A Google anunciou hoje uma nova parceria com montadoras automobilísticas que promete ampliar os usuários de seu sistema operacional, o Android. O objetivo é lançar ainda em 2014 os primeiros carros integrados com o sistema. Além das gigantes Audi, General Motors, Honda e Hyundai, a fabricante de chips NVIDIA também se uniram para compor, ao lado da Google, a Open Automotive Alliance (OAA).
Segundo o comunicado feito pela Google, a proposta não é oferecer uma forma de entretenimento ou diversão para as horas na estrada ou trânsito, mas sim tornar o carro mais seguro e intuitivo, com aplicativos que melhorem a experiência dos usuários ao dirigir. Os carros com Android terão uma tela integrada onde será possível baixar Apps exclusivos relacionados à mobilidade e segurança. De acordo com a Google já existem empresas e desenvolvedores trabalhando para desenvolver Apps para a versão automotiva do sistema.
Esta iniciativa não é a primeira da Google no setor automobilístico. A empresa lançou em 2011 o Google Driveless Car, uma espécie de carro automático onde permite que o motorista não precise dirigir e apenas observar o trajeto. No ano passado, o estado americano de Nevada recebeu autorização para o uso do carro, na Califórnia o uso do carro também foi legalizado. O Google também fez testes em outras cidades americanos e até agora não contabilizou nenhum acidente.
Além do Google, outras empresas do setor já anunciaram parcerias para lançarem “carros do futuro”, é o caso da Ford que já demonstrou sua integração com o Windows, GM, que também integra a aliança OAA, lança neste ano modelo com sistema que permite trazer músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de permitir ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia Hands Free Telephone e também conta com sistema Siri, da Apple, que permite ao usuário interagir com sua própria voz.
Deixe um comentário