Queridos, a Revista Veja desta semana fala sobre a nova edição dos livros de André Gide, agora completa, com duas obras inéditas. Gide veio depois de Proust e antes de Genet, teve coragem de falar abertamente sobre sua homossexualidade, e escreveu uma obra prima sobre o tema, Corydon. Agora, o livro está disponível em todas as livrarias, fácil de encontrar. Gide mostra como a homossexualidade sempre esteve presente em toda a nossa cultura desde a Grécia antiga, explica como e onde estávamos. Eu acho esse livro bárbaro, fundamental, coloco Gide no mesmo patamar de Proust, Genet e Mishima.
Reconheço em Gide todo o seu valor, mas existe um ponto em que eu acho que Genet e Mishima o ultrapassam. Ele vai até a Grécia antiga em sua busca e se torna assumidamente helenista, vale dizer, prega a antiga visão de que a homossexualidade aflora naturalmente entre homem mais velho e rapaz mais novo, mestre e discípulo, etc. Neste modelo, que não deixa de ser uma visão válida, o desejo sexual se justifica, se nobiliza, pelo bem que o mais velho traz ao mais jovem, que se entrega em benefício próprio. Tudo bem, nada contra, eu mesmo adoraria ter vivido da Grécia Antiga, e iria para a cama com Sócrates na boa. Michel Foucault, em A História da Sexualidade, segue a mesma linha.
Genet e Mishima não buscam essa justificativa indulgente, que absolve o desejo homossexual pela troca benéfica, eles enfrentam os princípios morais da cultura judaico-cristã e o expõem como humano, carnal, natural. Em Confissões De Uma Máscara, Mishima narra o desejo aflorando mesmo antes da maturidade física, e mostra um menino, de apenas 6 anos de idade, adorando o cheiro dos soldados. Querelle, o marinheiro de Genet, quer ser possuído por outro homem viril, ele quer dar o rabo, desejo homossexual em estado puro. Genet e Mishima transcendem os temores morais, e eu acho que, ao fazê-lo, eles superam Gide. Mas, querem saber? Deixem a filosofia e as discussões para lá e caiam na farra sem medo ou pudores. Leiam todos eles, Mishima, Gide, e Genet – Proust pode ficar para o final.
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