Irmãs de caridade se mudam da Santa Casa de São Paulo

3e5964bb-5ea4-4d3c-8314-f779e87adc58

As quatro freiras da Congregação de São José de Chambéry que moram no prédio do Hospital Central, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Vila Buarque, estão trocando de endereço. A mudança ocorre em meio à mais grave crise da instituição.

Segundo informou a direção da Santa Casa, por meio de sua assessoria de imprensa, a área até então ocupada pelas religiosas não reúne condições de segurança e infraestrutura adequadas a pessoas com idade avançada, o que aumenta os riscos à saúde. 

A primeira freira a se transferir partiu na tarde desta terça-feira (27). Ela decidiu viver em uma residência de sua congregação nos arredores da cidade. As outras três optaram por um imóvel também da congregação que fica próximo ao complexo hospitalar.  

Memória viva  

A notícia da saída das irmãs causou impacto em funcionários e médicos. Para muitos, as freiras simbolizam a memória viva do compromisso de misericórdia da Santa Casa com os pobres e necessitados. Sua participação no acolhimento aos doentes teve início há cerca de 158 anos, conforme documento do acervo do Museu Santa de São Paulo (disponível online) reproduzido abaixo. 

AS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NA SANTA CASA DE SÃO PAULO  

arquivo
A Congregação das Irmãs de São José de Chambéry foi fundada em Puy, na França em 15 de outubro de 1650, pelo Pe. Jean Pierre Medaille, sacerdote jesuíta. Em 1858 as Irmãs chegaram em Itu, Estado de São Paulo para assumirem a Santa Casa de Misericórdia e abriram o primeiro Colégio Feminino no Estado de São Paulo.

Em 1872, o Dr. Antonio da Silva Prado, Barão de Iguape, era então o provedor da Santa Casa de Misericórdia. O hospital estava atravessando uma fase difícil, quer por falta de pessoal habilitado ao trato de doentes, quer pela deficiente organização dos serviços que deveria prestar. Diante desta dificuldade pediu a vinda, da França, das Irmãs de São José de Chambéry.

O próprio Barão de Iguape custeou pessoalmente a viagem das cinco primeiras Irmãs da França que aqui chegaram e a elas foram confiados os pacientes a quem serviam como enfermeiras, na escrituração do hospital, na preparação das receitas e no cuidado com as refeições. Já em 1875, Dr. Caetano de Campos, médico, diretor‐clínico e Irmão da Mesa Administrativa da Irmandade da Santa Casa, se expressou a respeito das Irmãs: “ Devemos às Irmãs de Caridade, em grande parte o estado brilhante do nosso hospital pelo seu zelo aos pacientes e eficientes administradoras.”

Captura de Tela 2016-09-29 às 02.45.20
Em 5 de Março de 1945 a Escola de Enfermagem São José foi fundada pela Irmã Maria Gabriela Nogueira, sendo as Irmãs de São José as primeiras professoras. A Escola de Ciências Médicas da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo iniciou suas atividades em 1963.

Texto: Irmãs de São José de Chambéry

 


Comentários

Uma resposta para “Irmãs de caridade se mudam da Santa Casa de São Paulo”

  1. Avatar de Valdemar Kjær
    Valdemar Kjær

    Na minha humilde opinião, a solução da Santa Casa é o retorno de sua tradição. Retorno aos valores, a sua primeira missão: divulgar a Palavra, a boa nova, através da boa obra.

    Podem me chamar do que quiserem, mas uma casa de misericórdia, de filantropia, sem igreja, sem Deus, na minha visão, morre. É o fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.