Fotos Aline Lata
A comunidade francesa de São Paulo comemorou neste sábado o 14 de Julho, principal data do calendário do país europeu. O dia marca o inicio da Revolução Francesa de 1789, com a Queda da Bastilha, que foi celebrada no Auditório do Parque do Ibirapuera, na zona oeste da cidade de São Paulo.
A comemoração contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e do cônsul-geral do país Sylvain Itté, que plantaram no Ibirapuera uma Árvore da Liberdade, tradição que remonta aos tempos revolucionários.
[nggallery id=15974]
“Na época da Revolução, os cidadãos plantavam esta árvore para representar o desejo pela liberdade e também sua fragilidade. É preciso cuidar da liberdade, para que ela dure”, afirmou Itté.
O evento também contou com a presença de Sergio Coronado, deputado francês para a América Latina e Caribe, que falou com à Brasileiros sobre sua atuação política no parlamento da França (leia aqui).
Depois de uma apresentação do coro de cadetes da Polícia Militar de São Paulo, que cantou o hino dos dois países, e da cantora Isabele Ferreira, Kassab e Itté falaram ao público.
Em seu discurso, Kassab lembrou da antiga relação entre o Brasil e a França, em especial na cidade de São Paulo. “Em cada canto de São Paulo é possível relembrar a influência da França. Na arquitetura, no nosso planejamento urbano e em diversos outros aspectos”.
Sylvain Itté também relembrou das relações econômicas entre os países. “Brasil e França são parceiros comerciais de primeira linha. A França é hoje o país que mais investe no Brasil, com cifras na casa dos 3o bilhões”, disse. “Além disso os dois países são amigos de longa data. Somos apaixonados pela cultura do Brasil, e os brasileiros são apaixonados pela cultura da França”.
Deixe um comentário