Premiado escritor português, Gonçalo Tavares lança o livro “Matteo perdeu o emprego” no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, nesta terça-feira, 11 de novembro, no evento “Sempre um papo”. O escritor de 43 anos participará de um debate informal sobre seu romance e também fará uma leitura de trechos inéditos de seu mais recente livro “Os velhos também querem viver”, que chega às livrarias em dezembro. O evento começa às 20h e a entrada é gratuita.
Nascido em Luanda, Angola, Tavares logo se mudou para Portugal e ganhou alguns dos mais importantes prêmios da língua portuguesa com o romance “Jerusalém”, como o Portugal Telecom, em 2007, Prêmio José Saramago, em 2005, e Prêmio LER/Millenium BCP, em 2004. Com “Aprender a rezar na Era da Técnica”, o escritor recebeu o Prix Du Meuilleur Livre Étranger de 2010.
O livro “Matteo perdeu o emprego” está entre os 12 finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. O romance é dividido em duas partes. Na primeira, como num efeito dominó, histórias curtas estão interligadas entre si e dão sequência umas às outras, até chegar em Matteo, personagem que perdeu o emprego. Na segunda parte, Tavares escreve um ensaio sobre a produção do livro.
“Os velhos também querem viver” é a última parte da tetralogia “O Reino”. A história se passa em um país indefinido, que vive as lembranças de um período de guerra. O médico Lenz Buchmann almeja aumentar sua influência na sociedade, ingressa no Partido e se torna o homem de confiança do candidato à presidência.
Deixe um comentário