Gigante ameaçado

Como um dragão a cuspir fogo pelas ventas, a China parece ser hoje o único país capaz de ultrapassar os Estados Unidos nas
próximas décadas como superpotência mundial. A República Popular da China foi formalmente estabelecida em 1o de outubro de 1949, às 15h1min36s, em Pequim. O mapa de nascimento do país tem Sol, Mercúrio e Netuno em Libra, das relações sociais e das associações. O fato de ser um país fechado pode ser explicado pela posição desses planetas, todos em casas de água, ligadas ao segredo e ao isolamento. Sol, Mercúrio e Netuno estão na casa 8, casa da morte e da transformação; Júpiter, planeta da expansão, está na casa 12, ligada ao escondido; Marte, regente de Áries que ocupa a casa 3 (da comunicação), está em conjunção a Plutão (repressão) e faz um quadrado com Vênus em Escorpião (controle), em conjunção ao Meio do Céu (governo).

O quadrado entre Sol e Mercúrio com Urano (o libertador) e a Lua, mais o Ascendente no signo de Aquário mostram um país independente, peculiar em sua trajetória e que dá pouca satisfação ao resto de mundo. A Lua e o Ascendente em Aquário sugerem um crescimento sustentado pela tecnologia de ponta. Vênus sextil Júpiter favorece o crescimento econômico. Embora Júpiter (planeta da expansão e do crescimento) esteja enfraquecido no signo de Capricórnio, ele mantém conjunção com o Ascendente (o projeto do país), ampliando sua população, recursos e produção.

Com o planeta Marte (belicosidade) em conjunção com Plutão (poder) vemos que a China foi fundada com ação militar, tendo o maior exército do mundo e o segundo maior orçamento de defesa, depois dos EUA. Essa conjunção propicia intensa ambição e dominação impiedosa. No Ascendente, que representa o país e seu projeto, temos uma conjunção estreita com a estrela fixa Altair, que propicia coragem e convicção para atingir seus objetivos.

Lua (fertilidade, feminino) em Aquário (o novo) em conjunção com o Ascendente mostra o excesso de população e as inusitadas questões das mulheres. Como as famílias preferem ter um filho a uma filha, o país caminhou para um desequilíbrio entre os sexos. A vantagem disso é que as mulheres, em menor número, são agora muito procuradas, o que potencialmente lhes dá um poder dificilmente encontrado em outra parte do mundo.

Este poderá ser um ano difícil para a China, em função de uma quadratura exata de Plutão (transformação) com o Sol radical e uma oposição de Urano (rupturas, revoluções) também com o Sol. Isso pode se traduzir em maior resistência do regime em reconhecer os Direitos Humanos. A partir de outubro, também se configura uma quadratura de Saturno e um sextil de Urano com a Lua radical, mostrando que talvez as mulheres da China venham a ter mais atuação em contendas.

Já em dezembro, o Yod de Júpiter ficará ancorado por Plutão e Saturno. Saturno é a segurança e a estrutura dada pelos governos e organização, a lei e a ordem. Plutão é como um irmão mais velho de Saturno, é o poder supremo e o controle, as corporações multinacionais. Júpiter é o código moral da sociedade e tem mais a ver com os direitos do indivíduo. Assim, com Saturno e Plutão enviando suas forças sobre Júpiter por meio dos quincunces, este deve expressar a energia de alguma forma libertária. Nos últimos 100 anos, houve apenas uma aspectação semelhante: março de 1989, no ano do massacre da Praça da Paz Celestial.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.