O governo federal decidiu ceder diante das reivindicações dos professores universitários, que estão em greve há dois meses, e vai oferecer ainda nesta terça-feira, dia 24, uma nova proposta com índices maiores de reajuste para alguns níveis da categoria. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
O Governo Federal vai sugerir que os novos pagamentos, antes previstos para o segundo semestre de 2013, devem passar a valer em março do próximo ano. Essa foi uma das demandas apresentadas pela Andifes (associação de reitores) em reunião com o ministro da Educação Aloizio Mercadante
A proposta inicial do governo previa um reajuste com impacto de R$ 3,9 bilhões, diluídos entre os próximos três anos. O aumento concedido pelo governo priorizou os docentes com maior titulação –os professores no topo de carreira receberam reajuste de 40%.
Os docentes, entretanto, não concordaram com a oferta e decidiram manter a greve –atualmente, 57 das 59 universidades federais estão paralisadas. Eles alegam que, para muitas categorias, os índices apenas repõem a inflação do período e pedem ainda mudanças estruturais nos critérios de progressão na carreira.
Deixe um comentário