O Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, já tem preparada sua programação cultural para julho, agosto e setembro de 2012. Neste período serão inaugurados pavilhões dos artistas plásticos Lygia Pape e Tunga e novas obras de Carlos Garaicoa e Cristina Iglesias, além de nova exposição temporária na Galeria Mata, com trabalhos de vários artistas.
Nesta programação estão incluídas atividades musicais, worshops e mostras de cinema. O Inhotim em Cena, por exemplo, reúne shows de bandas locais e grandes nomes da música nacional, como Hermeto Paschoal e Criolo. Já o Ciclo de Música Contemporânea apresenta concertos em julho e setembro, com peças de John Luther Adams e Bang on a Can.
Vale destacar a presença do cineasta underground norte-americano Cory McAbee, que ganha mini festival com exibição de três dos seus filmes além de conversa com o público. Atividades para férias escolares e universitárias também estão programadas.
Programação de férias
Durante os dois últimos fins de semana de julho (dias 21 e 22 e 27 3 28) , período de férias escolares e universitárias, o Inhotim realiza uma série de atividades voltadas para crianças, jovens e famílias. Oficinas, shows e sessões de cinema estão programadas para o período.
Na oficina de Mini Jardim, as crianças trabalham com grupos de plantas existentes no acervo botânico do Inhotim e podem levá-lo para casa. No mesmo ritmo, a oficina de cartões promove uma experiência lúdica para incentivar a criatividade e o consumo consciente através da confecção de cartões elaborados com materiais diversos, como flores e papéis descartados.
Em outra atividade, utilizando instrumentos de localização como bússolas e mapas, as crianças e seus familiares serão convidados a procurar um “tesouro perdido” pelo Jardim Botânico Inhotim, numa espécie de caça ao tesouro.
Numa outra oficina, chamada Destinatário e Remetente, o foco é confeccionar cartões postais, utilizando técnicas de gravura. A atividade tem como ponto de partida a arte postal de Eugenio Dittborn e obras de artistas como Lothar Baumgarten, Steve Macqueen e Diango Hernandez, presentes no acervo do Instituto.
Ainda estimulando o olhar da criança, por meio da obra de grandes artistas, a oficina de Prática de Colagem apropria-se da experiência sensorial no Inhotim e propõe a coleta de materiais para a confecção de colagens tridimensionais. Os pontos de partida são as obras de Thomas Hirschhor, Isa Genzken, Cardiff&Miller e Valeska Soares, artistas que tem obras no Instituto.
Mais informações em http://www.inhotim.org.br/
Deixe um comentário