Ibope: Dilma tem 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (7) indica estabilidade nas intenções de voto para presidente da República em relação ao levantamento anterior, segundo o instituto.

A presidenta Dilma Rousseff (PT) aparece com 38% das intenções de voto, mesmo percentual registrado em julho; Aécio Neves (PSDB) registrou 23% (em julho, tinha 22%); e Eduardo Campos (PSB) tem 9% (na pesquisa anterior, eram 8%). Somados, todos os dez adversários de Dilma na eleição deste ano acumulam 38%, mesmo percentual da presidente. Por isso, segundo o Ibope, não é possível afirmar se haverá segundo turno ou se a eleição será decidida no primeiro turno.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistadores simplesmente perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), o resultado foi: Dilma com 25%, Aécio com 11%, Campos com 4%. Outros candidatos somados aparecem com 2% e 15% dos entrevistados responderam que votaria em branco/nulo. Não sabe/não respondeu tem 43%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo, a pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre os últimos domingo (3) e quarta-feira (6) em 175 municípios. 

Horário eleitoral gratuito começa dia 19 de agosto

A partir de 19 de agosto começa o horário eleitoral gratuito de 2014. Durante o primeiro turno, de segunda a sábado, os brasileiros acompanham as propostas dos candidatos à Presidência da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Ao todo serão quatro horas e vinte minutos diários de propaganda dos partidos divididos na rádio e na televisão aberta. Os programas terão dois blocos contínuos de programação de 50 minutos cada. Na TV eles serão às 13h e 20h30. Já no rádio, os blocos começarão às 7h e 12h.

Além dos horários pré-fixados, serão somados mais 30 minutos diários, nas duas mídias, de comerciais de até 60 segundos. As propagandas ainda são divididas por cargos: às segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidas as propagandas dos candidatos a governadores, deputados estaduais e senadores. Já às terças, quintas e sábados, será a vez dos candidatos s a presidente e deputado federal. Os programas do primeiro turno serão exibidos até 2 de outubro. A ordem de exibição dos programas é definida a partir de um sorteio realizado pelos tribunais eleitorais.

De acordo com os dados do TSE, a presidenta e candidata Dilma Rousseff, com nove partidos apoiando a sua candidatura — PT, PMDB, PDT, PCdoB, PP, PR, PSD, PROS e PRB — deve ficar com aproximadamente 11 minutos e 48 segundos de propaganda. Em segundo lugar, aparece o candidato do PSDB, Aécio Neves, também com uma coligação de nove partidos — PSDB, DEM, PTB, SD, PMN, PTC, PTdoB, PEN, PTN — e que deve somar cerca de 4 minutos e 31 segundos de propaganda.

O candidato Eduardo Campos (PSB), por sua vez, conta com o apoio de seis partidos — PSB,PRP, PPS, PSL, PPL e PHS — e deve, com as alianças, ter 1 minuto e 49 segundos. Já o tempo de propaganda dos outros oitos concorrentes, que representam seus respectivos partidos, sem coligações, deve variar entre 45 segundos (parcela igualitária) e 1 minuto.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.