Que Semana! Brasileiros

Você não foi para Marte? Decidiu ficar neste planeta de contradições terríveis e maravilhosas? Bom, vamos em frente.

1- 99 minutos de piadas prontas

Não é exagero, no último domingo (18), pudemos presenciar o bom humor e alegria de Lobão e Olavo de Carvalho, num longo bate-papo, via Google Hangout. Eles eternizaram pérolas como:

– “Rui Falcão (presidente do Partido dos Trabalhadores) é o Partido Comunista (…) sem nome” (OC).
– “Creative Commons é uma campanha da União Soviética desde 1940” (OC).
– “Sofri, desde sempre, uma pressão para ser de esquerda” (L).
– “Quero criar a UDN proto-punk” (L).

Lobão e Olavo concluíram que a revista Veja é comunista, que a Globo está aparelhada e que a ditadura nem foi tão dura assim (!!!). Tem gente que odeia o Brasil.

2- Enquanto isso…

Com o ranço de Lobão e Olavo ou não, a pesquisa Ibope/Estado de S. Paulo divulgada na última segunda-feira (19) mostrou que a taxa de ótimo/bom do governo cresceu de 31% para 38% desde 12 de julho. Ao mesmo tempo, as opiniões de que o governo é ruim ou péssimo caíram de 31% para 24%. 

Falando ainda de Lobão, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), revelou em entrevista que Dilma deu uma volta de moto pelas ruas de Brasília, driblando os seguranças. A história parece verdade. Ainda não se sabe se a presidente estava na garupa da moto ou se ela mesma pilotou, mas a imprensa já emitiu multa no valor de R$ 574,69 por dirigir veículo sem permissão. Lobão, o ministro, contou que Dilma “sentiu melhor os ares de Brasília”.  Como a internet não tem limites na sexta-feira (23) Dilma motoqueira virou um dos assuntos mais comentados e originou um vídeo maravilhoso. #ZoeiraNeverEnds



Um ps.
Conversamos hoje (24) com Jeferson Monteiro, criador do premiado perfil fake Dilma Bolada. E a conversa rendeu…  Aguarde.

3- Corrupção tucana, estamos acompanhando:

Já que começamos com o ranço da direita, vamos lembrar do que interessa. Já descobriram uma conta secreta do propinoduto. Documentos vindos da Suíça revelam que conta conhecida como “Marília”, aberta no Multi Commercial Bank, em Genebra, movimentou somas milionárias para subornar homens públicos e conseguir vantagens para as empresas Siemens e Alstom nos governos do PSDB. Leia.

Leia também a reportagem que conta a história de Bryan Giber, repórter americano, que há três anos veio de Berkeley para investigar a corrupção no Metrô de São Paulo. Foi ele quem publicou pela primeira vez a carta que apareceu agora na imprensa brasileira, além de ter entrevistado o ex-executivo que revelou o escândalo. Leia mais.

Foto/Agência Pública.
Jornalista Briyan Gibel que investigou a corrupção no metrô de SP.

4- Criminalização dos médicos estrangeiros

Falando em polêmica e absurdo, João Batista Soares, presidente do CRM de Minas Gerais disse: “Se ouvir dizer que existe um médico cubano atuando em Nova Lima, por exemplo, mando uma equipe fiscalizar. Chegando lá, será verificado se ele tem o diploma revalidado no Brasil e a carteirinha do conselho. Se não tiver, vamos à delegacia de polícia e o denunciamos por exercício ilegal da profissão, da mesma forma que fazemos com um charlatão ou com curandeiro”. O site Viomundo entrevistou o cidadão.

Paulo Moreira Leite chama a atenção: O debate sobre a chegada de médicos cubanos é vergonhoso. E a gente diz: Sejam bem-vindos. Entenda o programa.

ABr.
Ministro Padilha recebendo os médicos estrangeiros que chegaram hoje (24).

5- Manning é Chelsea

E um dos personagens que merecem todo o nosso respeito, por ter revelado os abusos, assassinatos de civis, bombardeios “por engano” e outras cenas de terror produzidas pelo estado norte-americano nos ataques no Iraque e Afeganistão, é o ex-soldado americano Bradley Manning. 

Fato é que o informante do site WikiLeaks disse em carta divulgada na televisão americana, nesta quinta-feira (22), que ele se entende como mulher desde criança e que quer ser chamado de Chelsea. Afirmou não ter revelado o fato anteriormente porque não queria desviar o foco das denúncias e do julgamento. Ele foi condenado a 35 anos de prisão (uma vitória segundo analistas) por ter vazado milhares de documentos do governo americano, cerca de 750 mil documentos confidenciais e vídeos do Departamento de Estado e das Forças Armadas, em que constavam também informações sobre os prisioneiros em Guantánamo e suas prisões sem provas. 

Reprodução.

6- Os deslimites da guerra de informação

Oposição síria acusou as forças do presidente Bashar al-Assad pela morte de 1.300 pessoas em ataques aéreos em distritos dominados pelos rebeldes, perto de Damasco, nesta quarta-feira (21). Segundo denúncia, armas químicas foram utilizadas nos bombardeios. Em um pronunciamento na TV estatal, o governo sírio nega. ONU convocou reunião de emergência. Russia chamou de sabotagem.  As imagens (muito fortes) dos ataques foram divulgadas pela internet. Os Estados Unidos falam em intervenção na Síria. Estado de terror, estado de guerra de informações. O emissário do Brasil para o Oriente Médio mais a Turquia e o Irã, embaixador Cesário Melantonio Neto, alertou que é necessário ter cautela sobre as informações. 

Divulgação.

7- Tristeza no Egito

Primavera Árabe… Quando o inverno chegou e o golpe foi anunciado, todos insistiam em chamar de “momento de transição”. Já falamos dos ataques brutais a duas manifestações pacíficas pró-Morsi que aconteceram no Egito, no último dia 14, em que forças militares mataram mais de 600 pessoas, violentamente. Em artigo publicado na Brasileiros, Salem H. Nasser, Professor de Direito Internacional da Direito GV, afirma: “Elas (as multidões) talvez não tardem em se arrepender por terem festejado quando, pela boca de um general foi decretada a queda e foi dado o golpe”. A Brasileiros também conversou com o professor Mohamed Habib, professor da UNICAMP e membro do Instituto de Cultura Árabe no Brasil para tentar entender o que acontece com o Egito. 

Em artigo publicado hoje  (24), Gianni Carta revela: “O golpe de Estado, que Washington prefere não chamar de golpe porque com isso teria de anular o 1,3 bilhão de dólares anuais proporcionados ao Exército egípcio, gera a primeira ditadura militar da Primavera Árabe”.

8- Que feio, Pão de Açúcar!

Uma estátua de uma criança negra com os pés acorrentados, instalada na unidade do supermercado Pão de Açúcar, no bairro da Vila Romana, em São Paulo, causou indignação nas redes sociais. Remetendo à escravidão, o objeto estava sendo usado como decoração em uma área de grande circulação do supermercado. O perfil oficial da empresa no Facebook se desculpou pela gravíssima gafe e retirou da loja.

Reprodução.

9- Sheik é o cara + gol contra

Um dia após de o Corinthians ganhar do Coritiba em São Paulo, o jogador Emerson Sheik ofuscou a vitória de seu time ao postar uma foto no Instagram dando um selinho em um amigo, dono de restaurante em SP. Só que alguns torcedores não encararam bem o gesto do atacante. E a zoação foi pesada, mas Sheik ganhou um monte de fãs e o respeito de pessoas como o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que pediu ato entre os jogadores do Corinthians para quebrar preconceito dentro do Brasil.  Rovai perguntou: Por que você fez isso comigo, Sheik?  

CReprodução Instagram.

O colunista Diogo Mesquita conta que neste domingo (25) o Corinthians joga contra o Vasco e Sheik joga contra a caretice e o preconceito. Em suas chuteiras mandou bordar os dizeres “Fora o preconceito” no pé direito e “gentileza” no esquerdo. Contudo, após o encontro com a torcida organizada – na última sexta-feira (23) – o Corinthians lançou nota oficial em que todos os envolvidos marcaram um gol contra. Leia na íntegra. Sheik disse: “Lamento se ofendi a torcida do Corinthians, não foi a minha intenção. Foi só uma brincadeira com um grande amigo meu, até porque eu não sou são-paulino“. Ficamos todos #CHATIADOS (sic) com o desfecho da história. 

Divulgação.

10- Polêmica da trepadeira

Uns quebrando a  lógica do preconceito e outros pisando na bola… Sabemos que o rap é um estilo musical que não tem histórico por lutar pela igualdade de gênero. Sabemos também que o rapper paulistano Emicida não é o culpado por isso. Mas, é preciso pontuar. Emicida acaba de lançar seu primeiro álbum e causou polêmica com a letra da música “Trepadeira”. Ele vacilou: “Chamei de banquete era fim de feira/ estendi tapete mas ela é rueira/ Dei todo amor, tratei como flor/ mas no fim era uma trepadeira.”

A música reforça o discurso que deprecia a mulher sexualmente livre e justifica a violência. No fim, a “bis..cate” (na rima do cantor) deve tomar uma surra de espada-de-são-jorge. Emicida escreveu uma carta em sua página no Facebook justificando a letra e pedindo desculpas. Porém, a letra continua machista. Ouça e tire suas conclusões.

11- Moda é arte?

A aprovação da Lei Rouanet para três desfiles de moda de estilistas brasileiros — Pedro Lourenço, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga — deram o que falar na quinta-feira (22). O Ministério da Cultura, através da intervenção direta da ministra Marta Suplicy, aprovou a utilização de dinheiro público, captado através da lei, para incentivar os trabalhos classificados como mostras. Pedro Lourenço foi autorizado a captar R$ 2,8 milhões para levar duas coleções inspiradas em Carmem Miranda para a semana de moda de Paris em outubro próximo e março de 2014. Em entrevista, Pedro tenta se  justificar.

Reprodução.

12- Segurança da informação

Depois de ser desprezado pela equipe técnica do Facebook quando relatou uma falha de segurança na rede social, um hacker resolveu demonstrar o erro na conta do fundador e presidente do site, Mark Zuckerberg. Khalil Shreateh fez uma postagem no mural de Zuckerberg, o que normalmente seria restrito aos contatos do executivo, apelando para que fosse ouvido. Entenda. Toda pessoa que encontra falhas no sistema do Facebook recebe uma “recompensa”. Mas a rede social negou pagar o palestino, alegando que ele teria violado os termos de serviço. Uma campanha de arrecadação de fundos no site “GoFundMe” reuniu, em apenas um dia, US$ 11.035 para Khalil.

Reprodução.

[Leia também a reportagem “ESTAMOS MAIS DISTRAÍDOS?“. Com o uso da internet, pesquisadores acreditam que nossa concentração e pensamento crítico estão cada vez mais frágeis]

13- CANSEI de ser gato…

E como aqui curtimos finalizar a semana com imagens que retomem alguma esperança na vida, vamos falar coisas randômicas. Amanda Nori tem 25, é publicitária e veste seu Chico Bento, um gatinho vira-lata. As fotos são fofas e é só. Abaixo uma amostragem pequenina de tamanha fofura, para mais acesse a página do Chico que tem mais de 45 mil curtidas. BOM FINAL DE SEMANA.

Reprodução Facebook
Reprodução Facebook.

 


Comentários

2 respostas para “Que Semana! Brasileiros”

  1. Avatar de Benjamin Eurico Malucelli
    Benjamin Eurico Malucelli

    Reunião de Olavo de Carvalho com Lobão só pode dar nisso: calhordice!

  2. Avatar de Nazareno Affonso
    Nazareno Affonso

    Essa entrevista do tal de Olavo, que não conhecia e o Lobão é realmente algo inacreditavel, realmente tem gente que odeia o Brasil, esse Olavo deve ser o mentor da Veja, quanta besteira junto…até as manifestalções para ele foi organizada pelo PT inacreditavel que tenha gente ainda assim no Brasil após tantos anos de Ditaddura….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.