Livro que “psicanaliza” o Brasil está entre os finalistas do Jabuti

Psicanalista e professor livre-docente da USP. Foto: Divulgação
O psicanalista e professor livre-docente da USP Christian Dunker. Foto: Luiza Sigulem

Em 2011, o psicanalista Christian Dunker venceu o prêmio Jabuti com o livro Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (Editora Annablume), na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. Ele tem a possibilidade de repetir o feito com Mal-estar, Sofrimento e Sintoma – uma Psicopatologia do Brasil Entre Muros (Boitempo Editorial), selecionado entre os finalistas deste ano, que marca a 58ª edição do prêmio. Os resultados, com o terceiro, segundo e primeiro lugares em cada categoria, serão anunciados no dia 11 de novembro. A cerimônia de premiação está marcada para o 24 do mesmo mês, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Ambicioso no tamanho e na proposta, o livro de Dunker já se tornou uma referência para quem quer discutir o surgimento de novos sofrimentos psíquicos ou a psicanálise enquanto sintoma social e formadora de nossa identidade. Ou, simplesmente, para se entender mais a fundo o que se passa nas entranhas do País.

Colaborador regular de Brasileiros (acesse a coluna Carteiro do Inconsciente), Dunker é fundador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP (LATESFIP), ao lado de Vladimir Safatle e Nélson da Silva Jr.

Em abril de 2015, publicamos extensa reportagem com o psicanalista. Leia, na íntegra.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.