Leitores comemoram dois anos do Balaio

Atualizado às 10h55 de 12/9

Faltam apenas três semanas para a abertura das urnas. As pesquisas de final de semana mostram um quadro estabilizado na corrida eleitoral, sem grandes emoções.

No Datafolha, Dilma continua 23 pontos à frente de Serra (50 a 27). No mais recente tracking do Vox Populi/Band/iG, embora Dilma tenha caído quatro pontos durante a semana, a sua vantagem sobre Serra ainda é de 29 pontos (52 a 23).

Até agora, os “fatos novos”, quer dizer, denúncias lançadas pela imprensa contra o governo e a sua candidata não tiveram o efeito esperado. todas as projeções indicam a vitória de Dilma no primeiro turno.

***

Com chope, chorinho e feijoada, os leitores do Balaio organizaram um encontro para comemorar os dois anos do blog neste sábado, a partir das 13 horas, na choperia North Beer, zona norte de São Paulo. Como no ano passado, muitos virão de outras cidades e diferentes Estados para se conhecer pessoalmente uns aos outros e tornar este mundo virtual mais real.

Quando a gente começa um trabalho novo, nunca sabe o que vai dar nem quanto tempo vai durar. No caso deste blog, eu já era um veterano repórter – vou completar 46 anos de profissão no próximo mês – e resisti muito ao convite do iG para entrar neste mundo novo da interatividade.

Parece que deu certo. Eu, pelo menos, estou gostando muito, vocês eu não sei Não sou muito chegado a estatísticas, mas alguns números mostram o alcance do Balaio, que é uma espécie de jornal pessoal, o sonho de todo repórter.

De acordo com o último relatório Google Analytics, o blog teve 1.260.685 pageviews somente este ano, no período de 1º de janeiro a 31 de agosto, com acessos originados de 135 países/territórios diferentes, o que dá a média em torno de 160 mil por mês.

Nestes dois anos, foram publicados quase 100 mil comentários referentes a cerca de 600 matérias. No Google, o Balaio já foi linkado por outros 272 mil blogs. No ano passado, o Balaio conquistou o prêmio Top Blog na categoria política e, em 2010, foi novamente indicado finalista. Fui eleito também um dos três finalistas do premio Comunique-se deste ano, desta vez na categoria de mídia impressa (revista Brasileiros).

Ou seja, não posso reclamar da vida. Este ano, o Balaio conquistou seu primeiro patrocínio. Sou muito grato aos dirigentes da Vale e da sua agência de publicidade, a África. Sem bilheteria não tem circo, já dizia o velho palhaço

São muitos os estudantes que me procuram para falar sobre esta experiência na blogosfera nos seus TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso). A todos costumo dizer que dá muito trabalho, porque faço tudo sozinho, mas compensa, já que os comentários dos leitores (para fazer a moderação, eu leio todos, um por um) acabam complementando aquilo que escrevo, com críticas e novas informações.

Ao contrário do que acontecia nos jornais onde trabalhei, em que só entregava o prato feito e não conhecia a opinião do freguês, aqui a gente fica sabendo o que o povo está pensando.

No início de 2009, quando comecei a fazer a moderação de comentários, alguns leitores criaram uma filial deste blog no Google, o Boteco do Balaio, que permite o livre bate-papo entre eles sobre qualquer assunto.

Na apresentação do novo espaço, escreveu a leitora Aliz Castro Lambiazzi: “Este boteco foi aberto pelos leitores assíduos do Balaio do Kotscho. Nos encontramos lá, nos conhecemos e assim foi nascendo uma amizade virtual muito gostosa que não quer acabar () Embora carregue o nome de boteco, é um ambiente limpinho, saudável, amigo e aconchegante, e essa proposta será respeitada, tenho certeza! Pode se achegar e abrir a primeira garrafa”. Para entrar, basta clicar Boteco do Balaio no Google.

Foi nas conversas do Boteco do Balaio que surgiu a ideia de promover o primeiro encontro de leitores, no dia 11 de setembro do ano passado. O pessoal gostou e, agora, Aliz e outro fiel leitor, o Enio Barroso Filho, resolveram organizar o segundo Encontrão do Balaio. A entrada é franca e cada um paga a sua despesa. Apareçam.

O North Beer fica na avenida Luiz Dumont Villares, 1543, próximo à Estação Parada Inglesa do Metrô.

Em tempo: agradeço a todos os amigos leitores que foram ao North Beer para o nosso encontro de dois anos do Balaio.

Foi uma tarde muito agradável, em que pude rever figuras amadas como a Maria José, viúva do meu grande amigo Gil Passarelli, e sua filha Maria Inês, netos e bisneto, e conhecer outras pessoalmente, entre elas, o Luiz Carlos (o Velho), apenas um ano mais antigo do que eu, e o fantástico motoboy Enrique Andres, outro veterano do blog.

Ao Enio e à Aliz, em especial, meu muito obrigado por terem reunido balaieiros vindos de diversos pontos do país, podem pensar diferente, brigam por seus candidatos, mas têm o mesmo sentimento de fraternidade. No ano que vem, se Deus quiser, tem mais.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.