Já estamos ficando acostumados a ver os belos estádios do País recebendo um número pequeno de torcedores. Com a modernização dos espaços, as diretorias dos clubes brasileiros preferem manter o preço “padrão FIFA” e tentar lucrar com o baixo número de pagantes do que arriscar a vender assentos com preços populares para conseguir lotação. Será que isso vale a pena? Números de pagantes e rendas das últimas rodadas mostram que não.
Nos últimos jogos disputados no Maracanã, a renda e número de torcedores foi tão baixa que os clubes acabaram perdendo dinheiro. Na goleada do Botafogo em cima do Criciúma, na 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o estádio contou com 4.225 pagantes e uma renda de apenas R$ 121.280, quando os valores dos ingressos variavam entre R$ 60 e R$ 250. Na mesma rodada e no mesmo estádio, os valores dos ingressos foram semelhantes aos da partida entre Flamengo e Fluminense. Por se tratar de um clássico, os números dessa partida foram superiores, com 26.178 pagantes e renda de R$ 761.480. Mas mesmo com um aumento significativo, um estádio como o do Maracanã, com capacidade para 78.838 pessoas, não pode se sujeitar a receber um público de apenas um terço de sua lotação em um clássico.
Em outro estádio da Copa em que a média de preços continua alta, a Arena Fonte Nova apresentou outro número lastimável para aficionados por futebol. Na partida em que o Bahia recebeu o São Paulo após o Mundial, o estádio que tem capacidade para receber 55 mil pessoas viu apenas 17.482 pagantes e uma renda de 567.697.
A Arena Corinthians, no momento, é o único estádio moderno do País a se mostrar capaz de receber visitantes mesmo com os preços exorbitantes. Na 10ª rodada do Brasileirão, qaundo o Corinthians recebeu o Internacional, foi registrada uma renda de R$ 2.556.385,79 após 32 mil pagantes comparecerem ao estádio. Aliás, o Corinthians é o único clube que consegue manter a renda em seus jogos, possuindo as três maiores da competição.
Por outro lado, em um estádio que não participou da Copa e que mantém os preços populares, o Morumbi mostra que o ingresso mais caro não interfere na renda de modo positivo. Com uma média de R$ 15 reais por ingresso e alguns lugares podendo ser adquiridos até por R$ 5, o São Paulo conseguiu levar 43.073 torcedores para sua casa no último sábado, obtendo uma renda de 997.855, muito superior as de várias novas arenas.
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