Lalá do Carnaval

O site da Brasileiros entra no ritmo do Carnaval. A partir deste sábado até quarta-feira, vamos falar um pouco de músicas relacionadas à maior festa popular do Brasil. Vamos lembrar a história da canção, a letra, quem compôs, a época da música, enfim, recordar é viver!
[nggallery id=14419]

“Costumo dividir o Carnaval em duas fases: antes e depois de Lamartine”.

A frase acima é de Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha (e também João de Barro), um dos maiores compositores de marchinhas de Carnaval (Balancê, Chiquita Bacana, Pirata da Perna de Pau). Braguinha admirava o amigo Lamartine Babo, com quem compôs Uma Andorinha Não Faz Verão e Cantores do Rádio.

Realmente, Braguinha tinha razão. O Carnaval nunca foi o mesmo depois de Lamartine, o Lalá. Tanto que ele ficou conhecido como o Rei do Carnaval, com razão, apesar de ter sido muito mais que isso (ele compôs o hino de 11 clubes cariocas, incluindo os quatro grandes – Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense – e do seu América!). Lamartine compôs grandes sucessos para a festa, como Hino do Carnaval Brasileiro, Linda Morena, Marcha do Grande Galo, A-E-I-O-U (com Noel Rosa), Grau Dez, (com Ary Barroso), Canção pra Inglês Ver, entre muitas outras.

Vamos falar da mais famosa delas: O Teu Cabelo Não Nega. A história diz que, em 1929, os irmãos Valença, Raul e João, enviaram a partitura da canção Mulata para a gravadora Victor, no Rio de Janeiro. A gravadora pediu para Lamartine Babo que ajustasse a música ao jeito carioca. Ele fez as modificações, alterou o título para O Teu Cabelo Não Nega e a Victor lançou o disco com os créditos “Letra e Música de Lamartine Babo”.

Os irmãos Valença processaram a gravadora e conseguiram vencer na Justiça. Assim, a Victor teve de incluir os nomes dos dois nos créditos da composição, além de pagar uma indenização aos compositores originais da música. Polêmicas à parte, O Teu Cabelo Não Nega foi lançada em 1931, logo tornou-se um sucesso nacional e até hoje é obrigatória nos melhores carnavais.

Braguinha estava certo.

O teu cabelo não nega mulata
Porque é mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.