Juros para pessoa física chegam a menor nível em 17 anos, diz Anefac

Informações divulgadas pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) nesta terça-feira, dia 14, mostram que as taxas de juros das operações de créditos voltaram a cair pela quinta vez consecutivo. Agora, a taxa de juros media geral para pessoa física marcou uma redução de 0,08 ponto percentual no mês de julho, indo a 1,85 ponto percentual no ano. Esta é a menor taxa de juros desde o início da série, em 1995. As informações são do portal Terra.

Considerando as seis linhas de crédito disponíveis para pessoa física, apenas o cartão de crédito rotativo se manteve estável. Todas as outras (juros do comércio, cheque especial, CDC – bancos, empréstimo pessoal – bancos e empréstimo pessoal – financeira) foram reduzidas. Coordenador de estudos econômicos da Afenac, Miguel José Ribeiro de Oliveira atribuiu a redução dos juros à menor inadimplência e na redução da taxa básica de juros (Selic).

Os créditos relativos à pessoa jurídica também foram reduzidas nas três linhas pesquisadas. A taxa de juros média geral recuou 0,06 ponto percentual no mês, sendo 1,06 ponto percentual no ano. Esta também marca a menor taxa de juros da série, iniciada no ano de 1999. De acordo com a Afenac, considerando todos os consecutivos cortes de taxa Selic aplicados pelo Banco Central  (BC) desde dezembro de 2011, a taxa de juros média para pessoa física reduziu 10,87 pontos percentuais, representando 9,47%.

De acordo com Oliveira, a associação espera que as taxas de juros sofram nova redução nos próximos meses. Os novos cortes da Selic, a competição no sistema financeiro e a expectativa de redução da inadimplência no segundo semestre indicam a expectativa da Afenac.

Confira abaixo as taxas médias (ao mês) analisadas pela associação:

Pessoa física

Juros do comércio – 4,65%
Cartão de crédito – 10,69%
Cheque especial – 8,07%
CDC (bancos) – 1,80%
Empréstimo pessoal (bancos) – 3,57%
Empréstimo pessoal (financeira) – 7,92%

Pessoa jurídica

Capital de giro – 1,92%
Desconto de duplicatas – 2,62%
Conta garantida – cheque especial – 6,04%


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.