Inclusão digital: o copo está meio cheio ou meio vazio?

Veja abaixo as manchetes de dois grandes portais de notícias na hora do almoço desta sexta-feira.

O Globo Online:

“Brasil ainda vive apagão digital: 104,7 milhões de pessoas não usam a internet”.

Folha Online:

“Acesso á internet aumenta 75,3% entre 2005 e 2008″

Qual das duas manchetes o leitor prefere? Cada um vê os números como quer. É aquela velha história do copo com água pela metade: está meio cheio ou meio vazio? Como nenhum dos dois portais morre de amores pelo atual governo brasileiro, a escolha é absolutamente livre.

Para fazer suas manchetes, as edições online de dois dos três principais veículos impressos da mídia brasileira utilizaram a mesma fonte: os números da Pesquisa Nacional de Domicílios (Pnad) divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aos números: entre 2005 e 2008, segundo o IBGE, o percentual de brasileiros de dez anos ou mais que acessaram a internet por meio de computador ao menos uma vez aumentou 75,3%, chegando a 56 milhões de usuários, o que é um contingente muito maior do que o universo de leitores de todos os jornais e revistas do país.

“Esse maior acesso à internet e ao celular (53,8% da população) mostra uma maior democratização da informação no país. Melhorias na distribuição de renda contribuiram para aumentar o poder de compra das pessoas, fazendo com que a população tivesse mais acesso a esses bens”, disse ao Globo Online o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, Cimar Azevedo.

O fato concreto é que o processo de inclusão social, que tirou 20 milhões de brasileiros da faixa de pobreza e levou 30 milhões à classe média, nos últimos sete anos, mudou a cara e a forma de pensar do nosso país.

Três dias antes da divulgação dos dados do IBGE, o leitor Antonio Amorim, em comentário enviado ao Balaio, às 13:34 da última terça-feira, escreveu:

“Acredito que esteja ocorrendo um fenômeno pouco percebido até então. Além da enorme inclusão social, a inclusão digital está vindo a reboque e com ela a democratização dos meios de informação”.

Este é apenas o início, a meu ver, da maior revolução na comunicação humana nos últimos 500 anos, desde a invenção da imprensa por aquele alemão sonhador, o Gutemberg.

Segundo a mesma pesquisa, os jovens constituem a maioria absoluta dos usuários da internet no Brasil. A faixa entre os 15 e os 17 anos foi a que mais cresceu no período: 62,9%. Alguma dúvida sobre o futuro?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.