No próximo dia 22, abre as portas para o público em geral a primeira edição da Hyundai Mostra Black, uma exposição voltada ao design de interiores, reunindo nomes consagrados da área em um casarão no Jardim Europa, em São Paulo.
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Na manhã de sábado, a casa recebeu a imprensa com coquetel de champanhe e a presença dos 14 designers, paisagistas e arquitetos que receberam o convite há cerca de um mês. Eles tiveram a liberdade de criar seus ambientes em cima da pergunta: “O que é black para você?”, sugerida pela idealizadora do evento Raquel Silveira, e seus sócios, César Bekerman, Priscila Lima de Charbonnièrs e Louis de Charbonnièrs.
O casarão na Rua Groenlândia, 448, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon nos anos 1940, recebe desde o veterano arquiteto Sig Bergamin, que projetou um living room “chocolate amargo”, com obras de Portinari e Vik Muniz; até o jovem designer Guto Requena, que ocupou o corredor com uma brincadeira interativa em que pergunta aos visitantes: “O que faz de uma casa um lar?”. Outra presença é a do também consagrado João Armentano, que adaptou o sótão a uma sala de visitas e escritório. Para completar o time, os outros nomes que ocupam a casa são: Alex Hanazaki, Ana Maria Vieira Santos, Dado Castello Branco, o baiano David Bastos, Fernanda Marques, Jorge Elias, Luiz Carlos Orsini, Marcelo Faisal, Murilo Lomas, Renata Seripieri e Roberto Migotto.
Muitos estavam há tempos sem expor e se identificaram com o tema sugerido, deixando claro que “black” não é necessariamente a cor preta. Há ambientes marrons, vermelhos e laranjas. O que predomina, no entanto, são cores fortes, escuras, a sobreposição de texturas e a sofisticação de materiais.
O conceito da mostra é de que “black” é exclusividade, é o restrito e de alta qualidade. Voltada para o público de alto poder aquisitivo e interessado em designer em geral, a mostra é uma primeira manifestação da marca a ser lançada. A iniciativa do projeto surgiu em fevereiro quando o casal Charbonnièrs conheceu Raquel Silveira e se juntaram a César Bekerman, que esclarece: “O conceito não é algo inovador em si. Já existem produtos ‘blacks’ e uma demanda deste consumidor exclusivo e com bom gosto, que deseja ser tratado de forma diferenciada, como por exemplo, o Black Label ou cartões de crédito ‘black’. São produtos voltados para essa faixa exclusiva da sociedade e que já encontra seu público”.
A marca prevê outras ações voltadas para o universo do designer de interiores, como, o prêmio ‘black’ para estudantes de arquitetura, além de lançamento de produtos e a expansão da mostra para outros estados do Brasil. Segundo os organizadores, o objetivo é explorar esse life style do consumidor de alta renda, aproveitando o crescimento econômico brasileiro e o decorrente boom imobiliário. “O ‘black’ é como a alta costura, são os poucos que criam a tendência e não geram a tendência. Queremos fazer de São Paulo um polo dissipador de tendências, assim como é Milão hoje”, diz Priscila de Charbonnièrs.
Serviço
Hyundai Mostra Black
A mostra fica aberta ao público do dia 22 de junho até 17 de julho. Com entrada a R$100.
Rua Groenlândia, 448 – São Paulo, SP
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