Hoje, dia 31 de agosto de 2010, circulou a última edição do lendário Jornal do Brasil, ou simplesmente JB, um dos mais importantes do País. O periódico, que tinha 119 anos de vida, foi casa de grandes nomes do jornalismo nacional em décadas passadas, mas há tempos enfrentava forte crise que culminaria com sua extinção.
[nggallery id=14082]
Em seu Balaio no site da Brasileiros, o jornalista Ricardo Kotscho já havia lamentado e extinção do veículo. Segundo Kotscho, o JB foi o lugar onde viveu os melhores anos de sua carreira profissional. José Trajano, diretor de jornalismo da ESPN Brasil, foi outro que relembrou, com lágrimas nos olhos, os seus tempos de JB, no qual chegou com apenas 16 anos.
Mas, quando um ciclo termina, outro se inicia. O Jornal do Brasil começa, nesse dia 1º de setembro, a fase totalmente digital, aliás, uma ação pioneira no País. Além de inédita, a iniciativa também é extremamente consciente do ponto de vista socioambiental. Por não utilizar mais papel, 72 árvores serão poupadas por dia, número aproximado necessário para que se imprima uma edição de um jornal como o JB.
Para começar a nova fase com classe, quem assinará um artigo de destaque na 1ª edição online será ninguém menos do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar de contar com ferramentas mais eficientes do novo jornalismo, a direção fez questão de ressaltar que a plataforma mudou, e a linha editorial, que marcou os 119 anos de história do jornal, permanecerá a mesma.
Boa sorte ao JB nessa nova empreitada!
Leia o jornal online aqui.
|
Deixe um comentário