Leitores discutem futebol e política com fervor religioso

Por tratarem de temas sempre tão polêmicos, costuma-se dizer que futebol, política e religião não se discute. Cada um pode escolher seu time, seu partido e sua crença – e ninguém tem nada a ver com isso.

Na prática, não é bem assim, como pude constatar desde o primeiro dia das discussões entre leitores aqui no Balaio. A guerra político-partidária acaba dominando todos os debates, mesmo se o assunto aqui tratado seja sobre adoção de cachorros vira-latas.

Com a interminável crise do Senado, que a cada dia revela novos desatinos e bandalheiras, e com a iminente instalação da CPI da Petrobras, parece que já estamos em plena campanha eleitoral, faltando ainda 15 meses para o povo brasileiro ir às urnas.

Discute-se política com o fanatismo de torcedor de futebol e com fervor religioso quando o assunto é futebol.

É crescente a intolerância com o pensamento do outro, na mesma proporção em que se perde o humor por qualquer bobagem.

Não há meio termo. Se o tema do blog é político, argumentos contrários são desqualificados, é oito ou oitenta, preto ou branco, tudo ou nada. É assim também nos outros blogs, eu sei, mas como no Balaio são publicadas opiniões de todas as tendências, sem nenhuma censura ideológica, isto fica ainda mais evidente.

Deve ficar em torno de 1% o total de comentários que sou obrigado a excluir por conterem ofensas ou baixarias, tanto faz se o assunto em tela é política, futebol ou religião, até porque discute-se tudo no mesmo tom.

Há um descontentamento generalizado com os políticos de todos os partidos e o comportamento da mídia. Parece que ninguém acredita mais em ninguém e não há esperanças de que este quadro de fim de feira possa um dia melhorar.

Assim fica difícil mudar o disco e buscar outros temas para tornar mais amenos e agradáveis os debates no Balaio. O espírito dos leitores não está para isso. O clima, meus amigos, é de beligerância – fazer o quê?

Até pensei em escrever sobre o tempo e amenidades durante o feriadão chuvoso que passei na praia, com problemas de conexão no computador, mas desisti para não perder meu tempo nem o dos leitores. Por isso, o balanço semanal que faço todos os domingos só está sendo publicado hoje.

Se alguém tiver sugestões para mudarmos a pauta, eu agradeço. Não aguento mais ler todos os dias sobre os mesmos assuntos em todos os lugares, muito menos escrever.

Sem querer dar uma de poliana, pergunto: será que não tem nada de bom, bonito e digificante acontecendo neste momento em algum lugar do nosso imenso país?

Boa semana a todos.

Os assuntos mais comentados

Segue abaixo o levantamento dos assuntos mais comentados na última semana no Balaio, na Folha e na Veja:

Balaio

Lula e a mídia: 544

Muricy e o Palmeiras: 217

Serra e Ciro em SP: 164

Folha

Sarney: 127

Senado: 114

Ferreira Gular: 47

Veja

Senado em crise: 65

Redes sociais on-line: 21

Claudio de Mello Castro: 12


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.