Judoca brasileira é desclassificada em Londres

Foto Getty Images

Rafaela Silva

 

Rafaela Silva, judoca brasileira que tinha chances reais de alcançar no mínimo uma final e consequentemente garantir a prata na categoria até 57kg, acabou sendo desclassificada nas oitavas-de-final em Londres e, inconsolável, deu adeus aos jogos. O motivo da desclassificação foi um golpe ilegal em sua adversária, a húngara Hedvig Karakas. A brasileira entrou atacando direto as pernas, o que é proibido nas novas regras da IJF (Federação Internacional de judô). A jovem Rafaela, de apenas 20 anos, foi a Londres com moral, ganhou a vaga no time brasileiro após superar Ketleyn Quadros, medalha de Bronze na Olimpíada de 2008, em Pequim.

Após vencer tranquilamente sua primeira luta em Londres, a brasileira viu suas chances aumentarem muito com a eliminação da portuguesa Telma Monteiro, número 3 do mundo e adversária mais difícil de seu lado da chave. Ansiosa, ela falhou e aplicou o ataque ilegal em sua segunda luta. Na hora do golpe, os juízes marcaram um wazari para a brasileira, o que praticamente lhe garantiria a vitória. Pouco depois, após revisarem o vídeo, a pontuação foi retirada e a eliminação foi confirmada.

Inconsolável, Rafaela Silva foi ao tatame em prantos logo após o anúncio, só levantando com a o apoio solidário de sua adversária húngara. Quem também não conteve a decepção foi sua técnica técnica Rosicléia Campos, que no sábado emocionou o Brasil e o mundo não segurando sua euforia com o ouro de Sarah menezes, também treinada por ela, protagonizou mais uma cena marcante nessas edições dos jogos, saindo do ginásio amparada e amparando a lutadora brasileira.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.