SEGREDOS DO BRUXO
Falecido no final de janeiro, Ivan Teixeira empreendeu importante trajetória acadêmica como intelectual e professor da USP. Autor de Apresentação de Machado de Assis, ele voltou a investigar a produção do Bruxo do Cosme Velho em O Altar e o Trono (2010). No ensaio, ele esmiúça a obra-prima O Alienista e investiga a influência das relações do autor com o clero, a imprensa e o Segundo Império, para a concepção da novela.
O Altar & o Trono – Dinâmica do Poder em O Alienista, Ivan Teixeira, Ateliê Editorial, 432 páginas
ECOS INTERIORES
Visto que Umberto Eco tem hoje 81 anos, o título dessa obra, na qual o italiano divaga sobre o ofício de escrever ficção é, digamos, curioso. Mas Eco justificou a brincadeira, afirmando que deu início à obra romanesca em 1980 (com o estrondoso sucesso O Nome da Rosa) e nada mais justo que considerá-lo um jovem romancista. E é esse bom humor que dá a tônica do livro em que um dos intelectuais mais influentes de nossos tempos revela sua “intimidade” autoral.
Confissões de um Jovem Romancista, Umberto Eco, Cosac Naify, 192 páginas
PROVOCAÇÕES UBALDIANAS
Originalmente lançada em 1974 – ano que marcou o início de gestão do general Ernesto Geisel –, a coletânea de contos Vencecavalo e o Outro Povo voltou às livrarias por iniciativa da Alfaguara, que já relançou 17 títulos de João Ubaldo Ribeiro. Como toda a obra de Ubaldo nos anos 1970, os cinco contos unem humor sarcástico e provocativo e afronta o regime de exceção com suas parábolas carregadas de situações absurdas e forte temática social.
Vencecavalo e Outro Povo, João Ubaldo Ribeiro, Alfaguara, 160 páginas
Deixe um comentário