Acre decreta situação de emergência

O governador do Acre, Tião Viana (PT), decretou situação de emergência nas áreas do estado afetadas pela cheia do Rio Madeira. Com quatro trechos da BR-364 submerso por 80 centímetros de agua, o governo acriano reforça o transporte aéreo para aumentar a carga de alimentos entre sua capital, Rio Branco, e a de Rondônia, Porto Velho. Além disso, há a possibilidade de importar alimentos do Peru.

Tião Viana está em Brasília em busca de ajuda. “A presidenta Dilma colocou todos os ministérios à disposição e o ministro Aloizio Mercadante [da Casa Civil] está acompanhando todo o processo”, disse o governador, explicando que as ações antecipam possíveis novos problemas que as cheias podem causar, caso não pare de chover.

O avião comercial fretado que passará a ser usado pelo governo tem capacidade para até 20 toneladas e vai se juntar aos três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que já fazem o transporte de perecíveis para Rio Branco. Também estão sendo usados quatro caminhões do Exército com suspensão mais elevada para fazer o transporte das cargas nos trechos da BR-364 atingidos pelas águas do Rio Madeira.

Além deles, balsas saíram de Manaus  transportando gás de cozinha e combustível até Rio Branco. Está prevista para a madrugada deste sábado (8) a chegada da primeira balsa com carregamento de gás de cozinha, trazendo 450 toneladas para abastecimento de botijões. Outra balsa, com 5 milhões de litros de combustível, tem previsão de atracamento apenas no dia 14.

A BR-364 é monitorada constantemente pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nos pontos de correnteza, onde a água invade a pista. Para que os caminhões possam trafegar foi construído um novo atracadouro para as balsas na travessia do Rio Madeira na região do Rio Abunã. Segundo o governo do Acre, 65 carretas de diversas regiões do país estão transportando insumos para construção civil, alimentos perecíveis, combustível e gás de cozinha chegaram ontem (6) a Rio Branco.

De acordo com o governo do Acre, por medida de segurança, o trânsito na estrada e a travessia da balsa não estão ocorrendo à noite.

Na capital, Rio Branco, o Rio Acre subiu 60 centímetros e registrou na manhã de hoje a cota de 14,60 metros. Em Assis Brasil (AC) há sinais de vazante e é provável que as águas cheguem à capital, aumentando ainda mais o nível.

Como medida de segurança, as famílias desabrigadas pela enchente permanecem sob os cuidados do governo e da prefeitura de Rio Branco no Parque de Exposição da capital. Ao todo, 326 famílias estão alojadas no abrigo público.

Com informações da Agência Brasil


Comentários

Uma resposta para “Acre decreta situação de emergência”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.