Entre 2013 e 2014, pulou de 60,7% para 64% o número de famílias que possuem acesso a internet na Itália. No entanto, a pesquisa do Instituto Nacional de Estatística (Istat), divulgada nesta quinta-feira (18), afirma que quase 22 milhões de italianos nunca acessam a web. O estudo foi feito levando em conta apenas indivíduos maiores de seis anos.
Os idosos puxam a fila daqueles que nunca tiveram acesso a internet. Mas não apenas eles que formam esse imenso grupo.
Entre os “menos conectados” também estão crianças e jovens, público que geralmente está entre os mais conectados ao mundo virtual. Segundo o Istat, 74,8% dos italianos entre 65 e 74 anos não utilizam a rede. A taxa aumenta para 93,6% quando se trata dos italianos com mais de setenta anos. Mas a entidade também alerta para o 1,5 milhão de crianças entre seis e dez anos que não possuem contato com a tecnologia.
Segundo a Istat, em comparação com outros países europeus, a Itália só fica na frente de Bulgaria e Romênia, em pesquisa feita com indivíduos entre 16 e 74 anos que utilizaram a internet nos últimos três meses.
O instituto também promoveu pesquisa sobre as tecnologias de informação e comunicação prediletas da população italiana. O eleito foi o telefone celular. Cerca de 93,6% das famílias do país possuem o dispositivo. A Internet vem e segundo, com 64%, na frente até mesmo do computador (63,2%) e das conexões de banda larga (62,7%). Entre outros aparelhos cobiçados pelos italianos estão os leitores de Dvd’s (49,5%) e os leitores de Mp3/Mp4, presente em 27,5% das famílias.
Deixe um comentário