Favoritas ao título, a dupla Juliana e Larissa deixou escapar o ouro do vôlei de praia, mas conseguiram nesta quarta-feira, dia 8, levar para casa sua primeira medalha Olímpica. As brasileiras, que foram campeãs mundias da modalidade em 2011, superaram as chinesas Chen Xue e Xi Zhang por 2 sets a 1 (parciais de 11-21, 21-19 e 15-12) para ficar com o bronze da modalidade.
Juntas há sete anos, Juliana e Larissa já eram favoritas a uma medalha em Pequim 2008, quando Juliana sofreu uma lesão e ficou fora da disputa. A parceria já rendeu às duas atletas cinco títulos no Circuito Mundial de vôlei de praia. As duas também foram ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e 2011.
O JOGO
Zhang Xi e Xue foram medalhistas de bronze em 2008, quando competiam em casa. Nos últimos quatro anos, tornaram-se uma das duplas mais fortes do circuito. Em 2011, elas ficaram na terceira colocação no campeonato Mundial conquistado pelas brasileiras. A dupla é atual líder do Circuíto Mundial.
As chinesas começaram comandando as ações e abriram uma vantagem de cerca de cinco pontos no primeiro set. Juliana e Larissa, em um apagão, não conseguiam fazer o bloqueio funcionar e pareciam não se entender em quadra e não chegaram perto das rivais em nenhum momento do primeiro set, vencido pelas chinesas por 21 a 11.
As coisas melhoraram para as brasileiras a partir do segundo set. Com o apoio da torcida, passaram a melhorar no ataque e equilibraram o confronto. Até o 7 a 7, as duplas trocavam pontos em sequência, até que Larissa acertou uma boa sequência de saques e deu uma vantagem, mesmo que curta, à sua dupla.
As asiáticas, entretanto, reagiram, igualaram o placar e fizeram com que as brasileiras pedissem tempo. Na parada, Larissa pareceu ter perdido a paciência com a parceira, e reclamou muito da maneira que Juliana atacava. A conversa dura pareceu ter abalado ainda mais a dupla, que se perdeu em quadra e viu as rivais abrirem dois pontos de vantagem: 17 a 15.
A partir dali, era tudo ou nada para tentar a reação. Larissa foi para o saque, encaixou duas boas bolas na quadra rival e ainda contou com um bloqueio de Juliana para conseguirem a improvável virada: 21 a 19 que causou muita vibração das brasileiras.
O tie-break começou com a sorte do lado verde e amarelo. Logo no primeiro saque, as chinesas falharam. Na sequência, o saque de Juliana desviou na rede e dificultou a jogada das rivais. As brazucas abriram 2 a 0 e, com mais erros de Zhang Xi e Xue, fizeram 6 a 2 depois de uma defesa espetacular de Larissa, que ainda pontuou no contra-ataque.
Com a ampla vantagem, Juliana e Larissa se impuseram ainda mais em quadra, vibraram muito e deixaram as aparentes rusgas da semifinal de lado. Assim, venceram tranquilamente o set desempate por 15 a 12 e chegaram ao bronze.
Deixe um comentário