Foto Reprodução
Quem olhasse para as pesquisas de intenção de voto da cidade de São Paulo no início da campanha eleitoral pouco provavelmente diria que Fernando Haddad (PT) seria eleito neste domingo, dia 28, data do segundo turno das eleições da capital paulista.
Mas foi o que aconteceu. Com 55,57% dos votos válidos, Haddad venceu seu adversário José Serra (PSDB), e é o primeiro petista a ocupar o cargo desde a saída de Marta Suplicy, que esteve a frente da prefeitura de 2000 a 2004. Derrotado, o tucano contabilizou 44,43% dos votos.
Inicialmente cotado com apenas 3% das intenções de votos nas primeiras pesquisas, Fernando Haddad soube se valer da influência do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff para ganhar espaço junto ao eleitor paulistano.
Apresentado como “um homem novo para a cidade”, Haddad conseguiu desbancar o favoritismo de Celso Russomanno (PRB) e foi ao segundo turno contra Serra. Na ocasião, o tucano acabou em primeiro lugar, com 30,75% dos votos, e o petista em segundo, com 28,98%.
Vitória
Na capital do Espírito Santo, a disputada eleição do segundo turno culminou com a vitória de Luciano Rezende (PPS), que teve 52,73% dos votos válidos. Seu adversário Luiz Paulo (PSDB) angariou 47,27% do eleitorado. No primeiro turno Rezende teve 39,14% e Luiz Paulo 36,69%.
Deixe um comentário