Lima Barreto será homenageado na Flip 2017

Carioca sofreu muito com o racismo, que o fez duvidar da ascensão de sua obra. Foto: Divulgação.
Lima Barreto, escritor que será homenageado na próxima edição da Flip, sofreu muito com o racismo, que o fez duvidar da ascensão de sua obra. Foto: Divulgação.

Policarpo Quaresma teve um triste fim, mas o fim do suspense sobre quem será o próximo homenageado da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, é feliz. Foi anunciado nesta sexta (11) que o tributo será a Lima Barreto. O escritor e jornalista carioca faleceu em 1922, deixando uma vasta e rica obra para ser discutida nas mesas de Paraty. Outra novidade é a data. A edição de 2017 acontecerá não no começo de julho, mas no final: entre os dias 26 e 30.

O anúncio foi feito pela página do Facebook da festa, que está sob nova direção. A jornalista Josélia Aguiar foi escolhida, no mês passado, como nova curadora da Flip. Ela não escondeu seu favoritismo por Lima. Em 2014, fez campanha no Twitter para que ele fosse o próximo homenageado. Agora, como curadora, verá seu desejo realizado. 

Josélia é a primeira mulher a assumir a festa nos últimos dez anos. Em outubro, falou com a Brasileiros sobre como espera que seja sua passagem pela Flip e sobre sua preferência por Lima. Para ela, o maior desafio à frente do evento será trazer novidades, tendo em vista a expansão de feiras e festas literárias pelo país. Sobre Lima Barreto, disse que se encantou pela obra do autor quando descobriu que Jorge Amado – de quem escreveu uma biografia que deve sair no primeiro semestre do ano que vem – era apaixonado pelos escritos do carioca.

Além disso, ela frisou o racismo sofrido por ele na época. “Ele achava que o fato de ser negro e pobre impediria que ele acontecesse. Era a imagem da pessoa deslocada na sociedade”, contou. Também apontou seu engajamento com as demandas de alguns movimentos em relação a Flip, como o negro e o feminista. A escolha de Lima Barreto deve ajudar na questão da representatividade negra na festa. 

CONTEÚDO!Brasileiros 

Leia a reportagem com Josélia Aguiar, a nova curadora da Flip


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.