Geração Neymar é foco de filme sobre 100 anos do Santos

O Santos deu início às comemorações de seu centenário nesta terça-feira, dia 27, com a pré-estreia do filme Santos, 100 Anos de Futebol Arte, da diretora Lina Chamie, que faz parte da seleção do festival de documentários É Tudo Verdade.

Era de se esperar que em um filme sobre o centenário santista o grande astro fosse Pelé, atléta do século segundo a Fifa, que fez história no clube e alçou o alvinegro praiano à fama global entre o final da década de 1950 e o começo da década de 1970.

[nggallery id=15877]

O rei está presente, claro, em entrevistas e em imagens históricas. Só que há muito pouco do time de Dorval, Mengálvio, Pelé, Coutinho e Pepe (todos, menos Coutinho, também dão seu depoimento). As partidas que deram ao Santos o bimundial são citadas de passagem e pouco mostradas.

Por outro lado, praticamente toda a terceira parte do filme é dedicada ao time atual e, embora hajam imagens incríveis das partidas decisivas do clube na Libertadores de 2011 e nos campeonatos paulistas de 2010 e 2011, a história do Santos não pode ser contada pela perspectiva de Neymar, Paulo Henrique Ganso e companhia.

Existem limitações técnicas na montagem de um filme histórico deste quilate, como admite Chamie: “Quanto mais para trás na história nós voltamos, mais difícil fica de encontrar imagens em movimento dos jogadores”. A proposta de Santos, 100 Anos de Futebol Arte é ousada, mas sua execução parece desleixada. A falta de sequências da época  não é desculpa para não se falar, por exemplo, do centroavante Feitiço, primeiro grande ídolo do clube, que fez carreira nas décadas de 1920 e 1930, e cujo nome sequer é mencionado no filme.

De novidade ficam as cenas do jogo decisivo do título do Paulistão de 1955, contra o Taubaté, o primeiro da “era Pelé”, curiosamente ainda sem o astro rei, que só chegaria ao time em 1957.

Apesar dos defeitos, Santos, 100 Anos de Futebol Arte deve emocionar quem é alvinegro da Vila Belmiro e leva o Santos no seu coração. Se este não for o seu caso, não muito pouco para se ver.

SERVIÇO
O que:  Santos, 100 Anos de Futebol Arte
Onde:  CineSESC (Rua Augusta, 2075, São Paulo)
Quando: Estreia oficialmente hoje, às 19h, no festival É Tudo Verdade, no CineSESC – Rua Augusta, 2075
Quanto: Grátis



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.