Fotos reprodução
Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz (1993), completa hoje 95 anos e, desde 8 de junho, ele permanece internado em um hospital de Pretória, devido a complicações causadas por uma infecção pulmonar. Apesar dessa situação, o governo sul-africano organizou uma série de atividades para celebrar a data, que é chamada de dia de Mandela (definida em 2010 em homenagem ao líder pelas Nações Unidas).
Mandela é considerado o símbolo maior da luta contra o regime de segregação racial (apartheid) na África do Sul. Em várias cidades do país, voluntários vão pintar escolas, crianças vão cantar Feliz Aniversário e políticos participarão de atividades de caridade ao longo do dia em uma iniciativa de cidadãos dedicarem 67 minutos para causas humanitárias. O ex-presidente Lula enviou carta a Mandela em comemoração da data. Leia a íntegra aqui.
As notícias sobre o estado de saúde de Mandela, de acordo com familiares, indicam que ele está melhor e responde ao tratamento médico. O líder, que permaneceu 27 anos na prisão pelo regime segregacionista do apartheid, foi libertado sem uma palavra de vingança. Libertado em 1990, negociou com o poder uma transição pacífica para a democracia. Eleito presidente em 1994, demonstrou dispensar o mesmo tratamento para negros e brancos no país.
Deixe um comentário