Gestão e acompanhamento melhoram qualidade do ensino

Pesquisa do economista Ricardo Paes de Barros, realizada pelo Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (Iets), mostrou que municípios brasileiros que tiveram programas de gestão e acompanhamento apresentaram desempenho muito superior ao resto do País. No total, 947 cidades (quase 20% de municípios do Brasil) têm o programa desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna nas escolas. No estudo, foram avaliados alunos de 1ª a 4ª série das redes públicas que aplicaram os programas entre 1999 e 2005. Em todos os itens avaliados (taxa de aprovação, taxa de abandono, distorção idade-série, entre outros), os 947 municípios tiveram avanços maiores em comparação às escolas sem programas de gestão.

A pesquisa mostra que a escola é muito mais do que espaço físico adequado, bons professores, linha pedagógica, entre outros fatores. É preciso acompanhar o desenvolvimento do aluno com programas e metas. O planejamento e o aprimoramento são fundamentais para a escola do século 21.

LINK RELACIONADO

Sobre o estudo nas escolas do Brasil


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.