1 -Papa Francisco
O papa Francisco chegou no Brasil na segunda-feira (22) e ficará até domingo (28).
2- Conflitos e repressão
Como era previsto, a chegada do pontífice ao Rio de Janeiro, no dia 22 de julho, foi em meio a protestos. O saldo de mais uma noite de embates entre manifestantes, homens da Tropa de Choque da PM carioca, e do BOPE: 11 prisões – entre os detidos, dois repórteres do Mídia NINJA, além de um policial atingido por coquetel molotov. Leia aqui.
3- #OndeEstáAmarildo
As redes sociais – e as ruas – aproveitaram para perguntar:
O pedreiro Amarildo Souza está desaparecido desde a noite do dia 14 de julho, durante a Operação “Paz Aramada”, executada pela Polícia Militar, no Rio de Janeiro, para prender 30 pessoas da comunidade suspeitas de participação no tráfico que ainda resiste no local, sendo que contra 22 delas haviam mandato de prisão, emitidos pela Justiça. Na versão da polícia, Amarildo pode ter sido confundido com um homem chamado Guinho, que não tinha o nome na lista. Amarildo foi levado “para verificação” por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha e depois disso não foi visto por mais ninguém da comunidade. Nesta semana, a esposa de Amarildo foi recebida pelo governador Sérgio Cabral. Ela se diz frustrada após o encontro.
4- Propinoduto tucano
Outra pergunta latente nesta semana foi a reportagem que a IstoÉ publicou (na edição do dia 16.7) sobre o Propinoduto Paulista – supostamente criado para desviar milhões das obras do Metrô e dos trens metropolitanos, montado durante os governos do PSDB em São Paulo. Ainda segundo a reportagem, lobistas e autoridades ligadas aos tucanos operavam por meio de empresas de fachada. Leia aqui.
5- A repercussão da pesquisa de avaliação de governo CNI/IBOPE
Uma pesquisa de opinião fora de época – já que as avaliações são feitas trimestralmente – divulgada nesta quinta-feira (25) comprovou a queda de popularidade dos governos estaduais e federal. Comparativo mostrando a diferença de abordagem do jornal Folha de S.Paulo circulou nas redes sociais. Leia mais sobre os números da pesquisa.
6- Morre Dominguinhos
Simples e humilde, sanfoneiro tocou com os maiores nomes da música brasileira e deixou cerca de 500 composições, e morreu na terça-feira (23), aos 72 anos. Leia mais aqui.
7- Frio no Brasil
Com temperaturas negativas, frio assusta brasileiros e vira piada. Leia crônica.
8- Morre Djalma Santos
Aos 84 anos, o melhor lateral direito de todos os tempos, bicampeão mundial pela Seleção, morre. Ele estava internado desde o dia 1º de julho devido a uma infecção respiratória aguda, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Hélio Angotti. Mais.
9- Galo Brigador
Parabéns Atlético Mineiro, o novo rei da América! Na noite da última quarta-feira, 24 de julho, o Galo bateu o Olímpia, conquistou a inédita Taça Libertadores da América e entrou, definitivamente, na lista dos gigantes nacionais, os 10 clubes brasileiros que já se sagraram campeões continentais, junto com seu grande rival, o Cruzeiro, os cariocas Vasco e Flamengo, a dupla gaúcha Internacional e Grêmio e os quatro grandes paulistas, São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians. Leia mais aqui.
10-Um artista querido desaparece: León Ferrari
Morreu nesta quinta-feira (25) em Buenos Aires, aos 92 anos, o artista plástico argentino León Ferrari. Pintor, gravador, escultor, artista multimídia, Ferrari iniciou sua produção artística como escultor na Itália, em 1950, na sua volta para Argentina, em 1965, integrou o movimento cultural de forte cunho político desenvolvido em torno do Instituto di Tella, abandonando a produção abstrata. Polêmico e questionador, Ferrari e família radicaram-se em São Paulo, em 1976, fugindo do regime ditatorial instaurado em seu país. Retornou para sua terra natal em 1991. Em 2007, Ferrari recebeu o Leão de Ouro da 52ª. Bienal de Veneza. A causa da morte ainda não foi divulgada. Leia perfil de Ferrari.
11- Nasce o bebê real
Assediado e com 3,7 kg, a linhagem real britânica está garantida por ao menos mais uma geração. Leia crônica.
Deixe um comentário