ENCONTROS LITERÁRIOS
Dividido em ficção e não ficção, o livro Encontro com 40 Grandes Autores, é a estreia do jornalista australiano Ben Naparstek como escritor. Desde 2001, ele entrevistou, para diversos veículos, mais de uma centena de autores. O livro reúne excertos de entrevistas com uma galeria de nomes, como Carlos Fuentes, Paul Auster, Umberto Eco, Peter Handke, entre outros. Prato cheio para os amantes da boa literatura.
Encontros com 40 Grandes Autores, Ben Naparstek, Editora Leya, 252 páginas
POR DENTRO DO PCC
Em maio de 2006, São Paulo descobriu o poder de ação do PCC. Nas frequentes visitas ao presídio em que o marido foi encarcerado (inocentado 5 anos depois), a antropóloga e cientista política Karina Biondi conheceu de perto a organização. A proximidade motivou Biondi a escrever o ensaio Junto e Misturado – Uma Etnografia do PCC. No livro, a autora esmiuça o funcionamento, a hierarquia e os princípios políticos da organização.
Junto e Misturado – uma etnografia do PCC, Karina Biondi, Editora Terceiro Nome, 245 páginas
DILEMAS DO MACHO MODERNO
Xico Sá, o cearense mais pernambucano de São Paulo, foi o repórter que revelou ao país o “Homem-Gabiru” e deu conta do paradeiro de PC Farias, em 1993. Cronista de mão cheia e teórico das relações modernas entre homens e mulheres, Xico acaba de lançar a coletânea Chabadabadá – Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha. O divertido título é suficiente para dar pistas de que o encontraremos em grande forma.
Chabadabadá – Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha, Xico Sá, Editora Record, 184 páginas
GRANDE LITERATURA
Nascida em Porto Alegre, em 1973, Veronica Stigger, vive em São Paulo, desde 2001. Despontou no mercado literário, em 2004, com O Trágico e Outras Comédias (7 Letras). Gran Cabaré Demenzial a levou para a Cosac Naify, e Stigger tornou-se uma das grandes apostas da nova geração de ficcionistas. Editada em formato “nanico”, e incitando experimentos na linguagem, a coletânea de contos Os Anões, consolida seu primoroso texto.
Os Anões, Veronica Stigger, Cosac Naify, 60 páginas
Deixe um comentário