Em reunião no México neste fim de semana, representantes do G20 (Grupo das 20 maiores economias do mundo) chamaram a atenção para os problemas da dívida da Europa e o abismo fiscal que os Estados Unidos podem entrar. De acordo com o grupo, formado pelos ministros de finanças dos 20 países, se os problemas não forem sanados, a economia americana voltará a entrar em recessão, atingindo o crescimento mundial.
Os ministros afirmam que o Congresso dos EUA precisa chegar a um acordo sobre o plano de corte de US$ 600 bilhões em gastos do Estado e aumento de impostos. A discussão está paralisada pelas eleições no país que acontecem na próxima terça, dia 6.
“Os próprios americanos reconhecem que este é um problema. O governo dos EUA diz que não quer cair no abismo fiscal, mas agora ele não pode nos dizer exatamente como vai lidar com isso, porque essa questão ocorre antes da eleição”, disse um representante do G20 à agência de notícias Reuters pedindo anonimato. “O que continua a ser uma espécie de aspecto-chave é que os EUA não estão respeitando os compromissos atuais (para reduzir os seus déficits) e não têm um plano de consolidação orçamental credível”, disse.
Deixe um comentário