O Google lançou, nesta terça-feira (3) uma campanha global para a Copa do Mundo promovendo a igualdade racial e o fim do preconceito a homossexuais no esporte. O vídeo pretende mostrar a presença da comunidade LGBT no mundo do esporte e compartilhar histórias de atletas que tiveram coragem de assumir sua orientação sexual. A campanha também mostra o apoio e o incentivo de outros atletas e torcedores à causa.
Além de depoimento de atletas que assumiram sua homossexualidade, como Jason Collins, jogador de um grande time do basquete norte-americano, Robbie Rogers, jogador de futebol, e Michael Sam, jogador de futebol americano, o vídeo conta com depoimentos de brasileiros para destacar a importância da diversidade no esporte.
“Dentro do campo não existe espaço para preconceito e discriminação, somente para a arte de jogar”, diz o craque Neymar.
Marta, eleita pela Fifa cinco vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, lembra: “Não importa quem você ama. O que importa é fazer gol”.
O vídeo resgata, ainda, uma fala do líder Sul-Africano Nelson Mandela para ressaltar o poder transformador do esporte. “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Ele tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem.” Em outro trecho, Mandela afirma: “O esporte pode criar a esperança onde antes só havia desespero.” O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, é outra personalidade que aparece no vídeo vislumbrando uma época em que não exista discriminação a gays e lésbicas.
Assista o vídeo da campanha #JogueComOrgulho:
Deixe um comentário