Impressões particulares

Nomes de ponta do fotojornalismo brasileiro – e também célebres por ensaios de moda e de revistas masculinas –, Bob Wolfenson e J.R. Duran vêm, nos últimos anos, driblando a intensa agenda de trabalhos para publicar projetos de forte acento autoral. Neste dezembro, chega às bancas a 18a edição da revista s/no (projeto semestral de Wolfenson, criado em 2000) e, para um exclusivo mailing de mil pessoas, a quarta edição da Revista Nacional (veículo com periodicidade anual lançado por Duran em 2009, previsto para ser publicado durante uma década).

Pé na estrada
Conceitual desde o primeiro número, a nova edição da s/no traz o tema “estradas” como inspiração. No belo ensaio Quilometragem, o fotógrafo Daniel Klajmic flagrou profissionais que ganham a vida no asfalto – motoristas, motociclistas e caminhoneiros. Além dos retratos, os breves perfis dos personagens trazem um dado inusitado: a quilometragem rodada por eles, no decorrer de suas trajetórias profissionais, como a do caminhoneiro José Roberto da Silva que há 44 anos ganha a vida em rodovias do País e estima ter acumulado mais de três milhões de quilômetros rodados.

Outro destaque da s/no é a nova seção Encontros. Como sugere o nome, personalidades com afinidades eletivas e criativas são fotografados e entrevistados na seção. Nela, os artistas plásticos Daniel Senise e Beatriz Milhazes discutem as heranças estéticas da chamada Geração 80 e os cineastas Walter Salles e Jorge Bodanzky falam da paixão por road movies, como o recente On The Road, de Salles, e o pioneiro Iracema, uma Transa Amazônica, de Bodanzky. Wolfenson destaca um encontro especial: “Entrevistamos os dois e publicamos uma série de fotos do Ney Matogrosso, feitas pela Marisa Alvarez Lima, uma importante fotógrafa dos anos 1970, que flagrou o ‘desbunde’ e o pessoal da Tropicália”. Dizendo ter escancarado um “nepotismo absoluto”, bem-humorado, Wolfenson revelou também que a edição traz a estreia de uma “nova” colaboradora, sua filha, Helena Wolfenson, jornalista e também fotógrafa, que assina os retratos do arquiteto japonês Shohei Shigematsu para a (também nova) seção Avante, que integrará ao projeto da s/no colaboradores globais. Outra novidade é Celebração, espaço dedicado a nomes divisores para a evolução da linguagem fotográfica no País, como Otto Stupakoff, considerado o “pai” da fotografia de moda no Brasil. A revista traz em sua capa a top model Aline Weber e tem tiragem de cinco mil exemplares.

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Primor em cores
Lançada em 2009 com uma ousada proposta, tanto no formato (37 cm de altura por 30 cm de largura), quanto no conteúdo editorial (que propõe um equilíbrio milimétrico entre imagens e textos), a Revista Nacional tornou-se uma obsessão para o espanhol, radicado no Brasil desde 1970, J.R. Duran. Desde a primeira edição, a revista é impressa na Editora Gráficos Burti, dos irmãos Luiz Carlos, Leonardo e Leandro Burti, à qual Duran atribui um papel imprescindível:  “Sem um ‘mecenas’, não conseguiria fazer a revista com o padrão que desejava. No meu caso, esse mecenas é a Burti, que comprou a ideia e faz um trabalho primoroso”.

Diferentemente da s/no – que, apesar de trazer conteúdo produzido por Wolfenson, é feita por diversos colaboradores –, a Revista Nacional é um empreendimento solitário de Duran, que esmiuça arquivos pessoais, possíveis temas e propõe a si mesmo desafios que o mercado jamais ofertaria a ele: “Um dos motivos pelos quais me tornei fotógrafo é a possibilidade de ver a vida dos outros de perto e existem pautas na Revista Nacional que as pessoas jamais me dariam, como ir fotografar vaqueiros no nordeste”. Duran refere-se ao impactante ensaio que ganhou texto do escritor Ronaldo Correia de Brito e é capa da edição.

O quarto volume da Revista Nacional traz um conteúdo diverso: artigos em primeira pessoa de Padre Marcelo Rossi, Fagner e o deputado federal Tirica; ensaios com modelos, como a “panicat” Babi; uma entrevista com Zé do Caixão feita pelo próprio Duran, com texto introdutório de André Barcinski, entre outros assuntos. Para quem acompanha a publicação, uma novidade salta aos olhos desde a capa, a intervenção da estilista e ilustradora Rita Wainer no logo da revista que ganhou cores – como o ensaio fotográfico sobre a feira de São Joaquim em Salvador, na Bahia. A edição ainda traz um questionário com o jornalista Silvio Luiz, que reproduz o retrato feito por Duran para a edição de janeiro de 2009 da Brasileiros. Colaborador mensal da casa, que assina nossa coluna Kappo Cuisine, o chef Tsuyoshi Murakami também é destaque, em um perfil assinado pelo modelo Michi Provensi.


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