Com o tema “Os Limites da Biografia”, o primeiro encontro do Brasileiros na Livraria Cultura contou com os escritores Lira Neto e Julio Maria.
No papo mediado por Daniel Benevides, editor do caderno Literatura!Brasileiros, os dois escritores falaram sobre as minúcias da profissão e curiosidades.
Mais experiente da mesa, com 5 biografias na conta, Lira relatou seu gosto pela pesquisa e em especial a pesquisa de campo, indo atrás de documentos intocados. Por exemplo, para a última parte do livro sobre Getúlio Vargas, ele contou como descobriu cartas “inéditas” do presidente para a filha remontando capítulos importantes da trama política que marcou a volta de Getúlio “nos braços do povo”. Coisa simples, o material sempre esteve disponível no Cpdoc da Fudação Getúlio Vargas, era só questão de pesquisa, trabalho, curiosidade e interesse.
Até Julio Maria, que estreou no gênero agora com seu trabalho Nada Será Como Antes (Master Books, 424 páginas), aproveitou as dicas de Lira. “O Lira é meu sonho de consumo”, brincou.
Os autores também discutiram métodos na hora de processar o que recolheram. Lira, que conseguiu escapar do trabalho diário na redação de um jornal para se dedicar somente as biografias, tem uma “tática de serial killer”, criando diagramas e banco de dados. Julio, que ainda trabalha no dia a dia da redação, relata um processo mais tortuoso, reescrevendo muito e ainda usando fitas cassete para registrar todas as entrevistas.
Quem perdeu o primeiro Brasileiros na Livraria Cultura do ano ainda terá mais quatro oportunidades. Em breve divulgaremos a próxima edição.
Deixe um comentário