Gilberto Gil completa 70 anos nesta terça

Foto Reprodução

Considerado um dos maiores ícones da MPB e do chamado movimento Tropicalista, o músico baiano Gilberto Gil completa 70 anos nesta terça-feira, dia 26.

Nascido no dia 26 de junho de 1942, em Salvador, Gil ficou famoso por criar ao lado dos amigos e conterrâneos Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia o movimento que ficaria famoso por reinventar a contracultura no Brasil.

Influenciado tanto por artistas nacionais, como João Gilberto e Jackson do Pandeiro, quanto por artistas estrangeiros, como Beatles e Bob Dylan, Gilberto Gil criou um som autentico e inovador que correspondia aos anseios de uma geração de jovens politicamente engajados e reprimidos pela ditadura militar que comandava o País.

“Atividades subversivas”
Em 1969, Gil e seu parceiro Caetano Veloso foram presos pelo governo ditatorial, que alegava que os músicos praticavam “atividades subversivas”.  Exilados em Londres, ajudaram a propagar ainda mais a cultura nacional e seus inovadores trabalhos no exterior.

De volta ao Brasil em 1972, Gil continuou se consolidando como um artista prolífico e inventivo. Entre os principais trabalhos de sua extensa discografia destacam-se lançamentos como o disco homônimo de 1968, o manifesto musical Tropicália ou Panis Et Circensis (gravado ao lado de Caetano, Mutantes,  Nara Leão, Tom Zé e Gal Costa), o álbum Expresso 2222, a trilogia RE (Refazenda, Refavela e Refestança) e o álbum do grupo Doces Bárbaros, formado também por Caetano, Gal e Bethânia.

Nos anos 80, Gil realizou uma turnê com o músico de reggae Jimmy Cliff. O contato com o estilo ajudou o músico a adicionar novos elementos à suas composições, consolidando-o como um dos mais importantes artistas do Brasil.

Legado
Hoje, comemorando 70 anos de idade e 50 de carreira, Gil reúne clássicos que se tornaram parte do cancioneiro popular do País. Domingo no Parque, Andar Com Fé, Sítio do Pica Pau Amarelo, Vamos Fugir, Panis Et Circensis, Se Eu Quiser Falar com Deus e Aquele Abraço são apenas algumas das muitas canções do baiano consagradas no Brasil e no mundo.

Entre os artistas que já gravarão suas canções estão nomes como Elis Regina, Cazuza, Simone, Zizi Possi, Daniela Mercury, Gal Costa, Maria Bethânia e Ivete Sangalo.

Durante o governo Lula, Gilberto Gil também foi Ministro da Cultura, cargo que exerceu de janeiro de 2003 a julho de 2008. Em sua carreira, já lançou 57 álbuns, tendo vencido o Grammy com oito deles.

Homenagem
Recentemente, o cantor realizou o show Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo, gravado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Para celebrar o aniversário do músico, o Youtube exibirá uma hora da apresentação hoje, a partir das 19h. Para conferir, basta acessar o canal oficial do músico no site.

 

LEIA NOSSA MATÉRIA ESPECIAL COM O MÚSICO
Gil, cidadão do mundo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.