Fuleco, o mascote da Copa de 2014

Após receber 48% dos mais de 1,7 milhões de votos, o tatu-bola mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, agora tem nome: Fuleco. A decisão foi anunciada na noite de domingo, 26 de novembro, no programa Fantástico.

Segundo comunicado oficial da Fifa, o nome “Fuleco” é o resultado da junção entre as palavras “futebol” e “ecologia”, “dois componentes fundamentais da Copa”, segundo a própria entidade. A Fifa ainda ressalta a harmonia das duas palavras juntas e aponta para o significado da ecologia para a realização da Copa. Fuleco levou a melhor sobre “Zuzeco”, que teve 31% dos votos, e “Amijubi”, o preferido de 21% dos votantes.

No início de setembro, através de votação popular, o mundo conheceu também o nome da bola da Copa, “Brazuca”, que não teve seu desenho ainda divulgado mas que, como em toda a Copa do Mundo, será produzida pela alemã Adidas, uma das grandes parceiras da Fifa.


Comentários

10 respostas para “Fuleco, o mascote da Copa de 2014”

  1. É muito bom saber do Fuleco!

  2. Avatar de Giiovanaa
    Giiovanaa

    AI MT RUIM ESSA PORRA ‘-‘

  3. Avatar de erik gonçaives
    erik gonçaives

    tatu bola brasil

  4. Avatar de erik weri
    erik weri

    tatu bola

  5. Avatar de agda crisley
    agda crisley

    muito bom fuleco junçao de ecologia
    o brasil precisa muito de um inctivo deste porte!!

  6. gostaria de saber a horigem dele…. melhorem esse SAITE…

    1. Qual a origem da mascote?

  7. Avatar de Diogo Fontenelle
    Diogo Fontenelle

    EXPLICAÇÃO BIZARRA para a ORIGEM da PALAVRA FULECO!

    Amigos, pasmem para a Explicação Inusitada e Bizarra de como foi parida a palavra FULECO!

    FU de Futebol + ECO de Ecologia originou: FULECO!

    Vejam só que Desastre! Nada em FULECO simboliza Futebol e muito menos Ecologia!

    Nada em FULECO contribui ou acena -mesmo ao longe!- para o processo de formação identitária do Futebol Brasileiro nem do Povo Brasileiro!

    Torna-se oportuno sublinhar que esse tipo de composição segue os infelizes princípios dos pais que batizam os filhos com a primeira sílaba do nome do pai unida à primeira sílaba do nome da Mãe! Prática –naturalmente- desastrosa que leva muitas crianças a sofrerem Bullying nas Escolas!

    Conclusão: Precisamos com urgência conceder o Prêmio Nobel de Idiotia para a mente desprivilegiada que pariu tamanha Aberração!

    Diogo Fontenelle.

    Odontólogo, doutor em sociologia pela UFC e poeta publicado.

    1. Avatar de jaqueline
      jaqueline

      oi,sou jaqueline me add no face ta diogo <3 🙂

  8. Avatar de Diogo Fontenelle
    Diogo Fontenelle

    COMPARTILHEM ESSA IDÉIA! CIDADANIA JÁ!

    FULECO está a Serviço de Quê ou de Quem???

    Segundo o Dicionário Aulete, Fulecar v. intr.(Bras)- perder todo o dinheiro que se leva ao jogo. Usar conversa para enganar. …

    FULECO, Palavra Exdrúxula e vazia de qualquer simbolismo construtivo, de qualquer mensagem positiva. Além do que, a infeliz criação presta-se ao deboche pela semelhança com FULERO!

    O Brasil não merece tamanha Ofensa! O belo e encantador animalzinho Tatu Bola – Bem Escolhido! -, tão brasileiro e em forma de uma bola, não merece tal batismo leviano! O Futebol, paixão das maiorias, Paixão do Povo brasileiro não merece um mascote com esse nome estúpido!

    As ditas Maiorias – Futebol é quase Maioria Absoluta! – são tratadas com descaso e menosprezo pelas Elites Dominantes… O que dizer das ditas Minorias???

    Não existe Texto sem Contexto! Tudo é Relacional como diria Pierre Bourdieu! O que se esconde atrás do FULECO? Quais são as Intenções de uma Escolha arbitrária entre três nomes Imbecis???

    Grandes Torcidas Organizadas, Amantes Desorganizados do Futebol e Cidadãos Brasileiros, é Hora de Repudiar tal Escolha “FULERAGEM” que menospreza o Povo Brasileiro!!!

    Unam-se todas as torcidas em coro pelo REPÚDIO a esse batismo a serviço de quê, ou de quem? Una-se o Povo Brasileiro em luta pela Dignidade, pela Cidadania ameaçada face a um nome idiota!

    Não sou amante do Futebol especificamente, mas sou cidadão brasileiro pensante e sensível… Calar-se é IMPOSSíVEL!!!

    Diogo Fontenelle.
    Odontólogo, doutor em sociologia pela UFC e poeta publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.