 anos de idade, comentou dia desses que o primeiro homem gay assumido que ele viu na vida foi aos 25. Até então nunca tinha sequer pensado no assunto. Não sei se a proporção vem aumentando ou se antigamente eram muito mais enrustidos. Mas enfim, cá estamos, fazendo parte do mundo. Beijas.

  6. Lourenço,

    Acho que uma das principais qualidades do brasileiro é a capacidade de rir de si mesmo. No entanto, nunca, JAMAIS, diga que vc vai morrer solteiro, viu?

    Pode demorar um pouquinho para você achar seu par porque você é uma pessoa muito especial e seu amado será à altura. 🙂

    Se precisar de uma força, venha me visitar na Holanda quando eu estiver lá. Quem sabe você não acha seu gato naquelas terras? O casamento, adoção e outros direitos civis já estão garantidos e você poderia contribuir com a Brasileiros de lá! 😀

    Mas seja holandês, brasuca ou qualquer outra nacionalidade, fica tranqüilo que seu querido também está lhe procurando e um dia vocês vão se achar. 🙂

    Beijos enormes para afastar um pouquinho a carência quando ela bater. 🙂

  7. nossa, que atraso. aqui no brasil a muitos anos tem viado a ser eleito. prefeitos entao nem se c ontam. sao tantos, mas tem tambem la em brasilia muitos, muitos…va a sauna do hotel nacional que vc vai conhecer alguns…..a europa está anos luz atrasada…. e vem mais viados por ai..sapatoes tbm….uma entao, pensa em altas funçoes..beijinhos fofa

  8. Bom-dia, Lourenço!

    Respondendo à tua pergunta, se achamos que “os europeus são mais avançados que nós, pois elegem homossexuais”, achei um pouco estranha. É possível depreender dela que quanto mais avançada uma nação mais políticos gays ela elegerá. Não é bem assim, é? Mas sei, também, que se pode ler de outra maneira, e imagino que seja esse foco que você quis dar. Acho que eles elegem mais políticos gays porque dão menos importância à pessoa com quem o político dorme do que como ele faz política. E acho que está certo! Como eu já disse antes aqui, de que vale termos políticos héteros (até onde sabemos) se são extremamente desprezíveis? Que o digam os jornais de… sempre!

    Quanto ao reconhecimento da união de pessoas do mesmo sexo, um fato interessante (que você já deve estar sabendo, porque é uma pessoa superbem informada) foi o do casal (?) de mulheres que conseguiu adotar os dois filhos de uma delas e colocar na certidão de nascimento que as crianças possuem duas mães. Elas residem em Blumenau, SC, são professoras universitárias, e conseguiram esse pioneirismo numa corte do Rio Grande do Sul.

    Grande abraço.
    João

  9. Olha aí nesse site um mapa da situacao dos países europeus e no mundo sobre a uniao civil entre pessoas do mesmo sexo:

    http://de.wikipedia.org/wiki/Gesetze_zur_Homosexualit%C3%A4t

    Azul escuro siginifica uniao civil com direitos iguais ao casamento hetero;

    Azul marinho, uniao civil como aqui na Alemanha, mas sem os direitos plenos como, entre outras, as vantagens tributárias de um casamento hetero;

    Azul claro, uniao civil nao registrada mais reconhecida;

    Amarelo, legislacao sobre o tema aguardando debate;

    Cinza, uniao nao reconhecida;

    Vermelho, uniao proibida por lei.

    Nesse mesmo texto mais abaixo, quando clica em 2.2.6 Südamerika (America do Sul), a uniao civil no Brasil é reconhecida oficialmente pelo Rio Grande do Sul (confirmando o que me foi informado no dia de meu casamento) e que a lei contra a discriminacao existe em alguns estados e regioes do país.

    Talvez seja um ponto inicial para um texto seu sobre o tema no futuro com dados mais seguros sobre a realidade no Brasil.

    Um grande abraco,

    Rafael.

    1. Rafael,
      Minha única dúvida é se você é um anjo que caiu do céu por descuido – ou se foi mandado. Tuas contribuições merecem virar posts – e serão, sempre, mencionadas e direcionadas deles. Saiba que tua ajuda se destina e se reverte a todos nós, gays aqui do Brasil. Acho que esta é uma relação que vai durar muito tempo. Vamos conversando, meu amigo. Este blog é teu, também.
      Abraço afetuoso do amigo,
      Lourenço

  10. Oi Lourenco,

    É sempre um prazer estar por aqui e poder contribuir com o mínimo que seja com suas idéias e textos de muito bom gosto e qualidade.

    Nem sabia que esses políticos tinham todos chegado ao cargo naquele mesmo ano astral. E alto astral diga-se de passagem.

    Acho sim que o povo europeu está alguns passos à frente do brasileiro em algumas questoes sócio-políticas sim (nao todas). Pelo menos aqui na Alemanha eles têm a capacidade de se reciclar muito mais rápido. Como exemplo se tem a lei que criminalizava a homossexualidade, o parágrafo 175, só caiu definitivamente depois da reunificacao, em 1994. Mas, discussoes sobre a possibilidade so da uniao civil entre pessoas do mesmo sexo e a sua equiparacao com o casamento heterossexual, já estavam presentes no parlamento e na sociedade desde 1990.

    E complementando o seu texto sobre o maravilhoso ano astral de 2001 aqui na Europa, em 16 de fevereiro daquele ano foi instituída a lei de uniao civil entre pessoas do mesmo sexo aqui na Alemanha, a chamada “Lebenspartnerschaft”.

    Gostaria de talvez ler um texto seu sobre a situacao no Brasil e no mundo sobre o reconhecimento da uniao homossexual (quais estados e países aceitam, em quais ela está protegida por lei). Fiquei surpreso quando, ao me unir civilmente (ou como eles chamam, comecar uma “parceira de vida estável” com uma pessoa de mesmo sexo) em saber, através da reparticao pública em Frankfurt, que por exemplo o Rio Grande do Sul reconhece a minha uniao civil, caso eu fosse gaúcho e quisesse que o Brasil reconhecesse o meu estatus marital. talvez a explicao seja mesmo porque lá no Sul tem uma história maior de imigracao européia, e por isso eles desfrutem de vestígios pensamentos civilizados, desprendidos de preconceitos primitivos. O que ainda está um pouco longe de acontecer no meu Pernambuco…

    Mas pelo que meu primo falou, a terra de lampiao, Serra Talhada (terra també de minha mae), tá preparando a primeira passeata gay de lá. Espero que seja para lutar pelos direitos e nao somente para fazer carnaval. Em pleno alto sertao do Pageú onde já se reinou e ainda reina, em partes, o coronelismo, ocorrerá a Lampagay (acho que é assim que se chama). Por essa e outras acho que dá pra acreditar sim que nós brasileiros temos a habilidade de evoluir em direcao a uma sociedade mais igualitária e menos impregnada de preconceitos seja ele contra negro, pobre, homossexual, contra a mulher ou mesmo regional. Viver em outro país facilita a percepcao de que o ser humano é o mesmo nao importa onde esteja e a que cultura pertenca. Mas a maneira como reage e controla seus instintos primitivos (e o preconceito é um deles), que prioriza seus interesses, é que difere a sociedade brasileira da européia, falando de uma maneira muito generalizada e simplista.

    Vou ficando por aqui pois o dia urge e tenho pilhas de trabalho pela frente.

    Um grande abraco e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.