A biografia “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo” (Companhia das Letras) conquistou o Prêmio Literário Casa de las Américas 2014, na categoria literatura brasileira. O anúncio dos vencedores da 55ª edição do tradicionalíssimo concurso foi feito numa cerimônia em Havana.
No texto que anuncia a honraria para a obra brasileira, os jurados justificam a escolha citando o rigor e consistência da investigação do autor em relação ao protagonista e fala também sobre a importância histórica de Marighella para o Brasil e para a América Latina. Os jurados levaram em consideração também a qualidade com que Mario Magalhães constrói a história, após ter acesso a mais de 50 mil páginas de documentos, a maioria deles secretos, e entrevistar aproximadamente 250 figuras fundamentais na vida de Marighella. A justificativa do júri para a escolha de “Marighella” está no portal da Casa de las Américas (leia aqui).
Nascido da união de um imigrante italiano e de uma negra baiana, filha de escravos do Sudão, o guerrilheiro Carlos Marighella foi monitorado até pela CIA e a KGB, e foi morto em uma emboscada na região central de São Paulo, em 1969, aos 57 anos. Sua trajetória foi reconstituída também no documentário de Isa Grinspum Ferraz, e nessa primorosa biografia agora premiada.
A relação completa de vencedores de 2014 pode ser lida clicando aqui, no despacho da Agência France Press.
Deixe um comentário