Líderes maias tentam esclarecer “confusão” sobre o fim do Mundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Líderes maias da América Latina foram a Los Angeles, nos Estados Unidos, explicar a “confusão” na próxima mudança de ciclo no calendário pré-colombiano, que levou muito a crerem que a civilização previu o fim do mundo para o final deste ano.

Com intenção de esclarecer as interpretações apocalípticas do calendário pré-colombiano, Manuel Xicum, sacerdote Maia, e outros representantes desta tribo radicados no México, Belize, Guatemala, El Salvador e Honduras se reuniram neste fim de semana na Placita Olvera e no Centro Cultural EEK’Mayab, ambos em Los Angele

Além de esclarecer as dúvidas presentes no calendário maia, Xicum e os outros líderes da etnia zapoteca realizaram um ritual de oração em língua maia para a comunidade imigrante em pleno centro histórico de Los Angeles.

“Essa confusão foi provocada por alguns meios de comunicação e por algumas pessoas que não souberam explicar ao certo sobre o que é realmente a visão de mundo dos maias”, disse Xicum.

“Este ano será marcado por uma mudança de ciclo que foi iniciada há 5.125 anos, o chamado baktunes. Isso não significa que o mundo vai acabar como muitas pessoas estão comentando”, explicou Marte Trejo, historiador e astrônomo mexicano. “Não devemos nos preocupar pensando que haverá uma destruição total do planeta. O que acontecerá é simplesmente uma mudança de ciclo, que terminará em dezembro para começar um novo período ou novo baktun”, afirmou.

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.