A Câmara vai dar posse nesta quinta-feira, dia 3, a 11 suplentes que assumirão definitivamente as vagas deixadas por deputados que renunciaram ao mandato para exercerem o cargo de prefeito em vários municípios do País. Outros três suplentes serão empossados interinamente porque os titulares apenas se afastaram para assumir postos nos executivos municipais.
Entre os suplentes que tomarão posse está o ex-presidente do PT José Genoino, condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto pelo Supremo Tribunal Federal, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento da Ação Penal 470, o chamado mensalão.
Na quarta-feira, dia 2, Genoino entregou à Mesa Diretora da Câmara a documentação necessária para assumir, de forma definitiva, a vaga aberta com a saída de Carlinhos Almeida (PT-SP). Almeida tomou posse como prefeito de São José dos Campos.
A cerimônia de posse está marcada para as 15h, na sala da presidência da Câmara, e será conduzida pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). O parlamentar está de plantão esta semana para dar posse aos novos deputados porque o Congresso está de recesso até o próximo dia 5 de fevereiro.
Ao todo, 27 suplentes serão efetivados como deputados. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, os demais suplentes que não participarão da cerimônia desta quinta não precisarão fazer um novo juramento de posse, pois já exerceram o mandato em outras ocasiões.
Com informações da Agência Brasil
Deixe um comentário