Manoel Marques, Fotógrafo
[nggallery id=14617]
De Cascavel (PR), Manuel iniciou sua carreira em Campinas (SP) nos jornais Diário do Povo e Correio Popular. Depois, em São Paulo, fotografou para o jornal O Estado de S. Paulo, para as revistas IstoÉ e Época e, como freelancer, para Globo Rural, Veja, Almanaque Brasil, Crescer, Brasileiros, entre outras, além de fazer produções para publicidade, moda e gastronomia e ensaios (alguns já publicados) sobre as questões sociais dos brasileiros. Nesta edição, faz a reportagem fotográfica de “Nas Pegadas de Rosa”.
Essa é a descrição de Manoel Marques no espaço de Colaboradores da edição 8 da Brasileiros. A capa de março de 2008 faz parte da reportagem de Manoel Marques e Fernando Granato sobre o cenário descrito pelo grande Guimarães Rosa no conto “Sarapalha”, de Sagarana, primeiro livro do escritor. Repórter e fotógrafo voltavam à região nos então exatos 60 anos do conto de Rosa.
A capa daquela edição foi premiada como uma das melhores do ano de 2008. Na última segunda-feira (6), foi lançado o livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro (Editora Europa, R$ 89) e a Brasileiros está lá, com a foto de Mané, que ainda foi contemplado com mais duas imagens, para uma para a IstoÉ e outra para a Veja.
Parabéns ao Mané, praticamente um colaborador fixo da Brasileiros. Para comprovar, só ver algumas fotos que ele fez para várias edições da revista, na galeria acima. Por exemplo, o feliz retrato dos Doutores da Alegria, em reportagem da edição 13. São imagens de uma lente competente, que capta com sensibilidade e precisão a atmosfera da reportagem.
Deixe um comentário