Mais um importante passo para selar definitivamente a paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deve acontecer nesta terça-feira, dia 6, em Havana, Cuba, com uma reunião entre negociadores nomeados pelo presidente do país, Juan Manuel Santos, e nomes destacados pelas Farc. De acordo com o representante dos guerrilheiros, Bernardo Salcedo, na reunião deverão ser abordadas as questões relativas à logística e aos aspectos tecnológicos do acordo.
No dia 15, também na capital cubana, deve ocorrer mais um encontro com a mediação de autoridades de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega.
As conversas tiveram início há cerca de um ano e meio, mas a primeira reunião para selar termos do acordo geral de paz ocorreu só no mês passado em Oslo, na Noruega.
Na agenda dos diálogos estão a busca de soluções para o problema da terra, o abandono das armas pelas Farc, a entrada da organização na vida política, o controle do narcotráfico, além da compensação das vítimas do conflito que existe no país há quase meio século.
Deixe um comentário