Lançado plano para cuidar do futuro dos atletas

Cerimônia realizada no Museu do Futebol, em São Paulo, dia 14 de junho, marcou o lançamento do EsportePrev, 47º plano de previdência complementar administrado pela Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social. O plano foi elaborado para atender os esportistas de todas as modalidades, que em geral exercem suas atividades por um tempo inferior às demais profissões. O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre autoridades políticas, dirigentes da Petros, ex-jogadores e cartolas e executivos de empresas.
[nggallery id=13956]

O ministro do Esporte, Orlando Silva, declarou que não medirá esforços para criar condições de fortalecer o esporte profissional no País, tornando o plano previdenciário uma referência entre os atletas. Para Carlos Eduardo Gabas, naquele momento exercendo o papel de ministro da Previdência Social, o lançamento do “EsportePrev é mais uma vitória da proteção social no Brasil”. Gabas ressaltou ainda que o primeiro a demonstrar preocupação quanto ao futuro dos atletas foi o ex-presidente Lula, em 2007. Tanto Gabas quanto Orlando Silva externaram a intenção de envolver os clubes nesse desafio, sensibilizando as instituições esportivas a também fazerem contribuições em favor dos atletas.

Para o presidente da Petros, Luís Carlos Afonso, o lançamento do plano é a concretização de um sonho que permitirá dignidade “aos nossos heróis, depois de propiciarem tanta alegria ao povo brasileiro em quaisquer que sejam as modalidades esportivas.”. O executivo acredita no imenso potencial de adesão ao plano e enxerga a realização de dois grandes eventos esportivos no Brasil (Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016) como um divisor de águas para o esporte nacional.

Segundo a avaliação de Afonso, o nível de profissionalização aumentará naturalmente e “à medida que as políticas esportivas forem se aperfeiçoando, a previdência complementar passa ser um produto ainda mais interessante.”.

E já teve até quem se antecipou e assinou o termo de adesão, caso de Rinaldo Martorelli, presidente e representante do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo. Segundo ele, a mobilização no sentido de dar condições dignas de subsistência após o término da carreira é uma batalha antiga. Nesse particular, propôs a realização de uma ampla campanha de conscientização dos atletas em relação ao futuro.

Inicialmente, poderão aderir ao EsportePrev os atletas associados aos sindicatos de atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraíba. Mas outros sindicatos e associações poderão também poderão se tornar instituidor do plano.

Campanha publicitária
Para atrair a atenção para o projeto, Carlos Eduardo Garbas revelou que a revelação santista e brasileira, Neymar, pode ser um dos garotos propaganda da campanha publicitária. Além de Neymar, se pretende convocar outros nomes de peso do futebol nacional, que jogam agora ou que fizeram sucesso no passado e todos poderão reverter seus cachês para participação no plano


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.