Os amantes de alho já podem ficar felizes. Após dezenas de testes preliminares, surge no Japão um refrigerante de cola feito a partir da planta.
A Jats Takkola, colocada à venda no começo deste ano, é produzida na cidade japonesa de Takko, local símbolo do alho no país, e comercializada apenas no arquipélago.
A bebida nasceu da junção do pó de alho macerado com a cola. Sua fórmula demorou para ser concluída e foi aperfeiçoada muitas vezes para que o sabor e cheiro não fossem muito fortes. Cada garrafa da bebida custa 199 ienes, cerca de R$ 5,5.
A região de Aomori, onde está localizado o município de Takko, também conta com outros produtos curiosos à base de alho. Um dos exemplos é o “Black Power”, chocolate amargo feito com alho biológico fermentado por cerca de um mês, que fica com uma coloração preta, semelhante à das ameixas secas. A barra é vendida por 600 ienes, aproximadamente R$ 16.
Com o alho negro, também no Japão, é produzida uma cerveja escura de apenas 30 ienes, menos de R$ 1. No primeiro gole, a bebida tem um gosto normal, mas após um tempo o sabor da planta começa a ser sentido.
Fora do país asiático, o alho também está presente em vários produtos da cidade norte-americana de Gilroy, por exemplo. A capital da planta nos Estados Unidos é especialista no “Garlic Gelato” (sorvete de alho) e, todos os anos, sedia o “Gilroy Garlic Festival”, evento de três dias dedicado à planta. No ano passado, o festival atraiu quase 80 mil pessoas.
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