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Eu leio, tu lês, ele às vezes lê. O que se lê? Estas são questões que estão nas redes sociais: Google+, Twitter, Facebook, Instagram etc. Há uma divulgação da importância da leitura, que também se dá por blogs e vlogs de apaixonados pelo livro. Difícil é saber se realmente leram, o que leram ou como enxergaram o texto. Agora surge algo mais concreto, como prova de alguma consistência na web ou, mais especificamente, no YouTube. Refiro-me aos booktubers, expressão da língua inglesa que se disseminou pelo mundo ocidental, especialmente entre a classe média. Seria uma jogada do mundo editorial? Não sabemos, mas um convive com o outro, se dão bem e lucram com isso.

Os booktubers são jovens entre 17 e 30 anos que ensaiam um diário literário nas redes. São resenhas de livros, comentários sobre as obras, sobre o autor, o projeto gráfico etc. Os gêneros preferidos: aventura, suspense, policial, ficção científica, obras que vieram pelo cinema ou vice-versa, clássicos e best-sellers em geral. Algumas editoras americanas e no Brasil vêm aderindo a esse nicho, ainda mais em tempos de crise econômica, em que a faixa juvenil representa um bom investimento. Vale observar as imagens desses jovens nos vídeos. Veem-se novas linguagens e artifícios – a qualidade da câmera, os cenários coloridos, o figurino diferenciado e o lado cômico, repleto de expressões hilárias, que lhes conferem identidade. Seus seguidores, ou assinantes, são muitos, exibem suas leituras e respondem às tags. Os booktubers se espelham por outras mídias das redes sociais, aumentando muito o número de seguidores, o que dá margem ao recebimento de dividendos pelo YouTube, dependendo da sua audiência.

Converso com dois tubers:

Claire Scorzi (youtube.com/user/clairescorzi): “Como bibliotecária, organizo cafés literários no meu trabalho. Os autores e obras são clássicos que li e gostei: literatura policial, literatura fantástica. Só faço vídeos sobre livros e autores que já li e gostei… Não me ligo no mercado editorial; vários dos livros e autores que resenho e elogio estão esgotados ou ‘fora de moda’. Já fiz 472 vídeos.”

Rodrigo Luís: (youtube.com/user/estantecheia/): “A iniciativa aqui no Brasil foi da Tatiana Feltrin do canal Tiny Little Things. Ela fazia vídeos de maquiagem e começou também a falar sobre o que estava lendo a cada semana. Ela as­sistia a vídeos sobre livros de canais estrangeiros e, como não encontrou ninguém no nosso País que também fizesse vídeos literários, decidiu começar a fazê-los. Eu, até agora, já postei 52 vídeos.”

Além dos já citados destacam-se:

Tati Feltrin: youtube.com/user/tatianagfeltrin/

Cabine Literária: youtube.com/user/cabineliteraria

Perdido nos Livros: youtube.com/user/Perdidonoslivros

Pam Gonçalves (Garota It): youtube.com/user/tvgarotait


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