Pesquisas indicam cenário polarizado entre Dilma e Marina

Na noite de quarta-feira (3) duas pesquisas medindo a corrida presidencial foram divulgadas, uma pelo IBOPE outra pelo Datafolha.

Segundo o Ibope, a presidenta Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto com 37%, seguida por Marina Silva (PSB) com 33% e Aécio Neves (PSDB) com 15%. Pastor Everaldo (PSC) tem 1% e os outros sete candidatos somados acumulam 2%.

A pesquisa mostra que as preferências estão cada vez mais divididas entre Dilma e Marina, com Aécio em queda e mais distante do segundo turno. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. A taxa de indecisos, que era de 8%, é agora de 5%,

Desta forma, Dilma registrou aumento de 3%, Marina 4% e Aécio teve queda de 4%.

Em um eventual segundo turno entre as duas candidatas, Marina aparece com 46% e Dilma com 39%. Na disputa fosse entre Dilma e Aécio, a presidenta venceria com 47% contra 34% do tucano. O Ibope mostra também que a administração da petista tem a aprovação de 36% dos eleitores – no levantamento anterior, o índice era de 34%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.O instituto ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa Datafolha foi divulgada na Folha de S.Paulo, na edição desta quinta-feira (4), mas também divulgada nesta quarta. O instituto mostra Dilma Rousseff e Marina Silva tecnicamente empatadas, 35% para a petista, contra 34% para a pessebista. Aécio Neves, do PSDB, aparece na sequência com 14% das intenções de voto, enquanto Pastor Everardo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana genro (PSOL) somam 1% cada um.

Apesar da virtual igualdade, Dilma Rousseff foi a única que registrou crescimento em comparação a última pesquisa – ela subiu um ponto percentual

Se as duas candidatas se enfrentassem no segundo turno, a vitória seria de Marina, 48% contra 41%, vantagem essa que diminuiu 3% em relação a estimativa feita na última pesquisa Datafolha, quando Marina contava com 50% das intenções contra 40% para a atual presidenta.

Na simulação que coloca um eventual confronto entre Dilma e Aécio, vantagem para Dilma, 49% contra 38% do ex-governador de Minas. Na semana passado a diferença era menor, 48% contra 40% para a petista.

Dessa vez a pesquisa Datafolha, que ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre 1 e 3 de setembro, levou em consideração um segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves, vencido pela candidata do PSB, 56% contra 28%.


Comentários

Uma resposta para “Pesquisas indicam cenário polarizado entre Dilma e Marina”

  1. Avatar de João Batista - SC
    João Batista – SC

    Na página 240 programa marina ela defende o fim da Justiça do Trabalho? Pelo que estou sabendo a mesma deseja a diminuição do papel do Estado na solução dos conflitos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.