Um novo estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que o álcool é o grande combustível para os casos de violência doméstica no Brasil. A pesquisa feita com 7 mil famílias de 108 cidades do País mostrou que em 49,8% dos casos de violência o agressor estava embriagado. Os dados finalmente comprovam o que os especialistas já apontavam: o álcool é o principal vilão nos casos de maus-tratos dentro de casa.
O fato é agravado porque há grande tolerância das vítimas com relação ao agressor. “É muito mais fácil perdoar quando o agressor bebeu. A vítima considera o álcool o culpado e não o violentador. Acredita que, quando sóbrio, a rotina de violência cessa”, diz o psicólogo Arilton Fonseca, autor da pesquisa, na reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Outro fato importante revelado pela pesquisa é que a violência não tem classe social. Dos agressores bêbados, 33% eram de classe média e 17%, de classe alta, enquanto que o restante (49,8%) eram de classe baixa.
A violência doméstica é um problema grave no Brasil e também no mundo há algum tempo. A nova pesquisa comprova que o álcool é um motor para os casos de agressão em casa. Mas, não tem jeito: para que os agressores sejam punidos e não voltem mais a realizar atos covardes, é preciso que haja denúncia do fato. Somente assim, o problema começará a ser tratado de frente.
|
Deixe um comentário