Gays em campo

Classificados!
Classificados!

Queridos, nada como iniciar uma semana já na terça feira, com nossa vaga na Copa de 2010 garantida, e a lembrança de Maradona roendo as unhas. Futebol é mágico, é capaz de levantar nosso astral. Às vezes derruba, é verdade, mas o efeito coletivo é lindo. Vamos jogar novamente amanhã, e já nem precisamos ganhar para ir para a Copa, mas quem não vai ver o jogo e torcer pelo Brasil?  Futebol é mágico, pois dentro do campo se dissolvem barreiras que fora parecem intransponíveis. Para chegar à seleção, tem que jogar muito bem, e aí não importa se é negro, mulato ou branco. Pelé é negro, assim como a maioria da seleção atual, e Kaká é bem branquinho. Aliás, Kaká vem de uma família bastante abastada, quebrando o mito de que só garoto pobre dá bom jogador. No futebol, rico e pobre são iguais, desde que joguem bem. Isso vale também entre nações, e a República dos Camarões pode muito bem derrotar os Estados Unidos no campo. Futebol é laico. Jogadores de todas as religiões jogam lado a lado, ou se enfrentam, e não é guerra  nem conflito, é esporte. Bárbaro.

Mas tem uma barreira que a magia do futebol  ainda não derrubou, e é exatamente a da diversidade sexual. Gays não têm lugar nesta linda história. Futebol é um universo muito masculino, é homem, suor e testosterona para todo lado, e isso faz com que se pense que gay não pode chegar perto, que não daríamos conta do recado, que não podemos nem nos misturar com outros homens. Mas não é bem assim. Se isso fosse regra, o exército de sua Majestade a Rainha Elisabeth II da Inglaterra não faria campanhas para recrutar mais gays, declarando que nós podemos ser excelentes militares. O exército de Israel, e aqui eu não vou entrar no mérito de suas ações, também não dá a mínima para a orientação sexual de seus soldados e oficiais. Em ambas, nessas poderosas forças armadas, os gays são respeitados como homens corajosos e competentes, a sexualidade vem depois. E por que não seria assim no futebol e no próprio exército brasileiro?

Ninguém pode dizer que não existem homossexuais no futebol. Se nós estamos em todos os cantos, também estamos lá, estejam certos. Só que lá os gays precisam ficar muito bem trancados em seus armários, pois a homofobia é regra. Pelé declarou, numa entrevista, que se iniciou sexualmente com um gay. Ele mesmo disse isso, sem fazer drama, ponto para ele. Já Kaká, excelente jogador e craque da seleção, apoia um movimento religioso homofóbico. Eu tenho saudades de ver o Pelé jogar, e admiro muito o Kaká dentro do campo, torço para que ele faça muitos gols pelo Brasil, só discordo dele fora do campo. Não vou mencionar Richarlyson, que eu nem sei se é gay, mas que é muito macho quando enfrenta a arquibancada do próprio time, inteira, gritando contra ele.

E vocês, discordam? Acham que os gays devem ficar longe do futebol? Opiniões por escrito, ali no link próprio, por favor.

Abraços do Lourenço.


Comentários

166 respostas para “Gays em campo”

  1. Tem gays em todos os lugares…que sabem respeitar as pessoas. Sou gay, meu esporte favorito eh futebol, tive a chance de ser jogador de futebol, recusei, pois era num clube a qual nao me interessava Coritiba sport club, ainda jogo futebol, hj em dia meus amigos sabem de mim, me respeitam tambem, nao sou soh um dos melhores do time, como da cidade, hj em dia minha faminha ja foi divulgada, levo na esportiva, e dentro de campo o bicho pega, e nada de frescura pra dividir a bola, intimar, provocar o adversario…faz parte, assim como muitas brincadeirinhas entre os heteros, e sobre ver heteros nus no vestiariu????pffff cansei e nao fazemmeu tipo…

  2. ola Lourenço adorei sua pespectiva sobre os negros,homossexuais no meio do futebol espero que com esse documentario acabe mas o preconceito das pessoas.
    Eu sou branca mas nao é so por isso que eu vou discriminar qualquer pessoa como um homossexual ou um negro isso ocorre varias vezes entre minhas colegas

  3. Não sabia que o Kaká apoiava um ‘movimento religioso homofóbico’!
    Achei que ele fosse evangélico.
    Não devemos nos precipitar, e dizer que os evangélicos são preconceituosos com os gay, pq não são! Há intlerância? Há! Mas há gente intolerante com gays, sendo gay.
    A Bíblia não aprova o ato homossexual, e devemos respeitar isso. Nunca ouvi falar de um evangélico matando travestis, ou espancando alguma bibinha ‘pão com ovo’ por aí.
    Não estou legislando em causa própria, não. Sou gay, e acredito em Deus, não sou religioso. Mas, se eu quero tolerância, devo ser tolerante.

    1. Márcio – desculpe-me mas jamais concordarei com a afirmação de que a bíblia condena o homossexualismo. O “mandamento” não deitará home com homem está lançado num rol de ditames menores, contextualizados séculos atrás, e não são atribuídos a Jesus. Nestes ditames menores também consta a regra de que toda mulher adúltera deve morrer apedrejada, o que é inadmissível nos dias de hoje, e é obrigatória a referência de Jesus a este ditame quando manda “aquele que não tem pecados, que atire a primeira pedra!”. Logo, Jesus, ele mesmo, questionou muitos dos ditames que ainda hoje pretendem que se tornem leis textuais. Deve-se ter muito cuidado com a leitura textual da bíblia. Tenha sempre me mente que a bíblia que tens em casa é o mesmo livro sagrado – e é um dos principais livros sagrados para mim também – com o qual a sanguinolenta inquisição católica matou milhares de pessoas na fogueira – veio a se desculpar pelos abusos somente no papado de João Paulo II. Querido, eu também sou gay, acredito em Deus e estudo filosofia, e me guio pelos princípios de “amar ao próximo como a si mesmo” e das palavras do próprio Jesus quando diz: “amai vos uns aos outros, como eu vos amei.” Jesus pregou o amor incondicional, não menciona ou condena o homossexualismo. Somos todos tolerantes, pois queremos e devemos ser tolerados, mas vamos, sempre, divulgar a verdade.
      Obrigado a você pela vista e venha sempre. A contribuição dos comentaristas ajuda afazer um grande site.
      Abração do Lourenço

  4. Sá, li seus comentários e sem conhecê-lo e mesmos não sendo profissional da área de saúde, me arrisco a traçar seu perfil psicológico: BIBA CONVENIENTE BI-ENRUSTIDA!
    Como cheguei a ele? Muito facilmente, devo admitir!
    Pessoas como você, me mantiveram por décadas afastado da prática da religião, pela simplória afirmação de que homossexuais são eternos pecadores por sua condição de homossexual (fui um burro, devo confessar). Concordo que grande parte da mídia, inocentemente (?) apoia esta teoria, ressaltando o ódio que as cúpulas de algumas religiões nutrem em relação aos homossexuais.
    Precisei passar por um processo milagroso (que teve origem externa) de iluminação (quantos de nós tem este privilégio? Agradeço a Deus diariamente por isso), para me reaproximar da prática religiosa e perceber que a barreira formada por pessoas homofóbicas como o Sé, com o intuito de manter os homossexuais “em estado de pecado”, usando a Bíblia como principal argumento é mais frágil do que pó!
    Você diz que EU digo baboseiras e tento achar argumentos por utilizar trechos da Bíblia de forma aleatória. Pois bem, vejamos o que você pensa de certas passagens bíblicas:
    O que você me diz sobre a condenável compra de escravos feitas em países não vizinhos (precisam ser comprados entre as nações que se encontram ao redor) (Levítico 25:44)? E sobre o direito de deixar os escravos de herança aos filhos (Levítico 24:46)? Ou sobre a lei que diz que os homens JAMAIS devem ter relações sexuais com suas esposas, se elas estiverem menstruadas (Levítico 18:19)? E ainda sobre a PENA DE MORTE para as pessoas que trabalharem aos sábados (Êxodo 35:2)? Ou então sobre a condenação à morte na fogueira das filhas de sacerdotes que se profanam através da prostituição, profanando desta forma seus pais (Levítico 21:9)?
    A lista de BABOSEIRAS é imensa, sim senhor!
    Aí vem você e diz…Ah mais isso é uma questão histórica! Já caiu em desuso! AH, SIM! PARA ESSAS QUESTÕES A PALAVRA DE DEUS CAIU EM DESUSO! PARA OS HOMOSSEXUAIS A CONDENAÇÃO VINDA DIRETAMENTE DA BOCA DE DEUS, COMO VOCÊ INSISTE EM RESSALTAR, AINDA ESTÁ VÁLIDA!
    Não te passou pela cabeça que naquela época o mundo era pouquíssimo povoado e devido às guerras a necessidade de que as pessoas tivessem muitos filhos era imensa e que relações homossexuais impediriam a geração de mais filhos? Que o mundo atualmente está LOTADO DE PESSOAS e que o fato de homossexuais não gerarem filhos não é mais um problema? Que a condenação à homossexualidade na época poderia ter relação com a necessidade de procriação, E QUE TAMBÉM FAZ PARTE DE UM CONTEXTO HISTÓRICO E NÃO DEVERIA SER LEVADA EM CONTA NA ATUALIDADE, PRINCIPALMENTE PORQUE NÃO OFENDE E NEM PREJUDICA NINGUÉM?
    Mas, não Sé! O que interessa a pessoas como você é continuar perseguindo os homossexuais. Vocês se consideram uma espécie de leões (ou seriam tigresas) de chácara que barram a entrada dos “pecadores sodomitas” no paraiso, como se este fosse seu território.
    Eu imagino o que leva pessoas como você a agir desta forma. Décadas e décadas se privando de dar vazão aos seus desejos mais íntimos, certamente, em sua cabeça, mereceria algum tipo de compensação, não é mesmo? E a que prêmio melhor você poderia ansiar, devido ao seu baixíssimo grau de espiritualidade, inteligência e amor ao próximo, do que o direito de dar vazão ao seu ódio perseguindo homossexuais, nem que seja pela internet?
    JÁ ESTOU DE SACO CHEIO DE GENTE COMO VOCÊ! CONVIDO A TODOS OS LEITORES HOMOSSEXUAIS OU NÃO DESTE BLOG, QUE PROCUREM A PALAVRA DE JESUS! JESUS AMA A TODOS NÓS! NÃO SE AFASTEM DA PRÁTICA RELIGIOSA POR CAUSA DE PESSOAS COMO O SÉ! DEUS NÃO ODEIA NINGUÉM! DEUS É AMOR! NÃO CAIAM NESTA MENTIRA PROMOVIDA PELO DEMÔNIO, QUE LEVA FALSOS RELIGIOSOS A FICAREM APONTANDO O DEDO PARA NÓS! ISSO É UM PROBLEMA DELES COM A SEXUALIDADE DELES! NO CASO DO SÉ: VIADAGEM CONVENIENTE (POIS ELE SABE MANTER A LINHA AO VER UM JOGADOR NU- ELE CONSEGUE MANTER SOB CONTROLE O ATAQUE HISTÉRICO, SEM DAR PINTA) BI ENRUSTIDA (ELE É ENRUSTIDO PARA ELE PRÓPRIO E PARA O RESTO DO MUNDO)!
    VÁ CUIDAR DE SUA VIDA SÉ! A BÍBLIA NÃO FOI ESCRITA POR VOCÊ E NEM PELOS QUE PERSEGUEM OS HOMOSSEXUAIS! CHEGA DE INTERPRETÁ-LA DE FORMA PRECONCEITUOSA! E CUIDADO COM AS VISITAS AOS VESTIÁRIOS DE CLUBES DE FUTEBOL! VAI QUE UM DIA VOCÊ NÃO RESISTE, E COMO UM MAL GOLEIRO, RESOLVER “FRANGAR”!)
    Obs: Lourenço acho que terei de me afastar um pouco de seu blog, ou não me restará tempo para mais nada! Abraços!

  5. AC,

    Que baboseira tu escreveu sobre “crimes” na BÍBLIA. Algumas passagens bíblicas tem que ser contextualizadas com o momento histórico. Se você não acredita que a BÍBLIA é palavra de Deus, tudo bem, é o seu ponto de vista e deve ser respeitado. Mas, não tente traçar argumentos lendo um trcho aqui e, outro acolá. Se os maiores cientistas do mundo não conseguiram colocar dúvidas sobre um dos livros mais antigos do mundo, não venha você analisá-lo de maneira simplista.

  6. O problema é que tem muita “biba” inconveniente, que não se contém.
    Se elas sairem do armário, vão acabar levando porrada nos vestiários.

  7. Lourenço,

    Resolvi dar uma olhada em seus posts mais antigos e me deparei com este que me interessa mais particularmente, pois gosto muito de futebol.
    Li por alto alguns dos comentários e 2 me chamaram a atenção. Um dos comentaristas parece achar demais os gays TAMBÉM quererem jogar futebol. Posso afirmar ao “hétero” desinformado, que um dos lugares mais frequentados por gays enrustidos é justamente o estádio de futebol. Me surpreendo com o número de torcedores que trocam olhares enquanto a bola rola. O comentarista “muy machão” que fez as afirmações acima deve estar apavorado que gays assumidos descubram este oásis de testosterona e passem a “atrapalhar” seu programa. Essa idéia ridícula de que um homossexual não pode ver qualquer homem nu é ridícula e pretende induzir a um falso entendimento de que TODO HOMOSSEXUAL É UM DEPRAVADO, DESCONTROLADO E QUE COLOCA O SEXO ACIMA DE TUDO E DE TODOS, SENDO INCAPAZ A RESISTIR A QUALQUER TENTAÇÃO! Por isso muitos confundem homossexuais com pedófilos, tarados e desiquilibrados afins. Isso precisa acabar! Até concordo que muitos homossexuais dêem demasiada importância ao sexo, mas acho que o motivo é justamente a perseguição que eles sofrem. O sexo pode ser utilizado como válvula de escape, e o é, por homo e heterossexuais. Acredito que a imensa pressão sofrida pelos homossexuais, basicamente por sua condição “marginal”, os leva muitas vezes a se valer do sexo como forma de aliviar a tensão causada por essa pressão. Queria ver se os heterossexuais fossem perseguidos no que existe de mais caro, o amor, como eles reagiriam. É fácil acusar os gays de serem promíscuos, sem analisar a questão de forma mais aprofundada.
    Outro comentário, o do Wall, diz que Deus não concorda com a homossexualidade, um dos assuntos no qual tenho me especializado em combater na internet. Será que o Wall poderia me informar como ele obteve esta impressionante confissão de Deus? Ele consegui arrancar esta declaração durante alguma entrevista que fez com Ele? Se Deus é contra a homossexualidade, por que então ele criou o homossexual? Já sei… o Wall vai dizer que Deus não criou o homossexual, Deus criou o homossexual perfeito (também conhecido como heterossexual) e o desvio se deu por má influência do demônio! Ou seja, todo homossexual é um ser desviado pelo demônio. JÁ ESTOU DE SACO CHEIO DESTE TIPO DE PENSAMENTO E RESOLVI NÃO ENGOLIR MAIS ESTA BABOSEIRA! Por favor, não me venha falar na Bíblia, que eu te listo umas 20 asneiras que estão na Bíblia e nas quais ninguém acredita mais, mesmo porque seriam crimes. WALL, LEIA TODA A BÍBLIA E NÃO SÓ A PARTE QUE CONDENA A HOMOSSEXUALIDADE E PERGUNTE A SEU PASTOR SOBRE COISAS COMO A VENDA DE ESCRAVOS, PENA DE MORTE CONTRA AS MULHERES PELOS MOTIVOS MAIS ABSURDOS, ETC.
    Sabe qual é o problema Wall? Os homossexuais tem servido de saco de pancada para os problemas do mundo e não estão mais tolerando esta situação. Alguns heterossexuais, bastante homofóbicos, precisam encontrar alguma desculpa divina (o “divina” aqui é relativo a Deus, não sou eu dando pinta, não!) para prosseguir com sua “campanha” contra os homossexuais.
    O grande pecado de alguns seres humanos é precisar encontrar pecadores mais pecadores, para desta forma minimizar suas culpas. O que Jesus falou sobre o amor ao próximo passa batido, ou pior, é usado de uma maneira absurda do tipo “olha como eu sou bonzinho, eu até tolero os viados, pois eles são filhos de Deus-não sei como isso foi possível, mas é melhor não discutir com Deus- mas por favor, bichonas, mantenham-se bem longe de nós, os seres ecolhidos, os heterossexuais”!
    Wall, não me venha com educação e delicadeza dizer que Deus me ama APESAR de eu ser homossexual. Deus me ama porque ele me ama por inteiro. Por que eu sou filho d’Ele. Porque eu sou verdadeiro com meus sentimentos e nunca prejudiquei ninguém. Porque eu trabalho e sempre procurei fazer coisas positivas na minha vida, embora também tenha cometido erros, pois não sou perfeito. ALGUMAS RELIGIÕES, A EVANGÉLICA ULTIMAMENTE, EM ESPECIAL, QUEREM FAZER OS HOMOSSEXUAIS SE SENTIREM CULPADOS POR SUA SEXUALIDADE, PARA QUE OS MILAGROSOS PASTORES (OU EQUIVALENTE) POSSAM TENTAR REVERTER ESTA SITUAÇÃO E TORNÁ-LOS HETEROSSEXUAIS, OU SEJA NORMAIS AOS OLHOS DE DEUS! É COMO SE ESSES PASTORES (OU EQUIVALENTE) FOSSEM DESPACHANTES RELIGIOSOS OFERECENDO SEUS SERVIÇOS PARA PERMITIR A ENTRADA DOS EX-PECAMINOSOS HOMOSSEXUAIS, CURADOS, NO PARAÍSO!
    Wall, esse blá-blá-blá já deu o que tinha que dar! Continue considerando os homossexuais seres pecaminosos e dignos da compaixão e misericórdia divina, SÓ POR SEREM HOMOSSEXUAIS, se isso te faz se sentir melhor e menos pecador! O FATO É QUE DEUS NOS CRIOU ASSIM E NOS AMA DESSA FORMA, QUEIRAM SUA RELIGIÃO OU QUALQUER OUTRA RELIGIÃO, SEUS PASTORES E EQUIVALENTES E OS EVANGÉLICOS OU DEMAIS SEGUIDORES DE OUTRAS RELIGIÕES QUEIRAM OU NÃO!
    SE EU FOR DOENTE, QUE DEUS ME CURE, POIS FOI ELE QUE ME CRIOU E NÃO UM EVANGÉLICO OU OUTRO RELIGIOSO QUALQUER! TAMBÉM NÃO PRECISO DESTE AR CONDESCENDENTE DE AJUDA AO PRÓXIMO, QUE ALGUNS EVANGÉLICOS PASSARAM A ADOTAR, EM BUSCA DE DIZIMISTAS “COM CONSCIÊNCIA PESADA PELO “PECADO DA HOMOSSEXUALIDADE”! CHEGA DE FALSIDADE OU IGNORÂNCIA! ARREPENDAM-SE POR SEUS PECADOS E ISSO JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO! NÃO HÁ NECESSIDADE DE TAMANHA PREOCUPAÇÃO COM “OS NOSSOS”!
    Meu Deus, perdi a noção de tempo. Seu blog é uma tentação, Lourenço. Fogueira reforçada para você!
    Abraços a todos os “pecadores homossexuais” e para os “santos heterossexuais machos que gostam de futebol” também.

  8. Lorenço

    Sabemos que a qualidade profissional independe da sexualidade. O problema é mais cultural, pois ainda tem cartolas que acreditam que gays tirariam dinheiro dos caixas dos times…eu, particularmente acredito que a midia sensacionalista até daria mais espaço para os times… mas quem sabe? tanta coisa mudou no ultimo seculo… quem sabe o futebol tb mude se expanda em materiaa de respeito à diversidade.

  9. Avatar de anna beatriz
    anna beatriz

    Só me interessa o que o jogador faz em campo.
    Na cama é assunto particular dele.
    Na verdade as pessoas tem que parar de dar opinião sobre as atitudes dos outros na vida privada.
    Existem milhões de pessoas que têm opções sexuais bizarras e ninguém sabe ou comenta = sádicos, pedófilos, necrófilos, e por aí vai a lista imensa. Só sabem falar das opções que envolvem pessoas do mesmo sexo.
    Na verdade á a opção mais inocente, se comparada a outras que, sim, afetam o próximo.
    Você aí, casalzinho hetero com 3 filhinhos, o que vc prefere como vizinho = um gay ou um pedófilo?
    Beijinhos
    Anna Beatriz

    1. Anna querida, és sábia. Pena que tanta gente não pense assim. Venha mais ao blog e me ajude neste trabalho.
      Abraço do Lourenço

  10. Existe sim, o Richarlysson que é gay e respeitado no São Paulo como jogador.

    1. Será que ele é realmente respeitado? Ele está dando um GRANDE exemplo de coragem, enfrentando a própria torcida são paulina contra ele, portanto eu repito o que já disse – Richarlyson é muito macho!
      Obrigado pelo comentário

  11. Lourenço…coração, adorei o tópico!
    Sou uma menina, bem menininha mesmo, e A-D-O-R-O! assistir a um bom jogo de futebol num boteco com um copo de cerveja, fato que muitos dos meus amigos HOMENS estranham e pra quem muitas vezes tenho que desdobrar minha personalidade de Fezinha a Fernandão (ainda que paramentado com minha camiseta baby-look do Corinthians com destintivo dourado e brincos de argola combinando), para fazer valer meu lugar a mesa no meio dos sres. MACHOS.

    Como as coisas mudam de acordo com o contexto coloquemos a seguinte questão aos que defedem que o futebol é coisa pra macho e por tanto sem lugar para Gays e mulheres:
    Como explicar o fato de que nos Estados Unidos o Futebol (que nem merece este nome por lá e é conhecido como soccer) é considerado um esporte de meninas e crianças pequenas ???
    E que a maioria dos moçoilos que queiram insistir neste após o período da “Little League” terá sua masculinidade questionada, hein????

    Pensem nisso!
    beijocas ao querido Lourenço..sdd!!

    1. Prezados leitores,
      Pensem no que diz esta menina, que não é própriamente tão menininha assim, pois já fala como pessoa vivida e experiente. Nos menores frascos também estão as maiores sabedorias.
      Abração do Lourenço

  12. Avatar de Rodrigo Menezes
    Rodrigo Menezes

    Discutir futebol, religião, machismo e (homo) sexualidade é demais para o meu chip e acredito que também seja assim para a maioria dos brasileiros. Vou evoluir e já volto…

  13. Filhinho! É o tema que está gerando tantos comentários ou seu blog já está bombando?!?

    De qualquer forma, muito sucesso com seriedade, dignidade e sensibilidade. Se puder, me lembre para eu entrar e ver o que andas aprontando por aqui.

  14. Já que as discussões estão tão civilizadas, gostaria de mais uma vez me expressar. Penso eu que cada grupo que não concorda com o homossexualismo terá uma maneira própria de dizer que pode “resolver o problema”. Gostaria de dar minha opinião direcionada ao ramo evangélico.
    Já que eu sou evangélico, digo que acredito em Deus e que Deus não concorda com o homossexualismo, mas ama todos os homens. Como devo me posicionar ?
    Eu não posso simplesmente ver um homossexual e dizer a ele que não pode ser homossexual por que Deus não gosta disso. Por que nisso não há poder nem nada sobrenatural, e Deus é sobrenatural. Se eu faço simplesmente isso, tomo o lugar de Deus. Coisa que não posso fazer por que não amo aquela vida como Deus a ama.
    Na minha opinião a primeira coisa que deve mover uma pessoa evangélica é se preocupar com vida de uma pessoa como uma alma preciosa para Deus. Um homossexual tem atração por uma pessoa do mesmo sexo, eu não tenho poder de mudar isso. Se ele simplesmente quer obedecer o que eu digo, vai ser infeliz, por que eunão posso mudar a natureza dele.
    Então eu acho que os envangélicos têm que se preocupar com as vidas por que as amam, e não se pode amar o que não se conhece. Por isso deve-se orar a Deus, dizer a ele que se preocupa com a pessoa e pedir a Deus que transforme aquela pessoa com a qual você se importa. Aí sim você tem um motivo e não vai pressionar, humilhar, desagradar, ferir, espor, discriminar e prejudicar ninguém.
    E isso não que dizer que você vai conseguir em um, dois, três dias. Pode até levar anos, mas você pode mostrar para Deus o quanto aquela vida vale pra você. E o melhor é que orar não é crime e a maioria das pessoas não acredita, nós dizemos que acretidamos mas não fazemos por que não temos fé suficiente para isso.
    Milagre é isso, é Deus faz, não o que eu faço.
    Me desculpem por ter me alongado.

    Wallace

    1. Wall, muitíssimo obrigado, e parabéns tanbém a você pela resposta. Não sou evangélico, e tenho uma visão espiritual diferente da sua, mas a amorosidade que demonstrastes e o reespeito por que te pautas é de se registrar. Não tenho dúvidas de que realmente amas teu semelhante, e amar ao próximo como a si mesmo, e a todos como Jesus Cristo os amou, é a base fundamental e elementar de toda a espiritualidade humana. Saibas que muitos gays que sofrem com esta condição buscam em deus respostas e apoio para enfrentar o sofrimento. Fico muito feliz quando encontram, e, creia-me, também eu rezo por todos os que sofrem.
      Muito obrigado por ter se alongado,
      Lourenço

  15. Avatar de Natália Sampaio
    Natália Sampaio

    Como uma pessao famosa pode dar um apoio desses ???
    Não me importo com a religião dele da mesma forma que esperamos que ele se mantem inerte se nao gosta ou a religiao dele critica.
    Agora apoiar um ato que vem matando e destruindo vidas.
    Inacreditavel !!!!!

  16. Grande Atamires,
    é por ai – vamos chegar lá. Ajude-me a fazer deste espaço um foro elevado para combatermos a homofobia e garantirmos nosso espaço,
    Abração do Lourenço

  17. Cara, eu nem sei o que te falar, o mundo esta tão complicado e maluco que fica dificil ter opinião.
    Nós fomos educados pela teoria cristão, que tem uma série de contraditórios e sombras, de repente, no mundo, muda tudo, da noite para o dia, filhos matam avós e pais, pais estupram filhos e a sociedade paralisada assite a tudo, sem reação, como normalidades, não conseguimos criar senso contraditório, não estavamos preparados para tudo isto.
    Nem sei mais o que é certo ou errado, nem sei se existe o certo ou o errado, o humano ou desumano, vamos esperar e ver no que vai dar.
    Quanto ao seu tema, insira-o em tudo que falei acima é mais uma contradição em um mundo que não nos ensinou que havia contradições.

    1. Meu caro, não sou o senhor de nenhuma verdade, mas acho que certo é defender um mundo mais humano e sem preconceitos. Cada um fazendo uma pequena parte, já será muito.
      Obrigado pelo comentário,
      Lourenço

  18. fala sério…futebol feminino já é horroroso…imagina futebol gay…!!!??? futebol é coisa pra homem e ponto final.

    1. Macho,
      Discordo totalmente, mas abradeço a visita.
      Lourenço

  19. Avatar de Fábio Coutinho Rosado
    Fábio Coutinho Rosado

    Parabéns pelo comentário maduro e racional, sem “firulas” e meias palavras, direto ao ponto. Entendo que, em tudo na vida, temos que ter tolerância, seja racial, religiosa, sexual ou cultural, pois é respeitando os outros, nossos semelhantes, que poderemos ser respeitados. Com a tolerância aprendemos e evoluímos, e passamos a conhecer melhor a verdadeira essência humana. Tenho poucos, mas bons amigos, que não tem a mesma preferência clubística(futebol), nem comungam do mesmo gosto sexual, alguns fumam, outros não, uns são abstêmios outros gostam de uma “cervejinha”, enfim são diferentes entre si, mas são iguais enquanto amigos.

    1. Grande Fábio, eu acho que é por aí mesmo – vamos gerar um debate de bom nível por aqui, e assim tentar buscar mais respeito e tolerância para nosso mundo
      Abração do Lourenço

  20. tá cheio no futebol! Cade o gatinho Diego Ribas?

  21. Vamos acabar com rotulos. Todos são homens e o que se faz na cama emtre quatro pardes, diz respeio apenas a cada individuo e seu companheiro(a).

  22. PRA MIM FUTEBOL, SEMPRE FOI COISA DE GAY!!!
    Pra começar: Só joga home!… Um fica segurando o outro!… Qdo tem escanteio é um encoxa-encoxa danado!… Se o cara tá com a bola e o outro quer pegar ele já vira de costa e vai empurrando o outro com a bunda!… Sem falar das comemorações de gol, Huumm…ai eles soltam a franga avontade… Pula no colo… Aperta… Faz carinho… Beija.
    Sou Hetero conviquito, e garanto macho que é macho não gosta de futebol e sim de Volei feminino. aquele monte de gostosas com shortinho bem apertados, abaixando e subindo, indo pra e pra cá. hã…isso sim é coisa pra homem

    1. Meu Caro,
      Respeito tuas convicções, mas lamento o teor do comentário.
      Lourenço

  23. Não acho que Kaka seja homofóbico e nem sua religião. O problema é que tem muita gente no meio evangélico que não sabe discordar sem desrespeitar. O fato de eu não concordar com o homossexualismo não me dá direito de desrespeitar ninguém. Também não acho que os homossexuais merecem ter mais direitos que qualquer outro cidadão como alguns pleiteiam.

    1. Meu Caro Wall, obrigado pelo seu comentário. O problema são os discursos e condenações públicas, que acabam por incitar a homofobia. Respeito quem não aceita o homossexualismo, desde que me respeitem. Desta premissa eu respeito todos os credos e religiões. Kaká é um exemplo público, e eu já o elogio por ser um exemplo de comportamento, ao contrário de certos ídolos do passado que saiam bebendo e aprontando todas. Vamos defender em público as virtudes e tomar mais cuidado com os julgamentos morais?
      Abraço do Lourenço

  24. Não sou gay, mas não tenho o menor preconceito.

    Acho que não tem absolutamente nada a ver o fato de um jogador ser homossexual ou não. Ele tem é que jogar bem, é para isso que ele está lá. Como todos que estão lá, independente de cor, raça, preferências sexuais, entre outros.

    O futebol é, sim, um meio MUITO machista. Como vc disse, tem muitos no meio. Mas nem podem sair do armário…

    O Richarlyson… sim, ele é gay. Mas não vejam isso como uma acusação. Tenho certeza de que ele só não se assume, porque sabe que nenhum time grande vai querer associar seu nome a um “viado”.

    E, como jogador, ele não deixa nada a desejar a muito “machão” por aí. Então, deixa assim: td mundo sabe, mas eu não confesso. Até pq não precisa, afinal td mundo já sabe mesmo…! E assim caminha a hipocrisia…

    Só acho, e isso é uma opinião pessoal, que como torcedor não gosto de ver uma “dança da bundinha” na comemoração do gol…

    Abraços
    H.I.

    1. Caro Invisível – não conheço Richarlyson e não posso dizer se ele é ou não é, mas digo sim que ele é muito macho por enfrentar o estigma desta forma corajosa. Isso já é um exemplo. Como e com quem vamos conseguir quebrar o paradigma e mudar esta situação?
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço do lourenço

  25. E DE MUITO MAU GOSTO O QUE A TORÇIDA DO SAO PAULO FAZ COM O RICHARLYSON SE ELE FOR GAY E DAI FODA-SE O CARA JOGA UM BOLAO HOMOFOBIA E CRIME POR FAVOR OMUNDO E GAY EA VIDA CONTINUA

    1. Obrigado Denilson – homofobia realmente é crime, e assim deve ser combatida, e não se deve tolerar o que a torcida faz com ele. Abraços do Lourenço

  26. Avatar de Reni Mescouto
    Reni Mescouto

    Temos outras cosas para se preocupar, a sexualidade das pessoas não a classifica como boa ou má etc… a maioria dos bandidos são hetero, etc… etc…
    Em todos os seguimentos existem gays inclusive em igrejas que pregam que ser gay é doença.
    Bela materia, parabéns

    1. Obrigado Reni, apareça sempre.
      Abraço do Lourenço

  27. Avatar de Arlindo Reis
    Arlindo Reis

    Um gay que respeita a sociedade, que não fica se desmanchando todo em munhecação, já é aceito e respeitado pela sociedade salvo algumas exceções, a muito tempo. O que está ocorrendo é que estão querendo empurrar goela abaixo, de qualquer jeito, o homoxessualismo como se fosse a coisa mais normal do mundo e que não é. E é isso que está irritando muita gente, inclusive quem no passado tinha a maior tolerância a esse respeito. Estou falando inclusive da deturpação do conceito de família. Até mesmo alguns gays que conheço, concordam comigo neste tema. Clodovil, que por sinal dificilmente perdia seu programa, pois tinha muita admiração por ele como personalidade e artista, como gay tinha também uma visão igual a minha neste sentido.
    A ONU não é legítima, e pelo que tudo indica, está encabeçando movimentos que levam a deturpação do conceito de família, entre eles a liberação do aborto. Clodovil também percebia algo desse tipo, não compactuava, ele indiretamente,pelo que entendí, certa vez abordou isso. Luta pela tolerância ao homoxessualismo é uma coisa, apologia outra.

    1. Meu Caro Arlindo, mesmo entre homossexuais existem formas de pensar diferentes, e a todas deve ser dado o mesmo espaço e respeito. Eu não concordava com muitas das pocições do Clodovil, e esclareço que eu defendo o homossexualismo, não busco sua apologia. Respeito quem não me aceita, desde que também me respeitem. Acho que todos os valores mais elevados devem sempre ser protegidos, e acho que minha parte pode ser abrir este espaço para que se fale sobre isso.
      Obrigado pelo comentário,
      Lourenço

  28. Tem bicha em tudo que é lugar, sem dúvida.

    Futebol é um meio machista, é natural que exista rejeição ao homossexualismo.

    Ninguém quer um Jack McFarland vestindo a camisa de seu time, não por ódio injustificado, mas por vergonha de um comportamento espalhafatoso e destrambelhado, que termine em zueira dos rivais.

    Simples assim.

    Por melhor que o Richarlyson jogue, a torcida vai continuar agredindo, pois ele contribui diretamente para o apelido de “bambi” do tricolor paulista. E acreditem, nenhum heterossexual gosta de ser chamado de “bicha”.

    Homem gosta de mulher. Mulher, para homem, agrega status. Se um homem não gosta de mulher, é “status ruim”. Um homem que gosta de homem, não gosta de mulher, jogando num time de futebol, dá “status ruim” para os milhões de torcedores, que são zuados pelos rivais e chamados de “bicha”.

    Entendeu o porquê da rejeição?

    http://www.blogdotitan.wordpress.com

    1. Fernando, não sei se entendi – acho que a questão é muito mais complexa. Eu prego o respeito incodicional, e sei que vai demorar muito tempo para se abrir este espaço para os gays. Acredito que, lentamente, poderemos mudar uma cultura que nos trata tão mal.
      Obrigado pelo comentário,
      Lourenço

  29. Avatar de Priscila Vilar
    Priscila Vilar

    Adorei seu artigo. Concordo plenamente quando vc diz que o futebol é um esporte homofóbico. Os gays estão ,sim, por toda parte, e muitas vezes fazendo os coisas muito melhor do que muito hétero por aí. O problema é que a nossa educação preconceituosa não nos deixa ver o mundo como ele realmente é, e aceitar PACIFICAMENTE essas diferenças. Uma pessoa que se aceita independente de todas as pressões que o mundo lhe impôe já é de cara um vitorioso, e muito gays o são.

    1. Obrigado Priscila! Pois vamos nós ao menos gerar diálogo para, lentamente e, quem sabe um dia, mudar esta forma de se pensar.
      Obrigado pelo Comentário,
      Lourenço

  30. Não entendo essa necessidade que existe de se institucionalizar o homossexualismo.

    O homossexual é um ser diverso, que aceita a diferença entre todas as pessoas. Ambientes repletos de homossexuais são locais sadios, sem piadas de gueto e sem situações onde heterossexuais com ou sem condutas morais diversas se sintam ofendidos.

    Homossexuais não fazem piadas sexistas, não ultrapassam a liberdade de quem escolheu ser hetero e principalmente respeitam também todas as pessoas como elas são.

    É só experimentar ir tomar um sol em setores de praias dados como homossexuais, no RJ. Você não será molestado de nenhuma forma, eles te tratarão como um ser humano normal e você vai poder ver que é uma tremenda injustiça o que a sociedade faz com esse grupo.

    1. Meu caro Nick,
      concordo em gênero, número e grau com teus mentários. Eu não tenho e intenção ou pretenção de institucionalizar o homossexualismo, eu quero é combater a homofobia e gerar um diálogo saudável sobre a questão.
      Obrigado pelo comentário
      Lourenço

  31. EU NÃO TENHO NADA CONTRA A OPÇÃO SEXUAL DE CADA UM, SEJA ELE HOMEM OU MULHER. SIM, POIS EM SE FALANDO DE SEXO, NO MUNDO SÓ HÁ MACHO E FÊMEA, SE O MACHO OU A FÊMEA QUER FAZER SEXO COM OUTRO DE SUA ESPÉCIE, ISSO É PROBLEMA DELE ( A ).
    O QUE NÃO CONCORDO É COM A FORMA COMO PESSOAS TENTAM SE IMPOR SOBRE AS OUTRAS, FAZENDO PASSEATAS, ATRAPALHANDO O TRÂNSITO E A VIDA DE QUEM TEM QUE SE LOCOMOVER PELAS RUAS, CLARAMENTE DESRESPEITANDO O DIREITO DE IR E VIR DE OUTRAS PESSOAS, FERINDO ACINTOSAMENTE A CONSTITUIÇÃO DO PAÍS ONDE VIVEM.
    É ASSIM QUE ESTAS PESSOAS EXIGEM SEUS DIREITOS?
    DESRESPEITANDO O DIREITO DE OUTRAS?
    SER GAY OU SER HÉTERO, É COISA QUE SE VIVE OU SE FAZ RESERVADAMENTE, A JULGAR PELA ATITUDE RADICAL E EXCLUSIVISTA DE SE IMPOR DE ALGUMAS PESSOAS, LOGO TAMBÉM VÃO QUERER FAZER SEXO EM PRAÇA PÚBLICA.

  32. Ótimo. Adorei.

    1. Obrigado,
      Abraço do Lourenço

  33. Caro Lourenço.. Acho a questão da homofobia ainda está muito ligada com a questão do esteriópito gay (o gay sempre deve ter uma voz ‘afetada’ um jeito de andar feminino e por aí vai). Dentro dessa ótica separo o problema ainda em dois pontos: 1) Os pseudo-heterossexuais, homens que sentem uma atração pelo mesmo sexo mas, por educação ou coisa que o valham, jamais adimitiriam isso a ninguem (vide Beleza Americana); e 2) Aqueles que se incomodam ao verem pessoas do mesmo sexo trocando carícias em publico. Eu, particularmente, acho que o que me incomoda muito é o segundo item, não por achar que gays não possam trocar carícias, mas também acho que heteros não o devam fazer em publico. Sou hetero, casado a 5 anos, pai de uma menina de 2 e sempre gostei muito de preservar minha intimidade com minha esposa. Acho uma questõa de respeito ao próximo. Quando éramos solteiros não saíamos com casais de amigos e ficávamos o tempo todo com a lingua dentro da boca um do outro, é uma questão de hora e lugar pra tudo. Também sou torcedor do São Paulo e acho um absurdo o que a torcida faz com o Richarlyson. Cada um é dono do seu nariz e faz o que quiser, ele é um exemplo de profissional que não é menos, nem mais, pelo fato de ser o que é (se é que é mesmo, só ele sabe). Infelizmente acho que a homofobia no futebol é algo que vai levar muito tempo ainda pra ser superada. Aqui vale o ponto 1 que comentei.. tem muito machão que deveria se assumir logo e parar de pegar no pé dos outros. Grande abraço.

    1. Prezado Renato,
      Antes de tudo, eu também defendo a idéia de que os bons modos sociais, digas-e de etiqueta, que nada mais são do que manifestações de uma ética maior – que gere princípios e valores mais elevados, e as duas nos fazem muita falta hoje em dia! Pessoas como o personagem de Beleza Americana acabam sofendo muito na vida, além de fazer estender este sofrimento a muitos outros. Tornando uma sociedade nemos fóbica, todos saqem ganhando.
      Obrigado pelo comentário,
      Lourenço

  34. CARO
    SENHOR

    COMO DIZIA OS MAMONAS ASSASINAS :
    “GAY TAMBÉM É GENTE”. GENTE TAMBÉM JOGA FUTEBOL. É SÓ.

    RICARDO

    1. Prezado MMMMMM,
      É por ai!
      Abraço do Lourenço

  35. Avatar de Gatto Larsen
    Gatto Larsen

    Concordo em gênero, grau e número. A opção sexual é extremamente privada, não interessa a ninguém o que interessa são as qualidades e talento naquilo que se propõe.
    Há gays em todos, todos sem exepção os segmentos da sociedade. Falo por experiência própria. Esportes incluindo futebol, religioso de todas as crenças, católicos, evangelistas, budistas, candomblesistas,em todas as profissões e a maioria pais de familia. O ser humano é livre, tem o direito do seu corpo
    Gatto Larsen

    1. Grande Gatto – concordo totalmente. Vamos propagar estas idéias mais elevadas por aqui!
      Obrigado pelo comentário,
      Lourenço

  36. Muito bom o artigo. Deve ser divulgado em vários veículos.

    1. Obrigado Sonia – sinta-se livre para propagar. Eu quero mesmo é defender estes ideais, e criar um espaço para discussões mais elevadas.
      Apareça por aqui!
      Lourenço

  37. Que é estranho ver o baitola do Richarlyson jogando quebrando a munheca isso é.

    1. Eu não acho estranho não – eu acho é que o cara é Macho Paca por fazer isto na frente de todos e não ter medo!
      Obrigado pela visita, reinaldo.
      Lourenço

  38. Avatar de jonimuitoloco
    jonimuitoloco

    os gays estão no futebol e ate campeão foram olha o exemplo dos bambis do morumbi quer maior bicharada do que essa

  39. Querido sinto muito mas, tenho que lembrá-lo: homem que se deita com outro homem, está condenado eternamente. Arrependa-se deste pecado e se converta enquanto é tempo !!

    1. Manumb,
      Eu creio que aquele que realmente ama ao próximo como a si mesmo nunca será condenado, pois nunca erra.
      Obrigado pelo comentário, e abraço do Lourenço

  40. O gay, no meu ver, pode participar de qualquer jogo. Desde que ele não parta para o lado sexual, e não haja nehum assédio sobre os outros jogadores.

    1. Jonas, eu concordo. Aliás, isso vale para gays e héteros, e em qualquer atividade coletiva, no trabalho, etc…
      Obrigado pelo comentério,
      Lourenço

  41. Avatar de Tricolor do Morumbi(xa)
    Tricolor do Morumbi(xa)

    O RICKY NÃO É GAY…
    ELE APENAS FAZ TIPO PRA AGRADAR A TORCIDA PURPURINADA…hauhauhauh

    1. Meu Caro,
      Se ele é ou não é gay realmente não me interessa, para mim interessa o que ele joga, e que o debate sobre a questão seja sempre o mais elevado possível, pois assim se combatem as fobias.
      Abraço do Lourenço

  42. Lourenço, parabéns pelo comentário. Gays assumidos no futebol é só uma questão de tempo. Na várzea, local bem mais conservador, existem gays assumidos, jogam bem e são respeitados pela sua opção sexual.
    Sou casado e nunca sentir atração alguma por homem. Gosto mesmo é de mulher. Sou louco por elas. Compreendo que a simples opção sexual das pessoas é algo absolutamente normal e deve ser encarado por todos com simplicidade.
    Apenas não concordo quando qualquer ser humano tenta desvirtuar princípios perfeitos da natureza, como casamento gay de véu e grinalda na igreja (Façam uma cerimônia de união apenas), o homem gerar filho em sua barriga (Simplesmente adote um criança), a criança ter documentos oficiais com dois pais ou duas mães. Será que a cabeça dessa criança será a mesma dos seus pais gays? Adotar uma criança, dar-lhe carinho, amor e uma vida digna, independe de tudo isso. Existem formas legais para garantir dependência e responsabilidade com quem optamos em conviver familiarmente. Acredito que o maior preconceito e toda essa rejeição da sociedade sobre os relacionamentos gays, são exatamente em virtude da tentativa de passar por cima de princípios que não são nossos, mas simplesmente nos foram disponibilizados perfeitamente pela mãe de tudo; a natureza. A qual devemos seguí-la e obedecê-la ao pé da letra. Será que ainda temos dúvidas disso?
    Nos darmos prazer com qualquer parte do nosso corpo é algo simples e normal, mas modificar uma cultura, tradição criada entre um homem e um mulhr ou a perfeição da construção da natureza, iremos sempre pagar um alto preço. Compreendo que não compensa o prazer a tanta ousadia.

    1. Prezado Manolo,
      Acredite-me, o que pretendo com este blog e nos debates aqui é exatamente defender princípios e valores elevados, e, assim, buscar respeito e tolerância. As questões do casamento gay e da adoção por homossexuais precisa ser trazida com mais atenção aqui, vou ver se já nos próximos dias.
      Abraço do Lourenço

  43. Não tenho duvidas sobre a existencia de gays no Mundo e isso inclui todas atividades exercidas pelos humanos, no futebol é uma questão de aceitação da torcida,na minha opinião o cara não pode é dar gritinho no meio campo ou ficar fazendo pose estranha, o resto … é o dele que queima kkkk.

    1. Thorngeen,
      Lembra-se do árbitor gay que apitou vários jogos há mutos anos, e que fazia tudo isso? Pois foi um dos melhores árbitros de seu tempo, e o resto é respeito!
      Abração do Lourenço

  44. adorei esse simbolo so falta a bandeira do sao paulo e a proposito 40 por cento do time do sao paulo e gay porque dos trinta jogadores proficionais 12 transam com o richardysom toda as consentraçoes e o unico time que esta autorizado a ter bambi e o tricolor o resto e proibido no corinthias gay num entra lugar de boiola e no murunbichas

    1. Renatotimão, homofobia, além de lamentável, é crime! Vou manter teu comentário, que segue com meu repúdio e tua assinatura embaixo.
      LC

  45. Acredito que em muitas vezes o ser humano em meio a uma dificuldade acba se esforçando mais as qustões reflexivas do cotidiano e do trabalho, como ex. no caso dos deficientes físicos.
    No caso das pessoas GLS, também provam cada vez mais que são autosuficientes dentro de quaisquer assunto que lues envolvam. Por isso mais um motivo ao qual não devemos ter pré conceitos ( quero dizer conceitos das pessoas antes de mesmo conhecê-las: pré=antes), vejo muitos exemplos de homossexuais que são excelentes filhos, pais, profissionais e cidadãos)

    1. Prezado Marcos.zan
      Concordo!
      Obrigado pelo comentário
      Lourenço

  46. Ótimos comentários

    Acho que as pessoas deveriam se preocupar com a violência e a corrupção que assola o nosso país e o mundo. Que mal faz à humanidade, a opção sexual de alguém? Aliás estes que se sentem incomodados, talvez tem medo do que está trancado dentro de seu armário particular. Somos uma nação não importando a opção particular de cada um o respeito às diferenças e atitude de pessoas maduras e educadas.
    Que os ignorantes repensem suas atitudes discriminadoras criminosas.

    1. Ótimo comentário é o seu machado. Parabéns e abraço do Lourenço

  47. Xô satanás…

    1. Sim, xô – mas aonde ele estava????

  48. Por que Gay tem tanto desejo de ser aceito porque é gay… sejam, antes de tudo, pessoas… Deixem de impor o seu modo de ser guela abaixo… Eu não ando dizendo a torto e a direito que sou hetero… Deixem dessa coisa de ver homofobia em todo lugar… sejam homens… encarem e sua opção. É como um bêbedo querendo impor a sociedade que o aceitem por ser bêbedo… Cada lugar com a seu comportamento…

    1. Homosapiens,
      Antes e acima de tudo, respeito! Ficarei muito feliz quando não ver homofobia em todo lugar, mas falta muito para isso.
      LC

  49. Caro Lourenço, acredito que voce tenha se expressado mal no final do seu segundo parágrafo quando fala de “opção sexual”. Só quem é gay sabe que ser gay é uma ‘condição’ e não uma “opção”: quem é gay já nasce gay e, então, pode optar por praticar ou não a relação gay, neste último caso o equivalente a ficar dentro do armário ou casar com mulher e ter uma vida inteiramente infeliz, para ele, a mulher e pior, os filhos… Pense nisto!

    1. Meu Caro,
      Estás certíssimo – já corrigi o erro e me penitencio pela falha. Já está lá – orientação, e não opção.
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita!
      Lourenço

  50. Claro que sim é só ir lá na fazendinha, que vcs/ vão ver como tem gay no futebol.KKK

  51. Avatar de leandro ramires
    leandro ramires

    ola…sou hetero…e nao acho q os gays devam ficar fora do futebol nao…este é um jogo democratico e qualquer um pode jogar…o que eu observo..desde pequeno..é que as pessoas com tendencias, ou que ja sao homossexuais nao se interessam pelo jogo de futebol…nas educaçoes fisicas enquanto os ogros estao la jogando e se matando, a maioria prefere ficar alheio conversando e tal…claro q isso nao é uma coisa generalizada e um homossexual pode sim gostar e ser mto bom d bola…imagino q seja raro por causa disso q eu falei..e tb por causa da barreira q os heteros acabam criando….

    1. Prezado Leandro,
      O meio é sabidamente masculino e competitivo, e quem não se sente confortável realmente não entra, sejam gays ou héteros.
      Abraço do Lourenço

  52. Sou são paulina, ou seja, escuto muito sobre a opções sexuais dos jogadores e torcedores.
    E sempre costumo responder: e por acaso só há [possíveis] gays no são paulo? Não há mais nenhunzinho em nenhum outro time? E, se houver??? qual é o problema?
    Homofobia é coisa do século passado, é crime, e ninguém é melhor que ninguém só por causa da sua opção.
    Quer me chamar de bambi? Fique a vontade! Pra mim não é xingo e ainda vai chegar o dia que acolheremos esse apelido, como os palmeirenses adotaram o porco, que era pra ser uma ofensa!

    1. Querida Ritha,
      Se a homofobia fosse apenas parte da rixa entre equipes de futebol o mundo seria lindo! Estamos, de fato, em todos os times, e vamos trabalhar para derrubar a fobia onde ela exclui e mata – forma do campo.
      Obrigado pelo comentário,
      LC

  53. Pelo amor de Deus, daqui a pouco vão dizer que os pedófilos podem adotar criança… quer ser gay… tudo bem, mas não se intrometa no futebol, que é uma das poucas coisa contaminadas pela sua perversão moral…. chega!!! precisamos de um partido politico que defenda os héteros… Chega de Frescura….

    1. Prezado Tiago,
      A organização de partidos políticos é livre pela constituição, mas para defende-lo do que? De que minoria? Pedofilia e homofobia são crimes, está na lei.
      LC

  54. Avatar de PAULO HENRIQUE
    PAULO HENRIQUE

    SER GAY ENRRUSTIDO OU ABERTO É TAMBEM UMA OPÇÃO… NINGUEM PRECISA SAIR PORAI DIZENDO O QUE GOSTA OU NÃO… VIDA PARTICULAR NÃO SE EXPÕE…QUALO PROBLEMA DE UM CARA SER GAY OU NÃO? SÓ PENSO NAS CONFERIDAS QUE OS CARAS VÃO DAR UNS NOS OUTROS NO VESTIÁRIO… E QUER SABER DE UMA COISA TODO HOMEM É GAY… COMENDO OU DANDO!!! SE NÃO FOR FAI SER E SE NÃO DÁ, COME…

  55. Tenho um concunhado que é jogador profissicional ele já me contou inumeros fatos ocorridos dentro de uma concentração, disse que já transou com vários colegas de profissão, e que hoje escolhe quem fica no quarto com ele, com isso aprendeu a ser passivo tambem e gostou muito apesar de ser casado e ter duas filhas, todos tem dentro de si um lado gay ou bi.
    abraços

    1. Prezado Carlos,
      Veja você como é a realidade. Eu não estava errado!
      Abraço do Lourenço

  56. ACHO QUE TUDO BEM,NAO FARIA DIFERENÇA ALGUMA,DESDE QUE A PESSOA DESEMPENHE O SEU PAPEL NO CAMPO COMO BOM JOGADOR TUDO BEM,PRA MIM SO QUERO VER O FUTEBOL ,O QUE ELE FAZ FORA DO CAMPO E PROBLEMA DE CADA UM,ELE TA LA PRA JOGAR , A SEXUALIDADE É DELE, FAZ COM ELA O QUE BEM ENTENDER,NO CAMPO ELE TEM QUE MOSTRAR QUE SABE JOGAR BOLA . TCHAU E PBRIGADO A TODOS FUIIIIIIIIII

  57. Adorei !
    Vamos quebrar tabus e derrubar preconceitos !!!

    1. Obrigado Sergio,
      Vamos gerar debates de bom nível e fazer tudo isso sim!
      Abraço do Lourenço

  58. Caro Lourenço

    Estou, agora, com 54 anos e desde adolescente nunca entendi muito bem essa coisa com os homossexuais sejam eles do sexo masculino ou feminino. Tinha discussão homéricas com amigas e colegas porque sempre achei o preconceito de qualquer forma um absurdo: são os negros, as mulheres, os judeus, os homossexuais, os pobres e trá lá lá.
    E aí tem aquela história: é possível que um negro tenha preconceito em relação aos homossexuais; homossexuais podem ter preconceito com pobres e excluídos; pobres e excluídos podem ter preconceito com suas mulheres; mulheres podem ter preconceito com outras mulheres; judeus podem ter preconceito com … o que mais?
    Enfim, no caso dos homossexuais e futebol tenho certeza que a categoria está lá, bem representada, não é? Afinal só os humanos podem fazer determinadas atividades, o futebol é uma delas. Pois é, em todos os lugares temos seres humanos desenvolvendo atividades. Melhor cuidar do humano e esquecer essa história do preconceito. Abraços.

    1. Prezada Izabel Maiza,
      Vamos, sim, cuidar de construir uma sociedade mais elevada e combater os preconceitos idiotas.
      Abraço do Lourenço

  59. Creio que uma pessoa que se julga “gay” ou que o é deve ser encarado como sendo uma pessoa que necessita ser amada e orientada. Desde o início da civilização, o próprio DEUS mostrou-se contrário a essa prática, porém nos ensina a amar essas pessoas e ensiná-las nos caminhos que elas devem andar. Creio que se apresen-tarmos JESUS CRISTO e seu infinito amor a estas pessoas, elas poderão entender o significado de não agir desta forma. Gostaria de enfatizar que tudo passa pelo genuíno amor Cristão

    1. Prezado Carlos,
      Eu também penso assim! Jesus nos disse: “Amaivos uns aos outros, assim como eu vos amei!” Aquele que realmente ama ao próximo como a si mesmo, incondicionalmente, não erra nunca. Pena que muitos não consigam enchergar isso.
      Abração do Lourenço

  60. Avatar de henrique de oliveira
    henrique de oliveira

    Discordo em genero numero e grau .
    O que mais tem no futebol é gay , o problema é que os caras não saem do armario.

    1. Pois vamos das a eles condições melhores emais seguras para que possam sair dos armários, e para que nninguém precise entrar neles novamente.
      Abração do Lourenço

  61. Enrustido mas tem. Tem homossexual em todo lugar, na rua, na chuva na fazenda. Na igreja também, tem uns caras que são homo e partem para a pedofilia com garotinhos. Quando eu era garoto e bonitinho me cantavam em todo lugar, não tinha como.
    E tem os homossexuais eventuais também – caras que são machos, gostam de ser machos mas de vez em quando atacam por puro barato. Desses ninguém nunca falou. Mas tem.

  62. Parabéns pelo artigo, não conhecia sua coluna, achei muito oportuno tal situação e também confesso que:INFELIZMENTE nosso futebol sempre será de “homens”, pois a hipocrisia que impera sobre a sociedade brasileira, não nos permitirá ver a diversidade em campo !!! Tome como exemplo a seleção feminina de futebol, a melhor do mundo, e até hoje sem apoio/patrocínio. Que nossos jogadores “não saiam do armário”, tudo bem, entendo as necessidades de “preservar a imagem”, afinal, ser gay no país do futebol pega mal !!! mas como referência dentro da sociedade, bem que nossos jogadores, poderiam apoiar o PLC 122. Um jeito “legal” de combater a homofobia e poder ajudar a si mesmo.

    1. Grande Lando,
      Muito obrigado pelo comentário. Eu também entendo quem se protege dentro do armário, e quero ajudar a criar um mundo aonde eles se sintam mais protegidos e sofram menos! Ajude-nos a fazer deste blog um espaço de debate elevado e eficaz!
      Abraço do Lourenço

  63. Avatar de JONAS NOGUEIRA - DE FORTALEZA CE
    JONAS NOGUEIRA – DE FORTALEZA CE

    Caro* Lourenço, vc tem toda razão quando diz q todos os segmentos tem GAYS,nao me resta dúvidas e no futebol nao é diferente. O acontece é q as pessoas nao encaram o GAYS como um homem alem do homem comum, pois nós GAYS Somos sim mais forte mais corajoso, claro q em algumas sintuações os proficionais como no futebol nao possam emfrentar seus opositores nao por falta de coragem mais por mreceio de perder seus empregos pq é isso com toda certeza q aconteceria. UM DIA NÓS CHAGAREMOS LA, AINDA SONHOS EM ANDAR DE MAOS DADAS COM MEU PARCEIRO O Q TEM D MAIS NISSO?
    AS as meninas heteros fazem isso e nao sao descriminadas é tao normal vc apenas pegar na mao isso nos faria nós mais feliz pode ter certeza. quem nao gosta d ficar avontade com quem vc gosta fazer caricias nao malíciosas claro mas uma coisa bem natural. Um abraço fote Lourenço.

  64. Avatar de JONAS NOGUEIRA - DE FORTALEZA CE
    JONAS NOGUEIRA – DE FORTALEZA CE

    Caro* Lourenço, vc tem toda razão quando diz q todos os segmentos tem GAYS,nao me resta dúvidas e no futebol nao é diferente. O acontece é q as pessoas nao encaram o GAYS como um homem alem do homem comum, pois nós GAYS Somos sim mais forte mais corajoso, claro q em algumas sintuações os proficionais como no futebol nao possam emfrentar seus opositores nao por falta de coragem mais por mreceio de perder seus empregos pq é isso com toda certeza q aconteceria. UM DIA NÓS CHAGAREMOS LA, AINDA SONHOS EM ANDAR DE MAOS DADAS COM MEU PARCEIRO O Q TEM D MAIS NISSO?
    AS as meninas heteros fazem isso e nao sao descriminadas é tao normal vc apenas pegar na mao isso nos faria nós mais feliz pode ter certeza. quem nao gosta d ficar avontade com quem vc gosta fazer caricias nao malíciosas claro mas uma coisa bem natural. Um abraço fote Lourenço.

    1. Meu Caro Jonas, vamos trabalhando para que o mundo nos veja assim! Volte sempre a este blog e vamos criar um debate elevado que ajude a mudar isso tudo.
      Abraço do Lourenço

  65. Homofobia não existe oque existe é meu direito de não gostar de quem quer ir contra as leis do universo, da natureza ou se preferir Divina.

    1. Prezado Renato,
      Gostar é uma questão pessoal, cada um tem sua opinião. Respeitar a opinião alheia é dever e obrigação. Naõ concordo, mas respeito tua opinião.
      Abraço do Lourenço

  66. Vc se diz um GAY SEM PRECONCEITO.Não entendi

    Contra quem poderia ser seu preconceito? Conta outra, cara!

    Ah, não sou seu querido.

    1. Meu Caro,
      Não tenho preconceito contra ninguém – a frase é exatamente uma brincadeira com o eterno preconceito que sofri muito na vida. Te respeito, mas não se preocupe em ser meu querido ou não
      Abraço do Lourenço

  67. Avatar de Patty CantuS
    Patty CantuS

    Eu sou a favor de homosexuais em campo.
    Até mesmo porque discriminação, hoje em dia, não está com nada. Como antigamente quem não usava drogas era careta, a caretisse está agora em preconceitos… somos todos iguais perante as leis e prncipalmente no futebol, que agrega pessoas de todos os cantos, não devria existir esse tipo de preconceito.

    1. É isso ai, Patty. Vamos tentar gerar toler tolerância e respeito com este blog?
      Abração do Lourenço

  68. Avatar de Richard Wagner
    Richard Wagner

    Olá, gostaria apenas de deixar um comentário em relação ao Kaká… vc condenar uma prática naum quer dizer q vc eh HOMOFÓBICO… te garanto q ele ama os GAYS igualmente ou até mais q vc e muita gente por aew… O fato dele naum aceitar uma prática q Deus condena naum o torna um HOMOFÓBICO de modo algum… “…e conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará…” Fique na Paz meu amado !!!

    1. Meu Caro,
      Tens o mesmo nome que o meu compositor favorito! Parabéns. Respeito a opinião alheia e defendo, sempre, o respeito a valores mais elevados. Acredito que, acima de tudo, deve-se amar ao próximo como a si mesmo, incodicionalmente. Mas dizer que Deus nos condena, e aí já temos uma opinião e não uma verdade absoluta, nos joga numa posição de errados, na qual somos muito atacados, e aí é que precsiamos trabalhar o amor e o respeito. Combater a homofobia é uma forma inegável de amor.
      Abraço do Lourenço

  69. É ser gay é ser gente e como gente creio que o gay disputa de igual pra igual com o hétero, o mérito da questão resume-se na potencialidade do jogador, se o gay joga ou ñ de igual pra igual com o hetero. Afinal, além da opção sexual, gay é homem sendo assim, biologicamente falando, estamos de igual pra igual. Assim como o hetero ñ sente atração por todas as mulheres, ñ é por todos os homens q sentimos atração, existe o respeito e a honra, não tem nada haver questão de vestiário, abraços, trombadas ou comemorações de gol, isso é profissionalismo e não opção sexual, se fosse assim o gay na concentração a tornaria uma orgia sexual e isto não funciona dessa forma. O futebol é esporte coletivo, coletividade esta q carece apenas de qualidades futebolistícas e não sexuais, o sexo é a parte e essa parte cada um faz com quem gosta!!!

    1. Grande Robson – belo comentário, Ajude-me a fazer deste um espaço para defendermos estas idéias, e combater os fóbicos.
      Abraço do Lourenço

  70. Nada, nadissima contra. Contudo, pessoalmente acho que seria muito bruto para figuras gays mais comuns. Embora, inegavelmente o Richarlyson é prova de que pode ser diferente. Acho até que um certo glamour seria agregado ao esporte bretão no campo e nas arquibancadas.

    1. Prezado Nei,
      Não imaginas o quão brutos podem ser os gays, que enfrentam uma barra pesada no quotidiano. E se soubesses o quão maravilhosos e glamurosos são os gays que jogam lá na Grã-Bretanha, te espantarias, Isso até vale um post, daque a alguns dias.
      Abração do Lourenço

  71. Depois do despacho do Juiz do caso Richarlyson e do apoio que ele recebeu, acho até possível que um gay declarado torne-se um excelente jogador ‘na ânsia de debelar qualquer preconceito’. Coisa que, aliás, sempre acontece com a moral humana: o desprezado e rebaixado precisa de transpor seus limites à exaustão para garantir os mínimos direitos de seus pares.

    Obs.: O orgulho gay ou a bandeira “sou homo” são mesmo bons caminhos para a compreensão? Não poderiam ser nada mais que uma manisfestação contraconceitual tão preconceituosa quanto acreditar que TODOS são e sempre foram héteros?

    1. Mestre.
      Com mais uns 10 Richarlysons, e repito que eu não posso dizer, aqui, que ele é gay, cetamente mudaríamos muito o mundo. Quanto à bandeira e os refrões, acho que foram inevitáveis para quem viveu preso a guetos por tanto tempo. Concordo, contudo, que tudo isso precisa sempre ser revisto a cada novo passo da sociedade.
      Obrigado por suas palavras,
      Lourenço

  72. fico triste por não ter aceito os meus comentario ,pois que eu pela 1 vez que eu leio este comentario. mesmo assim obrigado;

    1. Meu Caro,
      Onde estão teus comentários? Libero agora – entenda que tenho aqui mais de115 deles a liberar e responder, filtrando os ofensivos.
      Volte sempre e serás bem vindo
      Abração do Lourenço

  73. Avatar de ALTITURE GOMES DE ARAUJO
    ALTITURE GOMES DE ARAUJO

    Pode até ser que dentro das 04 linhas não existam gays; pode ser também que na seleção Brasileira de Futebol não existam gays e, até mesmo nos grandes “times” brasileiros, mas, treinadores gays tem muitos, principalmente nas categorias inferiores e entre amadores. Agora, outra questão, perguntar não ofede: QUEM TRANSA COM GAY TAMBÉM NÃO É GAY? E, LEVANTE A MÃO, AQUELE HOMEM QUE NUNCA, MAS, NUNCA MESMO, NUNCA TENHA TRANSADO COM GAY.

    1. Altiture!
      Estejas certa de que estamos mesmo nos patamares mais elevados! Quanto a tornar-se gay por ter transado com um, não acho que seja ssim. Gay é homossexual, e homossexualismo vai além do puro sexo.
      Abraço do Lourenço

  74. seu comentario muinto bom.decriminar um gays e demais sou gay ,sei respeitar as pessoas ,nem todo galy é igual a todos ,todos que fazem criticas ,que não suportam gays é porque tem alguem da familia , ou muinto cuidado pois que se voçe tem filho ,netos, ou netas cuidado Jamais pedi para ser gay naci galy e vou morrer gay. cuidado para que seu filho não venha a ser mais um,todos que criticam recebem o troco.peça sempre a Deus que ilumine seus filhos e que tambem ilumine todas a pessoas para que não tenham este problema ok abraços.ilton

    1. Prezado Ilton – te achei aqui. Desculpe-me, mas são muitos os comentários a responder. Concordo contigo, e brigo pelo respeito mútuo e contra a intolerância. Estou certo de que, se fizermos deste espaço um território de debate elevado, Deus nos iluminará.
      Abração do Lourenço

  75. O Dia q ser Gay ou não significar ser melhor ou pior em qualquer coisa estaremos ferrados.
    Não sou Gay, mas e daí? isso me faz melhor q vc? Claro q não. P´ra mim o Richarlyson é gay, e isso faz ele ser melhor ou pior jgador? claro q não! Sou casado com uma mulher q é bi. Isso a faz emlhor q as outras? não! Chega dessa babaquice de recriminar! chega de orgulho disso e daquilo! ninguém deve ter orgulho de ser hétero ou gay. Vc é e pronto! Sejamos todos felizes e q cada um tenha prazer pela ponta q lhe agrade!

  76. Concordo, tem muito gay que é mais homem que muito marmanjo “metido”, ser homem é ter honra, integridade, respeito inclusive pelas mulheres o que muitos”homens” não tem.
    Só para deixar registrado sou homem, heterosexual e meu lado feminino é sapatão.

  77. Avatar de Mauricio TRICILOR DESDE CRIANCINHA
    Mauricio TRICILOR DESDE CRIANCINHA

    O Ricky é um jogadorzaço, e a torcida o apoia muito, não queremos vender ele tão cedo. Ponto.

  78. O Ricky é nosso , é só vc ver que time ele joga meu amor, bjks..

  79. Em todas as profissões existem gays, porém acho que não devem mostrar que são, em um jogo por exemplo, o jogador está lá para fazer sua parte, não precisa ficar assumindo publicamente também, quantos gays já passaram pelo futebol e nunca ninguém soube.
    Quanto a dizer que o Kaká não aceita porque está numa religião Homofóbica, é ridículo, a religião de Kaká segue os preceitos da bíblia, que condena o homossexualismo, porém não condena o homossexual.
    Assim como aceitamos a opinião e atitudes de vcs, tb deveriam aceitar opiniões opostas.
    E por fim…o Pelé de bôca fechada é muito melhor !!!!

  80. RICHARLYSON PODE ATE NÃO SER GAY,MAS ELE ENTÃO É UM OTIMO ATOR POIS INTERPRETA MUITO BEM O PAPEL. UI,UI,UI

  81. Ô “cara” o respeito aos bichas já aumentou bastante no Brasil. Mas é um pouco demais, é a verdadeira esculhambação que vocês se infiltrem nas no futebol e nas forças armadas, atividades reconhecidamente feitas para HOMEM. Não se trata de preconceito, mas do mau estar que isso causa, ok !!

  82. Tem certos absurdos que não consigo entender, a opção sexual de cada um não vem ao campo, sendo um bom jogador de q importa se ele gosta de “meninos ou meninas”?
    Acho qualquer tipo de preconceito ridículo,mas vc tem toda a razão, é uma barreira q existe e ja deveria ter sido quebrada a muito tempo.

  83. SE VC NÃO TIVESSE MSM PRECONCEITO…NÃO DIRIA QUE SOMOS UM SEGMENTO HOMOFOBICO……TRANSFORMAR UM GRUPO EM EXCLUSIVO, E INTOCAVEL….NÃO É DEMOCRACIA…..TER EM MEIO A SOCIEDADE UM GRUPO INCRITICAVEL TB NÃO O É…..A IGREJA É O ORGÃO SOCIAL QUE MAIS AJUDA E TRANSFORMA PESSOAS……TODOS SÃO BEM VINDOS….TODOS….INCLUSIVE OS GAYS…..

  84. Sou São Paulino, quanto ao Pelè, sem duscusão, apenas coisas aqui fora além futebol, que aconteceram com êle, não concordo- Quanto ao Kaká, craque dentro e Fora do Campo, por enquanto e espero que continue a dar exemplo, independente de religião, e Quanto ao Richarlyson, percebe-se, que êle parece-me que êle tem alguns gestos, como deu pra ver numas das faltas que êle sofreu contra o Cruzeiro, no ultimo domingo, digo a maneira estabanada que êle caiu, após sofre uma dessas faltas, e as atitudes em certas passes, também demonstram, certas diferenças entre os chamados machões, mas quero dexar bem claro, que tem muitos amigos Gays, e olhe são são bons ou melhores, que os machões- Portanto acredito ,que assim caminha a humanidade.

  85. DISCORDO QUANDO VC DIZ QUE O KAKA FAZ PARTE DE UM SEGMENTO RELIGIOSO HOMOFÓBICO…..EXISTEM VARIOS GAYS NAS IGREJAS EVANGELICAS…..EU TENHO VARIOS AMIGOS GAYS, DENTRO E FORA DA IGREJA….NÃO SOMOS HOMOFOBICOS….PRECONCEITUOSOS SÃO A MAIORIA DOS GAYS….QUE NEM DE LONGE ADMITEM OS EVANGELICOS…..FALAM DE RESPEITO, MAS NÃO RESPEITAM AS PESSOAS QUE PENSAM DE MANEIRA CONTRARIA A DE VCS….

    1. Jack,
      A igreja ou religião que se aliar num movimento contra os preconceitos e na defesa do respeito e do amor incondicional terá meu respeito e minha colaboração. Não aceito as manifestações de repúdio ao homossexualismo como respeitosas, vindas de onde vierem. Pessoas espiritualmente pobres existem em qualquer lugar, e eu acho que cabe a todos nós abrir caminhos para que elas também evoluam.
      Abração do Lourenço

  86. Acho que você deveria evidenciar os preconceitos a qualquer tipo de ação quanto da preferência sexual. Ao invés de perguntar sobre o que se acha de homossexuais participando desta ou de outra atividade é no mínimo estranha. Primeiro porque já está se excluindo e discriminando por orientação sexual e segundo que somos livres para qualquer coisa neste sentido. Pense melhor e fale sobre o grande absurdo que é questionar se eles podem ou não participar de um esporte ou de uma guerra, como se esquecessemos de que em toda a história mundial o homossexualismo é tão normal como qualquer forma de afeto. Quanto as religiões e igrejas, é pura hipocrisia achar que não existem e aceitem. Nada a ver este seu comentário.

  87. Avatar de Jacky Oliveira
    Jacky Oliveira

    Caro Lourenço Cavalcanti,
    Basbante oportuna esta sua matéria.
    Realmente tem situações que não condizem com a realidade. Hoje mais do que nunca ter uma opção sexual diferente é muito mais que ser gay, são pessoas comuns que fazem parte de um mundo onde existem cores diversas para que cada um faça sua escolha. Trata-se de um situação comum, onde certamente o mais importante não é ser macho e sim ser homem onde vc sita bem o futebol o exercito etc.
    Outra coisa importante é que tanto o homem quanto a mulher elegem ou descobrem seus parceiros por amor sejam eles do mesmo sexo ou sexo oposto. Esta escolha ocorre da mesma forma em que vc escolhe o que vc acha melhor e o que te faz sentir melhor.
    Parabéns pela matéria.

    1. Jacky Querida,
      Obrigado pelo comentário – ajude-me a fazer deste espaço um foro de debates elevados para melhorarmos um pouco este mundo.
      Abração do Lourenço

  88. Concordo totalmente com você,assim como todas as mulherres que jogam futebol são tratadas como gays,o que na verdade não ocorre.

    infelizmente vivemos numa sociedade hipócrita e homofóbica,na qual valores internos e capacidade das pessoas são esquecidas diante de um olhar preconceituoso.

    1. Prezada Flávia,
      Pois vamos fazer deste blog um espaço de debate que ajude a derrubar a hipocrisia e a homofobia!
      Volte sempre e obrigado
      Lourenço

  89. Deve ser bastante irritante o time no vestiário trocando de roupa e uma bichinha de olho no pau da rapaziada…

    Não tenho nada contra os gays e não estou aqui pra comparar a capacidade dos hteros com os homo (como fez o estúpido anterior) e isso é sério, mas não ficaria confortável com esse tipo de assédio.

    1. Juvenal, estejas certo de que o vestiário é o menor problema desta história, como também não estejas tão certo de que o assédio parte dos gays…
      Abração do Lourenço

  90. vamos deixar de hipocresia, sabemos que ja existem Gays no futebol, quer na administração, quer no campo de jogo.
    preconceito irá existir sempre, mais compete ao discriminado fazer valer seus direito.
    resumo, se vc é capaz de executar as tarefas a ti determinadas, quer seja em todas as profissões, então faça o seu melhor.
    não esquecendo de respeitar e se fazer respeitar, pois malidicencias sempre ocorrerão.

    1. José, respeitar e se fazer respeitar é a grande regra!
      Abração do Lourenço

  91. vc tem toda a razao no seu comentario,esta na hora do brasil acabar com esse preconceito que no fim nao leva a nada.so empobrece a nossa humanidade

    1. Odair, obrigado, e me ajude a fazer deste um espaço de debate elevado que nos tire desta pobreza.
      Abração do Lourenço

  92. Claro que existe gays em todos os esportes e são grandes jogadores por exemplo Ronaldo do timão.só não assume mais que é ninguem tem duvidas não é mesmo seus GAMBAMBIS !

  93. Meu caro, voltamos ao velho problema. Jogo é jogo. Foi bem, tá tudo certo. Mas e o medón que os hts têm de dar com as bibas assumidas circulando pelo vestiário, daquelas trombadas no meio do campo, e a comemoração na hora do gol? Isso sem contar que o desempenho da biba em campo pode superar o do bofão. E aí? É, meu caro, a coisa não está assim tão restrita às boas e velhas quatro paredes. Beijas.

    1. Baronesa,
      Impressionante o medão que os bofes têm das bibas. Seré quie debater isso ajuda?
      Abração do Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.