Glossário da sustentabilidade

Aquecimento global
Aumento da temperatura média da Terra. As pesquisas recentes indicam que a queima de combustíveis fósseis, a queimada de florestas e a poluição industrial lançam gases que intensificam o efeito estufa, provocando mudanças climáticas e o aquecimento global.

Agenda 21
Um dos principais documentos firmados na Eco-92, por 179 países. Estabelece as bases do desenvolvimento sustentável, com o envolvimento dos diferentes segmentos da sociedade. Existe um plano de ação mundial, cada país tem a sua Agenda 21, e os municípios também.

Biodiversidade
Conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes no planeta.

Carbon Disclosure Project (CDP)
Projeto formulado por investidores institucionais definindo políticas de combate ao aquecimento global de âmbito empresarial. Dissemina informações sobre mudanças climáticas, mercado de crédito de carbono e estratégias para prevenção contra riscos ambientais.

Carta da Terra
Declaração de princípios e valores lançada em 2000. É uma espécie de código ético planetário para a construção de uma sociedade justa, sustentável e pacífica que reconhece a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento eqüitativo e a paz como interdependentes.

Créditos de carbono
Criados pelo Protocolo de Kyoto, são certificados que países em desenvolvimento podem emitir para cada tonelada de gases de efeito estufa que deixarem de lançar ou retirarem da atmosfera. Empresas também podem emitir e comercializar créditos de carbono.

Desenvolvimento sustentável
O conceito começou a ser esculpido em 1971 e foi definido em 1987 pelo Relatório Brundtland, da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas necessidades”.

Ecoeficiência
Criado em 1992, o conceito foi adotado por empresas no mundo todo e significa produzir mais gastando menos insumos e matérias-primas.
A ecoeficiência se dá por meio dos 3 R: reduzir o consumo, reutilizar o que for possível, e reciclar.

Efeito estufa
É um fenômeno natural pelo qual alguns gases presentes na atmosfera funcionam como um escudo de proteção para a Terra. Deixam passar a luz solar, mas aprisionam o calor, formando uma espécie de estufa. Tudo indica que o fenômeno se desregulou por conta de ações humanas.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Criado pelas Nações Unidas em 1990 para medir o nível de desenvolvimento e o bem-estar das populações, o IDH se baseia em indicadores de alfabetização, educação, renda, esperança de vida e natalidade.

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
Lançado em 2005 pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o ISE oferece um indicador para as ações de empresas comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade e que promovam boas práticas de governança corporativa.

Mudança climática
A ampliação das emissões de gases de efeito estufa provoca a elevação da temperatura da Terra, o que pode causar mudanças no clima e elevação no nível do mar.

Pegada ecológica
Usada como indicador de sustentabilidade ambiental. Mede e gerencia o uso de recursos naturais, como terra e água, por exemplo, necessários para sustentar as gerações atuais, tendo em conta os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.

Princípios do Equador
Diretrizes socioambientais que as instituições financeiras empregam voluntariamente no financiamento de projetos acima de US$ 10 milhões. Foram estabelecidos em 2003 pelo Banco Mundial e pelo International Finance Corporation (IFC), em conjunto com uma série de bancos privados internacionais.

Protocolo de Kyoto
É um acordo internacional lançado em 1997, no Japão, para estabilizar a concentração de gases que provocam o efeito estufa e garantir o modelo de desenvolvimento limpo. Entrou em vigor em 2005 e prevê que, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis de 1990.

Pacto Global (Global Compact)
Iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas em 1999 para incentivar as empresas a contribuírem com a construção de uma economia global mais sustentável e inclusiva. Mais de 200 companhias brasileiras aderiram ao movimento, que promove os direitos humanos e de trabalho, protege o meio ambiente e combate a corrupção.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)
Compromisso aprovado por 191 países em 2000 que prevê um conjunto de oito objetivos para melhorar a qualidade de vida, saúde, educação e meio ambiente do planeta. Até 2015, espera-se tirar da miséria cerca de 1 bilhão de pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia e garantir que todas as crianças estejam matriculadas em escolas.

Rajendra Pachauri
Economista indiano que preside o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2007 com o americano Al Gore. O painel de cientistas e especialistas aponta que o aumento da temperatura média da Terra será de 1,8ºC a 4ºC até 2100 e que os oceanos devem se elevar de 18 a 59 centímetros.

Relatório Stern
Calcula os custos da inação. Os prejuízos poderiam alcançar de 5% a 10% do PIB mundial e, no pior cenário, até 20%. Já estabilizar as emissões de gases de efeito estufa entre 450 e 550 ppm (partes por milhão) custaria cerca de 0,2% a 3% do PIB global em 2030, ou menos de 0,1% por ano. Ou seja, é mais negócio reverter os efeitos da mudança climática.

Sustentabilidade
É a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável pelas empresas. Sustentabilidade é um jeito de fazer as coisas, de tomar decisões levando em conta as pessoas, o lucro e o planeta. Para as organizações, é uma forma de gestão dos funcionários, do impacto ambiental, da relação com comunidade, clientes e fornecedores.

Stakeholders
Pessoas, empresas, instituições e comunidades que influenciam ou são influenciadas pelos resultados de uma organização: acionistas, funcionários, fornecedores, credores, clientes, governo e sociedade.

Triple Bottom Line
Conceito que resume o tripé da sustentabilidade, segundo o qual, para ser bem-sucedida no longo prazo, a empresa deve buscar equilíbrio e harmonia nos desempenhos econômico, social e ambiental.

Uma Verdade Inconveniente
Documentário sobre os riscos do aquecimento global que rendeu o Prêmio Nobel da Paz de 2007 ao americano Al Gore, ex-vice-presidente de Bill Clinton.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.